Tudo que você precisa saber para ir morar em Portugal

Tudo o que precisa saber para morar em portugal

Destino favorito de muitos brasileiros que desejam sair do país, existe uma crescente demanda de pessoas indo morar em Portugal Por isso, decidimos criar este conteúdo que explicará a você o passo a passo necessário para essa mudança.

Muitos brasileiros sonham em morar no exterior e um dos destinos preferidos desses imigrantes é Portugal. Mas será que vale a pena viver em terras portuguesas? Quais são os benefícios de morar em Portugal? Como funciona a burocracia envolvendo o recebimento de salário e aposentadoria? Qual é o custo de vida?

Neste post, você terá acesso a um panorama completo com as principais informações a respeito do assunto, conhecendo as vantagens e desvantagens de viver em Portugal e entendendo quais são os cuidados que devem ser tomados antes de se tornar um imigrante. Acompanhe e entenda!

Por que muitos brasileiros estão decidindo morar em Portugal?

Portugal é considerado o terceiro país mais seguro do mundo, isso significa que as pessoas podem andar sem medo pelas ruas a qualquer hora do dia, sem o risco de sofrer assaltos.

Além disso, o transporte público é muito eficiente e os ônibus, metrô, trens e aviões são interligados. Com isso, é possível cruzar o país em poucas horas sem se preocupar com o trânsito. Vale lembrar que você não precisa ter carro próprio, já que o transporte público funciona satisfatoriamente e atende perfeitamente às necessidades de quem não quer adquirir um carro próprio.

Outro fator que merece destaque é a saúde pública. Ela funciona muito bem, entretanto, diferente do Brasil, ela só é gratuita até os 18 anos, após, são cobrados pequenos valores dos cidadãos. A cultura de saúde dos portugueses é muito interessante, já que geralmente as famílias têm um médico que cuida de todos.

 Não poderíamos deixar de falar da cultura local. Sem dúvida, o povo e a sua culinária são pontos altos do país. Os portugueses são muito receptivos e adoram os brasileiros que vão morar em Portugal, além de preparem cardápios únicos, inesquecíveis e muito saudáveis.

Os portugueses são muito receptivos e adoram os brasileiros que vão morar em Portugal
Os portugueses são muito receptivos e adoram os brasileiros que vão morar em Portugal

Qual é o custo de vida para morar no país?

O custo de vida vai depender muito do estilo e das necessidades de cada um. De forma geral, pode-se afirmar que viver em Portugal é mais barato do que viver no Brasil, principalmente no que diz respeito aos custos com alimentação e vestuário.

Assim, é possível viver com um salário-mínimo por pessoa, que em Portugal é de 600€. Tudo depende de quanto você pagará de aluguel, o maior gasto para quem se muda para o país.

Quais são as exigências burocráticas para se morar em Portugal?

Se você deseja morar em Portugal, seja para estudar ou trabalhar, precisa dar entrada em um pedido de visto para Portugal junto à embaixada e consultado de Portugal no Brasil.

Existem também vistos específicos para aposentados, por isso você deverá solicitar o documento de acordo com o seu perfil.

Independentemente do visto desejado, é importante ressaltar que as autoridades portuguesas não indicam e nem garantem a legalização de nenhum imigrante que vá para Portugal como turista e tente solicitar o visto por lá.

Além disso, a autorização para morar só é aprovada se houver uma justificativa plausível para viver no país, como uma matrícula em um curso do Ensino Superior ou ainda um documento que comprove a existência de uma proposta de emprego no país.

Quem tem cidadania portuguesa ou europeia não precisa se preocupar, já que nestes casos é possível morar em qualquer país da Europa.

Além disso, se você estiver pensando em ir para Portugal apenas para curtir a sua aposentadoria, saiba que é possível receber pagamentos internacionais no país, além de ter acesso a visto específico. Para tal, basta atender os requisitos exigidos pela embaixada no momento da solicitação. 

Se você está pensando em ir morar em Portugal, é importante começar sua mudança com um bom planejamento financeiro e pessoal. Além de conhecer bem o país de destino, você deve avaliar a documentação necessária e todos os processos burocráticos envolvendo envio de dinheiro e recebimento de salário no país.

Também é interessante  fazer uma boa pesquisa imobiliária, isso vai ajudar na escolha de um imóvel com uma boa localização e que esteja alinhado com as suas perspectivas e planos pessoais.

Você quer ir morar em Portugal? Então aproveite para conferir este artigo e descubra quais são as melhores universidades para fazer o mestrado em Portugal.

Resumindo

Quais são as vantagens de morar em Portugal?

Segurança, saúde pública de qualidade, transporte público, custo de vida e cultura.

O que eu preciso para ir morar em Portugal?

Obter o visto específico de acordo com o seu objetivo: trabalho, estudo ou aposentadoria.