Pensa em fazer um curso no exterior? Conheça as opções da Universidade de Aveiro e veja se vale a pena!
Se você se pergunta como é o ensino em Portugal, saiba que o país tem muitas instituições de qualidade. Uma delas é a Universidade de Aveiro, que foca na excelência e atrai muitos estudantes internacionais.
A grande vantagem para os brasileiros é o idioma. No entanto, a localização tem muito mais a oferecer. Conhecida como Veneza Portuguesa, Aveiro fica perto de Porto e Coimbra. Além do charme e do patrimônio histórico, o município também tem praias e muitas outras atrações que complementam a sua estada enquanto estuda.
Então, que tal conhecer mais sobre umas das melhores universidades de Portugal? Neste post, vamos tratar desse assunto. Confira!
A Universidade de Aveiro
A Universidade de Aveiro está localizada na cidade de mesmo nome, que fica na costa oeste portuguesa. Segundo o QS World University Rankings 2022, ela ocupa a 6ª posição na lista das melhores instituições de ensino superior de Portugal.
A universidade foi fundada em 1973 com o objetivo de focar na inovação. Os primeiros cursos foram de Eletrônica e Telecomunicações. No final dos anos 1980, a instituição se consolidou como universidade oferecendo cursos em Turismo, Química e Gestão Industrial, Novas Tecnologias e Música.
Na mesma época, também criou programas de internacionalização e cooperação com outras universidades europeias e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e latinos. Com isso, ficou conhecida como tendo o maior número de projetos de pesquisa reconhecidos em âmbito internacional.
A estrutura e os departamentos da Universidade de Aveiro
A instituição tem 45 edifícios. Além disso, conta com:
- 5 bibliotecas;
- 16 residências estudantis;
- 4 cantinas;
- 9 especialidades de saúde;
- 39 quadras esportivas.
No total, são 16 departamentos.
Eles são os seguintes:
- Ambiente e Ordenamento;
- Ciências Médicas;
- Biologia;
- Comunicação e Arte;
- Ciências Sociais, Políticas e do Território;
- Educação e Psicologia;
- Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo;
- Eletrônica, Telecomunicações e Informática;
- Engenharia Civil;
- Engenharia de Materiais e Cerâmica;
- Engenharia Mecânica;
- Física;
- Línguas e Culturas;
- Geociências;
- Química;
- Matemática.
Além disso, há 4 escolas politécnicas. Elas são:
- Escola Superior de Saúde (ESSUA);
- Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção Aveiro – Norte (ESAN);
- Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA);
- Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA).
Com isso, a Universidade de Aveiro oferece:
- 57 cursos de graduação;
- 85 mestrados;
- 53 doutorados;
- 16 cursos técnicos superiores;
- 10 especializações;
- 5 cursos de formação avançada (PhD).
Como se candidatar a um dos cursos?

A inscrição na universidade em Aveiro depende de saber se a instituição tem o curso desejado. Você pode verificar diretamente no site. No mesmo local, é possível avaliar as informações. Por exemplo, plano pedagógico, departamento, objetivos etc.
No site, você também descobre a documentação necessária e os prazos de inscrição. Então, é só realizar a sua matrícula e esperar o aceite. Depois, você solicita o visto de estudante enquanto ainda está no Brasil.
Esse procedimento é básico, mas existem algumas diferenças a depender do curso em que deseja ingressar. A seguir, vamos explicar como se candidatar em qualquer um dos casos.
Graduação
Se você deseja fazer um bacharelado ou licenciatura, precisa passar por uma espécie de concurso diferenciado. Ele é voltado para estudantes internacionais. Nesse caso, você deve apresentar:
- formulário de candidatura;
- cópia do passaporte;
- cópia autenticada do diploma de conclusão do Ensino Médio;
- comprovação dos requisitos exigidos em edital;
- comprovante de residência do candidato, no caso, do Brasil;
- certificado de proficiência em inglês, somente se as aulas forem ministradas nesse idioma;
- prova de conhecimento, caso seja solicitado.
