Como ganhar dinheiro pelo Youtube

por John
3 minutos de leitura
Ganhar dinheiro pelo YouTube é uma realidade para muitas pessoas que souberam explorar sua criatividade e poder de influência. Quer saber como é na prática?

Existem diversas formas de monetização na plataforma de compartilhamento de vídeo mais popular do mundo. Como ganhar dinheiro pelo YouTube? É o que vamos descobrir juntos neste post!

Você já percebeu como cresceu o volume de usuários que buscam vídeos no YouTube? Em 2005 nascia a plataforma de compartilhamento de vídeos que se tornaria mais tarde, um fenômeno de visibilidade mundial e ganhos em dinheiro.

Em 2006 a plataforma foi comprada pelo Google, o que expandiu ainda mais o YouTube com uma publicidade intensa realizada pelo serviço AdSense. Mas, como ganhar dinheiro pelo YouTube? Monetização por volume de cliques e visualizações.

Por que as pessoas gostam tanto de vídeos e recorrem ao YouTube? Neste post vamos saber tudo sobre os ganhos de dinheiro no YouTube, as formas de monetização e de pagamento da plataforma!

Por que os usuários buscam tantos vídeos no YouTube?

O Youtube tem mais de dois bilhões de usuários em todo o mundo e cerca de mais um bilhão de horas audiência diária. Os vídeos trazem assuntos variados e talvez por isso atrai tantos expectadores, além de empresas interessadas em usar a popularidade do canal para divulgar produtos.

Muitos youtubers, como são chamadas as pessoas que produzem e divulgam seus vídeos, têm uma legião de fãs e seguidores, sendo inclusive alvo das marcas que desejam vincular seus nomes a elas para aumentar as chances de vendas.

São os usuários e a quantidade de visualizações diárias que dão ibope, tornando os donos dos canais, em verdadeiras celebridades. Todos os envolvidos naquele canal, lucram de alguma forma, com o YouTube.

Aliás, os valores da plataforma é que estimulam muitas pessoas a acreditarem que é um veículo interessante de comunicação e alcance em massa. Quem deseja ganhar dinheiro pelo YouTube, precisa, inclusive, conhecer esses valores.

Liberdade de expressão

Acreditamos que as pessoas devam ser capazes de se expressar livremente, compartilhar opiniões, promover o diálogo aberto, e que a liberdade criativa propicia o surgimento de novas vozes, formatos e possibilidades.

Direito à informação

Acreditamos que todos devam ter acesso fácil às informações e que o vídeo tem grande influência na educação, na construção do entendimento e na transmissão de informações sobre acontecimentos no mundo, sejam eles grandes ou pequenos.

Direito à oportunidade

Acreditamos que todos devam ter a oportunidade de ser descobertos, montar um negócio e alcançar o sucesso de acordo com o próprio ponto de vista, e que as pessoas comuns decidem o que está em alta.

Liberdade para pertencer

Todos devam ser capazes de encontrar comunidades de suporte, eliminar obstáculos, ultrapassar as fronteiras e reunir-se em torno de interesses e paixões compartilhadas.

O que é o Programa de Parcerias?

Os donos dos canais no YouTube têm acesso ao YPP ou Programa de Parcerias que permite a monetização pela plataforma, com os conteúdos que são publicados.

No programa é possível ganhar dinheiro com veiculação de anúncios nos vídeos, visualizações dos assinantes no YouTube Premium, compras de Super Chats, produtos oficiais e assinaturas em Clubes dos próprios canais.

O acesso a recursos e funcionalidades da plataforma é diferenciado para quem participa do Programa de Parcerias, que permite algumas vantagens, como:

  • acesso às equipes de suporte ao criador de conteúdo;
  • acesso à Copyright Match Tool;
  • acesso aos nossos recursos de monetização.

Como fazer parte do Programa?

Existem alguns requisitos de qualificação para participar e devem ser seguidas à risca por quem deseja entrar para o Programa. Conheça!

  • morar em um país ou região onde o Programa de Parcerias do YouTube está disponível;
  • ter uma conta do Google AdSense vinculada;
  • ter mais de 4 mil horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses;
  • ser detentor dos direitos sobre o conteúdo;
  • ter mais de mil inscritos.

Depois que for verificada a elegibilidade para o Programa de Parcerias, o dono do canal deve aceitar os termos, criar uma nova conta no Google AdSense ou se já houver uma, vincular ao canal.

Logo em seguida, deverão ser definidos os tipos de anúncios que serão incluídos nas publicações. Quando o processo estiver concluído, basta ativar a geração da receita de forma automática para os vídeos que já estão no ar e os que serão publicados.

