Consultoria Tributária e Societária: quais as melhores dicas?

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Executivo de Consultoria Tributária e Societária usando a calculadora

A legislação brasileira traz diversas regras que precisam ser observadas pelas empresas. Isso envolve a tomada de diversas decisões referentes ao negócio, como modelo societário, regime tributário e outras questões que influenciam os custos do negócio.

No entanto, a falta de conhecimento técnico pode fazer com que o empreendedor não saiba como fazer as melhores escolhas. Nesse caso, a solução é ter uma consultoria tributária e societária. Você já conhece esse serviço?

Com foco em auxiliar a empresa a manter a regularidade, buscando as alternativas mais adequadas para a redução de custos e facilidade na gestão, o serviço exerce um papel importante. Neste post, explicaremos as principais questões sobre o tema. Confira!

O que é consultoria tributária?

A consultoria tributária trabalha com foco nos tributos e na legislação específica, que trata dos diversos impostos e taxas. Tudo isso, sempre considerando o modelo empresarial, tipo de transações realizadas e outras características da empresa. Por isso, ela consegue realizar tarefas variadas, por exemplo:

Basicamente, o foco é garantir que a empresa cumprirá toda as obrigações tributárias e fiscais, enquanto também busca maneiras de economizar de maneira legal. Assim, a consultoria pode indicar caminhos até então não conhecidos pelos gestores para conseguir reduzir os custos. 

O que é consultoria societária?

A consultoria societária trata das questões técnicas referentes à formação da sociedade e negociações que influenciam essa estrutura. Dessa maneira, ela pode ajudar em diversas tarefas, como:

  • Abertura e encerramento de empresa;
  • Escolha do tipo societário — Sociedade Limitada, Eireli, Sociedade Anônima, Sociedade Simples, entre outras;
  • Reestruturação societária e questões que afetam o capital social;
  • Planejamento sucessório, para tratar da perpetuação do negócio em uma família ou grupo de pessoas;
  • Processo de incorporação, fusão ou cisão;
  • Auxílio em conflitos de interesses entre sócios;
  • Saída ou exclusão de sócios;
  • Proteção do patrimônio societário.

Quais são os benefícios de uma consultoria tributária e societária?

Depois de conhecer os serviços ofertados pela consultoria tributária e societária, é importante entender quais são os benefícios que elas proporcionam. Muitas vezes, as empresas deixam de contar com esse suporte devido aos custos, acreditando que essa é uma oportunidade de economizar.

Entretanto, as vantagens compensam os valores investidos e, em vários casos, conseguem trazer grandes retornos por meio da melhoria de estratégias de negócio. Veja, a seguir, quais são os principais benefícios.

Regularidade da empresa

O primeiro benefício é a garantia de regularidade da empresa. Primeiramente, ao abordar as questões de formação societária e cumprimento de todos os requisitos legais para o funcionamento, já que a consultoria atua de maneira ampla para resolver todos os trâmites necessários.

Além disso, a atuação no suporte das questões fiscais e tributárias, com recolhimento de impostos, envio de declarações e outras obrigações empresariais também evita irregularidades. Isso garante que tudo esteja em dia diante de fiscalizações.

Outro benefício da regularidade é a facilidade para aproveitar oportunidades. Por exemplo, investidores avaliam toda a documentação fiscal e contábil antes de fazer aportes, e com a consultoria a empresa garante que tudo estará em ordem para apresentar os dados aos interessados.

Apoio na tomada de decisão

A gestão do negócio exige constantes tomadas de decisão, mas os erros nas escolhas podem causar prejuízos e, até mesmo, comprometer a continuidade da empresa. Por isso, elas devem ser baseadas em dados e projeções, considerando riscos, custos e potencial de ganho. 

Uma consultoria tributária e societária consegue oferecer informações e relatórios para auxiliar nas decisões. Além disso, considerando que muitas ações exigem a observância da legislação, os profissionais também conseguem ofertar o suporte legal, esclarecendo os pontos de atenção na lei e as medidas que devem ser adotadas para atender todas as exigências. 

Redução de riscos do negócio

Todos os negócios envolvem riscos, então o foco dos gestores é conseguir reduzi-los ou compensá-los. Nesse cenário, a consultoria consegue auxiliar nessa tarefa. Primeiramente, ao fornecer os dados que ajudam na tomada de decisão.

Depois, por conseguir garantir a regularidade da empresa, evitando práticas que podem gerar penalidades. As irregularidades podem resultar em multas com valores bem elevados, impedimentos de negociar com o governo e outras restrições que afetam os resultados da empresa.

Aqui, inclusive, vale considerar ampliar os serviços de consultoria, incluindo áreas como a trabalhista, contratual e consumeirista. Dessa forma, é possível adotar medidas preventivas nos diversos setores da empresa ou, ao menos, desenvolver as melhores ações para reduzir os impactos do problema.

Economia mensal

A prática também proporciona mais economia para a empresa. Isso acontece, principalmente, por meio da prevenção de sanções diante de irregularidades, que trazem custos com multas ou processos de regularização.

Contudo, a economia também acontece de outras maneiras. A busca pelo menor enquadramento tributário e a adesão às leis de incentivo fiscal, por exemplo, podem reduzir o total de tributos recolhidos pela empresa. Já o apoio para lidar com conflitos pode identificar alternativas com menores impactos. 

Ademais, com tudo regularizado, é possível garantir o livre fluxo de capitais para a startup, facilitando o crescimento do negócio e, até mesmo, a internacionalização da empresa.

Como contratar o melhor serviço para a startup?

Os serviços de consultoria tributária e societária são ofertados por escritório de advocacia. Portanto, existem algumas dicas que podem ajudar na contratação, confira:

  • Verifique a inscrição dos profissionais na OAB;
  • Avalie a área de especialidade no Direito;
  • Observe o tempo de experiência no mercado;
  • Dê preferência para aqueles especializados no seu tipo de negócio;
  • Pesquise a reputação do escritório;
  • Marque uma reunião para alinhar todas as questões sobre a consultoria. 

Fazendo isso, é possível avaliar as alternativas para encontrar o serviço ideal para auxiliar o seu negócio. Além de contar com a consultoria, a startup pode procurar outras maneiras de ter suporte para a empresa.

Caso realize transações internacionais ou tenha o objetivo de expandir para o exterior, por exemplo, você pode contar com o serviço da Remessa Online.

A nossa plataforma conta com um segmento específico para as startups, com um time dedicado para auxiliar na estruturação da operação internacional, além de trabalhar com as transações internacionais.

Que tal aproveitar as melhores oportunidades para o seu negócio? Acesse o site da Remessa Online e faça o seu cadastro!

Resumindo

O que é consultoria tributária?

Ela é focada nos assuntos tributários, lidando com impostos, regimes fiscais e outras obrigações da empresa. 

O que é consultoria societária?

É uma consultoria voltada aos assuntos relacionados à formação societária, quadro de sócios e outros assuntos relacionados.

Quais são os benefícios?

A consultoria tributária e societária consegue ofertar diversos benefícios. Veja só:
Redução de riscos do negócio
Economia mensal
Apoio na tomada de decisão
Regularidade da empresa

Como contratar o melhor serviço?

É importante avaliar questões como especialidade, experiência e foco no tipo de empresa. Por exemplo, existem serviços desenvolvidos especialmente para startups, focado nas particularidades desse modelo de negócio.

Assuntos relacionados