Como receber dinheiro no exterior de uma conta do Brasil?

por Andrea Cortes
3 minutos de leitura
Dinheiro no exterior

Quem mora fora do Brasil ou, por algum motivo, está fora do país, pode em algum momento precisar receber dinheiro no exterior, seja para custear um curso, receber investimentos ou pagar outras despesas simples do dia a dia. A boa notícia é que com o avanço da tecnologia, esse pode ser um processo simples, prático e, o melhor, econômico!

Brasileiros no exterior

Os brasileiros podem estar no exterior por vários motivos, seja por morar em outro país ou mesmo para uma viagem de férias ou negócios. E o número de brasileiros que vivem fora do país está crescendo todos os anos.

Apesar de não existirem estatísticas que apontem o número exato, há um número cada vez maior de pessoas que entregam a declaração de saída definitiva do país para a Receita Federal. O número vem crescendo desde 2014, quando 12,2 mil declarações foram entregues. Em 2018 já eram 22,4 mil pessoas deixando o Brasil. 

Somados a esses, estão os brasileiros que viajam todos os anos para o exterior para viagens de turismo, negócios, estudos ou intercâmbios. Esses números também são incertos, mas estima-se que apenas entre janeiro e agosto de 2019 foram quase 9 milhões de brasileiros que viajaram para fora.

Por que brasileiros precisam de dinheiro no exterior? 

Com tantos brasileiros em outros países, é muito possível que eles precisem, em algum momento, que alguém no Brasil envie dinheiro para o país em que os beneficiários estão localizados. Entre os principais motivos para receber dinheiro do exterior, podemos destacar:

  • Pagar por despesas do cotidiano como alimentação, moradia, entre outros;
  • Pagamento de intercâmbio;
  • Pagamentos de aluguel de imóveis no Brasil;
  • Pagamentos de serviços freelancers prestados para empresas brasileiras;
  • Receber salário quando trabalhar para empresas no Brasil.
receber dinheiro no exterior no brasil - Como receber dinheiro no exterior de uma conta do Brasil?
Usar plataformas online é uma alternativa para receber dinheiro do exterior no Brasil.

Como receber dinheiro no exterior

Existem muitas possibilidades para você receber dinheiro no exterior. Uma das melhores opções é com a Remessa Online. Através da plataforma brasileira, você pode receber transferências internacionais em mais de 100 países e em nove moedas. Por exemplo, se você estiver em Portugal, já irá receber o montante convertido em Euros. 

Além disso, na Remessa Online todos os processos são muito transparentes. Você pode acompanhar em tempo real os valores das tarifas e o quanto irá receber. E você não precisa se preocupar porque o processo é muito seguro. Todas as transações são criptografadas, garantindo a segurança do remetente e do beneficiário da transferência internacional.

Passo a passo para receber dinheiro no exterior

Receber dinheiro no exterior com a Remessa Online é um processo prático e bastante simples. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo: 

  1. Faça o seu cadastro gratuito na plataforma. Para isso, informe seus dados pessoais (CPF, RG e endereço);
  2. Selecione a opção “Receber Dinheiro;
  3. Informe a moeda em que você irá receber os valores;
  4. Compartilhe seus dados com o remetente no Brasil;
  5. Aguarde a transferência de valores que pode levar até dois dias;
  6. Fique de olho no seu e-mail para saber quando os valores foram recebidos;
  7. Informe o propósito da transferência na própria plataforma. Além disso, dê um nome para a operação e coloque que ela foi enviada do Brasil;
  8. Se a transação for a partir de USD 20 mil, precisa estar acompanhada de algum documento que comprove a origem dos recursos como uma Declaração de Imposto de Renda;
  9. Resgate o dinheiro no país que você estiver, diretamente em sua conta bancária. É nesse momento que o câmbio da transferência é fechado, de acordo com a cotação da moeda em tempo real.

Além disso, se você estiver recebendo pelo pagamento de um serviço prestado para brasileiros, mas como pessoa física, e o valor for acima de USD 3 mil, a transação deve ser acompanhada de um contrato de prestação de serviço e de uma invoice contendo uma descrição dos serviços prestados.

Da mesma forma, você pode morar no exterior mas receber seu salário de uma empresa no Brasil. Nesse caso, os valores devem ser acompanhados de contratos de trabalho que comprovem um vínculo empregatício entre o remetente e o beneficiário da remessa.

Conclusão

Estar no exterior e precisar receber dinheiro do Brasil pode ser uma situação preocupante. No entanto, com a Remessa Online o processo é prático, barato e o melhor, você recebe o valor em no máximo dois dias.

Portanto, você não precisa mais se preocupar. E antes de realizar as suas transferências internacionais, confira as taxas pagas para receber dinheiro do exterior.

Assuntos relacionados