Os conteúdos devem se enquadrar às Políticas do programa de Parceria, não violando as diretrizes da comunidade da plataforma. Para que os vídeos, links externos, miniaturas e títulos, tags e qualquer conteúdo não apresentem conduta inadequada, por exemplo:

  • nudez ou sexo;
  • conteúdo perigoso ou que seja prejudicial;
  • incitação ao ódio;
  • conteúdo explícito ou violento;
  • assédio e bullying virtual;
  • spam;
  • metadados enganosos e golpes;
  • ameaças;
  • direitos autorais;
  • privacidade;
  • falsificação de identidade;
  • segurança infantil.

Quais são as formas de ganhar dinheiro pelo YouTube?

Já dissemos que o YouTube é monetizado e que isso significa renda para quem tem um canal ativo e bem visualizado. O pagamento é feito em dólar, sabia? A cada mil visualizações, o dono do canal receber um valor correspondente em moeda americana.

Para todo conteúdo gerado dentro do canal, o produtor pode ganhar algum dinheiro. Conheças as principais formas de ganhos!

Receita de publicidade

As propagandas que antecedem ou veiculam durante a execução de um vídeo no YouTube dividem opiniões. Enquanto muitos odeiam, outros adoram, mas o fato é o produtor receberá um percentual pelos anúncios gráficos exibidos na página do canal.

A monetização acontece por cliques ou visualizações e são computadas no Ads. Os valores pagos variam de acordo com os cliques e o tempo de visualização da publicidade.

O YouTube intermedia a negociação entre o dono do canal e as empresas interessadas em vincular um anúncio do negócio à imagem da pessoa. Cabe ao produtor aceitar ou não ceder espaço em seu canal para as propagandas.

A empresa que pretende fazer o anúncio é a responsável pela criação, produção e gerenciamento das publicidades. Ao dono do canal se atribui a missão de se manter no ar para impulsionar os que acreditam em seu potencial.

Vale ressaltar que o YouTube somente monetiza caso os anúncios clicados ou que tenham sido visualizados por no mínimo 30 segundos. Antes disso, não se considera que o visitante tenha de fato assistido.

Tipos de anúncio

  • anúncio gráfico: aparece ao lado do vídeo – disponível apenas para PC;
  • anúncio de sobreposição: banner semi transparente sobre o vídeo – disponível para PC;
  • anúncio de vídeo Ignorável: aparece antes, durante ou no fim do vídeo e o usuário pode “pular” – disponível para PC, celular, smart TV e videogame;
  • anúncio de vídeo não Ignorável: dura até 30 segundos e não pode ser pulado – disponível para PC e celular.

Contribuições

Nesse tipo de monetização, as pessoas que assistem ao canal contribuem com pequenas quantias. A ideia é colaborar para manter o trabalho do produtor no ar, e também “patrocinar” a produção de novos vídeos.

Para atrair a atenção dos seguidores e estimular a contribuição, o dono do canal deve oferecer conteúdos relevantes, que sejam exclusivos e que tenham algum tipo de valor diferenciado para quem assiste.

Percentual sobre vendas

Ser um Youtuber de sucesso e vincular algumas marcas ao nome pode ser uma estratégia bem interessante, sobretudo, quando se percebe o poder de influência sobre o público. Ao direcionar um usuário para a compra, automaticamente, como dono do canal, o Youtuber receberá um comissionamento sobre as vendas.

A jornada para essa monetização é árdua, pois, além da competitividade ser grande, alcançar o patamar de influenciador e convencer alguém a comprar é um grande desafio.

Clube dos canais

Existe o clube de canais, que é quando os usuários se inscrevem em um determinado canal e paga um valor considerado como mensalidade. O usuário terá acesso aos benefícios da empresa e o dono do canal será remunerado por isso.

Estante de produtos do canal

Ao fazer links patrocinados, os usuários podem clicar e ir direto para o ambiente de compras de uma empresa. É nessa hora que a parceria rende lucros.  No canal a empresa poderá exibir até 12 produtos em uma ordem que considera a data de lançamento, o desempenho de vendas e as disponibilidade do produto.

Super chat e super stickers

O YouTube permite fazer transmissões ao vivo, com bate-papos interativos. Muitos usuários e seguidores pagam para que suas mensagens sejam divulgadas em destaque. Quanto mais se investe, maior o tempo de exposição da mensagem.

O dono do canal recebe parte do valor pago pelo usuário destacado, mas para a conclusão desse processo, alguns procedimentos e normas devem ser seguidos. As mensagens também são moderadas antes da veiculação.

Receita do Youtube Premium

O YouTube Premium é uma versão por assinatura que permite acesso a conteúdo exclusivo aos usuários, sendo a transmissão livre de publicidade e propagandas. Além disso a reprodução em segundo plano e a possibilidade de assistir a vídeos offline em dispositivos móveis, complementam os benefícios.

A cada assinante do YouTube Premium que assistir ao conteúdo de um Youtuber, a ele será destinado parte da assinatura. No caso das assinaturas, quanto mais relevantes, maior o interesse do público, elevando a audiência e a conta bancário do produtor de conteúdo.