No entanto, os brasileiros têm um caminho mais fácil. É possível estudar no exterior com nota do Enem. Isso porque a Universidade de Aveiro aceita esse documento para ingresso.
Se você optar por essa alternativa, saiba que os documentos são os mesmos. Porém, será necessário apresentar o certificado com a nota do Enem.
Na universidade, é exigida uma classificação de 475 pontos ou acima em todas as áreas de conhecimento. Se essa pontuação não for atingida, será necessário fazer provas em áreas específicas.
Mestrado e doutorado
Os procedimentos são iguais. Além disso, vale tanto para estudantes portugueses quanto internacionais. Aqui, você deve apresentar os seguintes documentos para se candidatar:
- formulário de candidatura;
- cópia do passaporte;
- declaração oficial da universidade estrangeira emitida pela instituição de ensino superior em que a graduação foi finalizada. Nesse documento, devem constar: grau acadêmico, nota de classificação final e escala de avaliação usada;
- histórico acadêmico com as disciplinas cursadas e notas alcançadas;
- currículo acadêmico, profissional e científico;
- documentos considerados relevantes, como participações em seminários e congressos, artigos publicados, cursos extracurriculares e mais.
Os valores dos cursos
Os estudos na Universidade de Aveiro custam entre 4 mil e 5,5 mil euros para licenciaturas e mestrado integrado (graduação mais longa). Porém, isso depende do campo de estudos.
Para o mestrado regular, fica entre 3 mil e 5,5 mil euros. Já o doutorado, varia mais. Veja alguns exemplos:
- 2.750 euros para Artes, Ciências e Engenharias;
- 2.325 euros para Economia, Gestão, Matemática e Ciências da Educação;
- 2.000 euros para Ciências Humanas, Políticas e Sociais.
A graduação tem uma taxa de candidatura de 50 euros. A matrícula varia de 80 a 110 euros. Por sua vez, para mestrado e doutorado a taxa é de 20 euros, com matrícula equivalente a 2% do valor da unidade.
Há bolsas de estudo?
A Universidade de Aveiro tem um programa próprio de bolsas de estudo e possibilidade de financiar estudos no exterior. Para o mestrado integrado e a graduação, o estudante internacional precisa estar matriculado em tempo integral. Além disso, cumprir os seguintes critérios para ter os benefícios listados:
- nota igual ou superior a 15 valores na escala portuguesa: redução de 1 mil euros no valor da anuidade;
- nota igual ou acima de 17,5 valores: isenção da anuidade.
Para o mestrado, também precisa se matricular em tempo integral e ter nota igual ou acima de 14 valores. A redução é de 1 mil euros. Já o doutorado requer uma pesquisa em instituições nacionais e internacionais que oferecem bolsas de estudo. Por exemplo:
- Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT);
- Instituto Camões;
- Fundação Luso-Americana para Desenvolvimento;
- Fundação Calouste Gulbenkian.
Como é viver em Aveiro?

Além de ser uma cidade universitária, Aveiro também é turística. Muitas pessoas visitam o local, especialmente no verão. Um dos motivos é o fato de ser uma das localidades mais belas de Portugal. Ao mesmo tempo, tem muitas indústrias, serviços e comércios. Ou seja, a infraestrutura é ótima.
O custo de vida em Portugal, mais especificamente em Aveiro, varia conforme a moradia. Se você deseja morar nas casas universitárias, o quarto sem banheiro privativo custa cerca de 250 euros. Com banheiro, aproximadamente 300 euros. As despesas já estão incluídas.
Caso prefira um apartamento, o valor mensal se aproxima de 550 euros para 1 quarto. Para dois dormitórios, pode chegar a 700 euros. Você ainda precisará pagar por mês, em média:
- energia elétrica e gás: 50 euros;
- água: 25 euros;
- combo de internet e televisão: 40 euros;
- alimentação: entre 140 e 250 euros;
- transporte público: 19,50 euros para o circuito urbano e 32 euros para ônibus e transporte fluvial.
