Cautela ou Correr Risco: quando cada postura vale a pena na hora de investir?

Como saber se é preciso ter cautela ou correr risco na hora de investir? Algumas dicas, podem te ajudar a decidir o momento certo para cada postura.

Cautela-ou-Correr-Risco-qual-a-hora-de-investir.

Correr risco faz parte da vida do investidor, mesmo daqueles que não têm um perfil arrojado. Isso porque, o mercado financeiro conta com muitas particularidades, sem conhecê-las e sem entender profundamente como funciona, o investidor pode perder muito dinheiro. 

É preciso saber o momento de ter cautela ou de correr risco, mas como o investidor pode fazer essa avaliação? Neste artigo, você vai conferir 4 dicas que vão te ajudar a saber o momento de ter cautela ou de correr risco. Confira!

Descubra quando ter cautela e quando correr risco no mercado financeiro

Conheça os tipos de investimento disponíveis no mercado

O primeiro passo é saber onde você vai aplicar o seu dinheiro. Pesquise e se informe sobre os tipos de investimento, os riscos e as oportunidades que oferece.

O investimento na bolsa de valores exige, ainda, que o investidor acompanhe o mercado e suas oscilações. Isso vai ajudá-lo a entender o momento certo para ser cauteloso ou para correr risco.

Busque a diversificação de investimentos

A concentração de recursos em uma única aplicação pode causar prejuízos ao investidor. O ideal para não correr risco é ter uma carteira diversificada, com investimentos em diferentes fontes. 

Muitas pessoas deixam todo dinheiro em uma única aplicação como cautela, pois, acreditam que essa estratégia não oferece riscos.

Alguns produtos financeiros, como a poupança e o Tesouro Direto, são mais seguros, mas não proporcionam o retorno que outras aplicações oferecem. Por isso, é importante colocar na balança.

Assuma pequenos riscos

Quem quer ter mais lucro, do que alguns investimentos oferecem, precisa assumir riscos. Inicialmente, você pode correr pouco risco, colocando uma parcela pequena de seus investimentos nesses produtos.

Com o tempo, conforme for ganhando confiança e ampliando seu conhecimento sobre o mercado de investimentos, arrisque mais.

Acompanhe a opinião dos especialistas

Para quem não entende sobre o mercado de investimentos, mas quer investir com cautela, a melhor alternativa é acompanhar a opinião dos especialistas.

Busque os principais nomes do mercado no assunto e veja o que eles estão falando sobre as oscilações da bolsa, as ações que estão apresentando melhores resultados e as previsões. Tente ouvir a opinião de pessoas que divergem e não siga apenas um especialista. 

Quanto mais opiniões acompanhar, menores serão os riscos que você vai correr. Além disso, seja crítico e siga a sua própria opinião. Não é porque um especialista indicou um tipo de investimento que você deve seguir. Faça o que estiver seguro para fazer e no momento que achar certo.

Além disso, acompanhe sempre as atualizações aqui no blog da Remessa Online. Toda semana apresentamos notícias atualizadas sobre o mercado e trazemos análises dos nossos especialistas.