Dicas para produzir bons conteúdos e ter uma boa monetização

Você percebeu que não é tão fácil cumprir todas as exigências da plataforma e começar a ganhar dinheiro pelo Youtube, certo? Mas podemos dizer que não é impossível para quem tem criatividade, disposição e uma produção atrativa para criar conteúdos relevantes.

Deixamos algumas dicas de como se sobressair entre milhares de canais e começar a monetizar com o canal no YouTube!

Produza um conteúdo original

A originalidade faz toda a diferença para quem deseja ganhar dinheiro pelo YouTube. Embora a plataforma esteja repleta de canais e vídeos, existe muito do chamado “mais do mesmo”.

Quem deseja se destacar deve pensar em algo que ainda não foi explorado, ou se foi, não da maneira correta. O YouTube Analytics pode ajudar você a entender a relevância do próprio conteúdo.

É possível saber quais são os vídeos de maior audiência e também se os seguidores e usuários chegam ao final da exibição ou quanto tempo eles assistem. É uma forma de você compreender onde está acertando e errando ao mesmo tempo.

Tenha um perfil influenciador

O tom didático do seu canal pode ajudar a conquistar mais pessoas interessadas em aprender algo ou compartilhar com amigos.

A credibilidade do seu canal começará com a propriedade sobre o que você estiver dizendo ou exibindo. Pode ser uma piada, um anúncio ou indicação de uma viagem. Quando os seguidores se identificam e se sentem acolhidos pelo canal, não só se fidelizam, como indicam para outras pessoas.

Como funciona o pagamento do YouTube?

O pagamento é realizado mensalmente respeitando o valor mínimo – CPM (custo por mil – determinado na plataforma. Caso não seja possível,  o montante é acumulado pelos meses subsequentes até que a soma alcance o estabelecido.

As formas de pagamento estão disponibilizadas por transferência eletrônica de fundos (EFT, na sigla em inglês), EFT por meio da Área Única de Pagamentos em Euros (SEPA, na sigla em inglês), transferências eletrônicas, cheques e Quick Cash do Western Union.

Como o pagamento é em dólar, estando no Brasil, você precisará de uma transação internacional de recebimento. Como as tarifas bancárias são muito elevadas, o ideal é contar com uma alternativa mais econômica.

Remessa Online: uma alternativa que cabe no seu bolso

A Remessa Online é uma plataforma de transferências internacionais com os custos mais viáveis do mercado. São apenas 1,3% de custo de serviço. A Remessa Online é credenciada pelo Banco Central e o dinheiro é creditado na conta em até 2 dias úteis após chegar ao Brasil.

O recebimento de remessas internacionais é simples. Basta realizar o cadastro no site da Remessa Online, selecionar a “Receber dinheiro” e em seguida a moeda, no caso dólar, em que você pretende receber o pagamento.

Na etapa seguinte, você deve inserir os dados bancários no Google AdSense para finalizar o cadastro de recebimento. Quando a operação for concluída, você receberá uma notificação por e-mail e pelo dashboard da plataforma sobre a disponibilidade do dinheiro.

Da plataforma para a sua conta bancária, você realizará uma TED com prazo de um dia útil para ter acesso ao dinheiro. Os recebimentos de pagamentos recebidos do exterior estão sujeitos à tributação, por isso será cobrada a taxa de 0,38% referente ao IOF – Imposto sobre operações financeiras.

O recebimento de ganhos do Google AdSense tem um limite de 10 mil dólares por dia, o que equivale ao limite diário de R$32.500,00 da Remessa Online.

Para ganhos acima de 20 mil dólares, o Banco Central do Brasil exige que seja emitido pelo Google, um comprovante de pagamento que pode ser solicitado pela internet. Esse é o documento necessário para regularização da sua situação em relação ao montante.

Agora você já sabe como ganhar dinheiro pelo YouTube e também qual é o jeito mais econômico de receber seus pagamentos realizados em dólar. Acesse agora mesmo o site da Remessa Online, confira nossos serviços e já deixe planejado por onde receberá seu dinheiro!

Resumindo

Como fazer parte do Programa de Parcerias?

  • seguir todas as políticas de monetização do YouTube;
  • morar em um país ou região onde o Programa de Parcerias do YouTube está disponível;
  • ter uma conta do Google AdSense vinculada;
  • ter mais de 4 mil horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses;
  • ser detentor dos direitos sobre o conteúdo;
  • ter mais de mil inscritos.

Quais são as formas de ganhar dinheiro pelo YouTube?

  • receita de publicidade;
  • contribuições;
  • percentual sobre vendas;
  • clube dos canais;
  • estante de produtos do canal;
  • super chat e super stickers;
  • receita do Youtube Premium.

Assuntos relacionados