Ainda existem várias atrações na cidade, que vão muito além da Universidade de Aveiro. Alguns passeios recomendados são:
- conhecer as casas da Costa Nova: estão na área mais praiana e foram pintadas de um jeito charmoso. O objetivo é que sejam reconhecidas a distância pelos pescadores, quando voltassem do alto mar. Atualmente, muitas se transformaram em restaurantes e servem como um local bonito para fotografar;
- navegar pelos canais de Aveiro: a Veneza Portuguesa também tem vários canais. Você pode andar de moliceiro e passar a pé por diferentes pontes. O percurso custa 10 euros e dura 45 minutos com a ajuda de um guia que conta a história;
- visitar as salinas de Aveiro: o sal da cidade é um dos mais conhecidos do mundo, com uma produção que dura séculos. Por isso, é um passeio interessante, em que há explicações históricas e sobre o processo produtivo;
- comer frutos do mar: são muito frescos devido à tradição pesqueira da cidade. Existem muitos restaurantes com preços semelhantes e é possível até fazer um tour gastronômico;
- fazer a rota Art Nouveau: você verá o Museu da Arte Nova, às margens do Canal Central. Também poderá fazer um passeio a pé pelo Centro, que tem os 10 edifícios mais relevantes nesse estilo;
- comer doces típicos: a fama de Aveiro é pelos ovos moles, uma massa semelhante à da hóstia recheada com um doce de ovos. Ainda é indicado provar as tripas de Aveiro (bolacha parecida com a casquinha do sorvete);
- passear pelo centro histórico: além dos edifícios em estilo Art Nouveau, o centro histórico permite fazer um passeio à beira dos canais. Além disso, visitar o Mercado do Peixe e passear na Praça 14 de Julho;
- pedalar nos Passadiços de Aveiro: permite ter um contato mais próximo da natureza. Você anda em um trajeto de madeira de 7,5 km a pé ou de bicicleta e vê a Ria, um estuário enorme com muitos animais e plantas. É um local perfeito para ver o pôr do sol;
- aproveitar as praias: o Centro tem duas opções próximas, a Praia da Barra e a Costa Nova. A primeira é conhecida por seu farol, um dos locais mais altos de Portugal, e por ser onde a Ria encontra o mar. Já a Costa Nova, tem uma grande faixa de areia clara com vários quiosques para descansar;
- visitar o Museu de Aveiro: o local era o antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina, que foi fundado em 1458. No lugar, viveu a princesa D. Joana, que foi beatificada em 1693. Seu túmulo é um dos itens mais visitados por ser uma obra-prima da arte barroca. Também tem a Igreja de Jesus, com azulejos portugueses e talha dourada.
Para receber dinheiro de Portugal ou enviar para o país, você deve apenas usar uma plataforma de transferências internacionais. A Remessa Online garante as movimentações de dinheiro em 1 dia útil e com o melhor custo-benefício do mercado. Sem contar que a taxa de câmbio é comercial para seu dinheiro valer ainda mais.
Assim, você tem acesso a um ensino de qualidade e consegue estudar em Portugal, sem deixar de lado as experiências que pode ter na cidade. Afinal, a Universidade de Aveiro está em um local turístico, tranquilo e que tem muito a oferecer!
Gostou de saber mais sobre a Universidade de Aveiro? Assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos na sua caixa de entrada do e-mail.
Resumindo
O valor varia conforme o curso, mas inicia em 2 mil euros e chega a 5,5 mil euros.
É preciso apresentar os documentos necessários e a comprovação de nota do Enem. Ela deve ser de 475 pontos ou acima em todas as áreas de conhecimento. Caso contrário, precisam ser feitas provas.
É preciso fazer a inscrição no curso desejado e apresentar os documentos. No caso da graduação, você passa por um concurso diferenciado ou mostra sua nota do Enem.