Cashback: saiba o que é, como funciona e principais tipos

Saiba como funciona o sistema de cashback e aproveite esse recurso para ter mais benefícios financeiros!

A palavra “cashback” virou sinônimo de atrativo na hora de fazer uma compra. Afinal, receber uma parte do dinheiro de volta é um benefício que satisfaz qualquer pessoa ou empresa, tornando-se um bom mecanismo para estimular a fidelidade à marca.

A boa notícia é que, quanto mais você entende sobre cashback, mais poderá aproveitar as vantagens desse serviço. Isso porque pode adotar estratégias para maximizar os ganhos ao receber dinheiro de volta e ter mais benefícios nas finanças.

Neste artigo, entenda melhor como funciona o cashback e saiba como você pode fazer para desfrutar dessa vantagem nas suas compras!

O que é um cashback?

Cashback é um tipo de programa de recompensas que devolve dinheiro ao consumidor quando ele faz compras em sites ou aplicativos parceiros. Esse benefício vem se tornando cada vez mais popular no Brasil nos últimos anos.

O cashback é um grande aliado na fidelização de clientes e na criação de uma boa relação entre marca e consumidor. Afinal, oferece vantagens semelhantes a um desconto na compra, mas que se tornam mais atrativas aos leads pelo diferencial de ser um reembolso do valor pago.

Como surgiu o cashback?

O cashback surgiu nos Estados Unidos, no final do século XX, como uma estratégia de aproximação do público com uma instituição bancária. No Brasil, o sistema de cashback foi popularizado pela Méliuz, em 2011. Porém, o programa de recompensas teve maior adesão a partir de 2019. 

Os primeiros registros do uso desse programa de recompensa nos Estados Unidos são com a operadora de cartão de crédito Discover e a empresa Ebates, que agora pertence à Rakuten, em torno da década de 1990. 

Atualmente, diferentes bancos e empresas oferecem esse tipo de serviço aos clientes. Esse é o caso do Ame Digital, PicPay, bancos e instituições financeiras, além de vários cartões internacionais e nacionais.

O programa de fidelidade se tornou tão popular, que se une a várias outras estratégias de captação e retenção de clientes, como cupons de desconto, frete grátis e sistema de acúmulo de pontos.

Como funciona o cashback?

O cashback funciona da seguinte forma: o consumidor faz uma compra e parte do valor é devolvida para ele. As condições para esse reembolso são definidas previamente, tal como os prazos de pagamento, validade do crédito e a porcentagem da recompensa, que pode variar conforme a quantia gasta com a empresa.

Se um negócio anuncia cashback de 10% em compras a partir de R$ 150, o cliente que gastar R$ 160 receberá de volta R$ 16. Essa quantia pode ser devolvida para sua conta bancária, restituída no cartão, válida como crédito no mesmo estabelecimento para usar em compras futuras ou cair em um aplicativo de cashback.

O depósito do cashback pode ocorrer também em carteiras digitais, principalmente se a loja tiver parceria com alguma empresa que faz essa intermediação. Desse modo, o valor pode ser utilizado para outras compras que usem a e-wallet.

Como maximizar os ganhos com cashback?

Para maximizar os ganhos com cashback, você pode fazer compras em sites ou aplicativos que disponibilizam o benefício e utilizar um cartão de crédito ou débito que também ofereça cashback. Assim, você será beneficiado duas vezes em uma única compra.

Vale destacar que é fundamental ler atentamente as regras para receber uma parte do dinheiro de volta em uma compra. Desse modo, é possível conhecer os critérios para ganhar uma porcentagem maior, se houver, e expandir os resultados.

Quais são os tipos de cashback?

Existem diferentes tipos de cashback. Confira, a seguir, como cada um funciona!

1. Cashback direto — para uso na mesma loja

O cashback direto, na maioria das vezes, faz parte de programas oferecidos pelo estabelecimento para utilizar o reembolso em compras futuras, realizadas na mesma loja. Algumas empresas, inclusive, podem determinar que o valor devolvido fique disponível para usar em categorias específicas de produtos ou serviços.

O objetivo principal do cashback direto é estimular o retorno do cliente ao negócio, com a oferta de um benefício nas próximas compras. Além disso, pode aumentar o ticket médio da empresa. Por isso, é uma estratégia que funciona melhor com estabelecimentos que comercializam produtos ou serviços com duração de curto a médio prazo.

2. Cashback indireto — para uso em estabelecimentos diferentes

O cashback indireto é aquele sistema em que o valor devolvido pode ser utilizado em outros estabelecimentos e para as mais variadas finalidades. Por conta disso, tende a ser mais encontrado em aplicativos de cashback e carteiras digitais.

As plataformas que oferecem esse programa costumam ter parceria com as mais diversas empresas e podem oferecer serviços especiais, como recarga de celular, pagamento de boletos, reserva de hotéis, contratação de seguros e transferências entre contas.

Desse modo, ao serem intermediadoras entre os clientes e os negócios, conseguem oferecer benefícios para ambos. Por isso, aumentam a fidelização, principalmente se os consumidores tiverem mais vantagens com maiores gastos.

3. Cashback livre — para uso da forma que preferir 

A versão livre é um tipo de cashback indireto, porém, o cliente tem a possibilidade de usar o reembolso recebido da maneira que preferir. Desde Pix e saques até descontos em compras futuras ou pagamento de uma parte do valor da fatura do cartão são serviços disponíveis nessa categoria.

4. Cashback em cartão de crédito — estorno em fatura de parte do valor gasto

O cashback em cartão de crédito é oferecido pelos bancos e instituições financeiras que disponibilizam essa modalidade de pagamento aos usuários. Nesse caso, o reembolso serve como um estorno de parte do valor gasto, que gera mais economia no fechamento da fatura.

5. Cashback social — para uso em causas sociais 

Há também o cashback direcionado para causas sociais. Nesse tipo de programa, o valor reembolsado não retorna para o usuário, mas sim para uma ação solidária escolhida pelo cliente, como institutos e instituições sociais.

Essa opção, muitas vezes, está associada ao cashback em cartão de crédito. Sendo assim, em vez de um desconto na fatura, o cliente contribui com algum movimento de sua preferência e pode ajudar uma causa social importante.

As características que cada tipo de cashback apresenta devem ser descritas pela empresa nas regras e condições de uso do programa. Assim, é possível compreender quais são as vantagens e os critérios para utilizar o sistema de recompensa.

Quais empresas oferecem cashback?

As empresas que oferecem cashback são:

  1. Méliuz;
  2. Mycashback;
  3. Ame Digital;
  4. myWorld;
  5. PicPay;
  6. Rappi;
  7. In Mais;
  8. Cuponomia;
  9. Zoom;
  10. Meu Dim Dim;
  11. Trigg.

As principais empresas que oferecem cashback, atualmente, são plataformas de cupom de desconto, sites de comparação de preços, apps de compras e carteiras digitais. Todos esses aplicativos e páginas contam com parcerias com alguns estabelecimentos físicos e digitais, o que permite vantagens em diversas compras e ações.

Quais bancos e fintechs oferecem cashback?

  1. Banco Inter;
  2. Nubank;
  3. Next;
  4. Bradesco;
  5. PagBank;
  6. Itaú;
  7. C6 Bank.

Os bancos e fintechs também observaram o potencial de oferecer cashback aos usuários e disponibilizam esse serviço para o uso do cartão de crédito, compras dentro do aplicativo bancário e demais opções.

Qual a vantagem de dar cashback?

Dar cashback é uma estratégia de ouro para os negócios que desejam se destacar no mercado. Afinal, reforça todo o planejamento de marketing e alcança resultados em economia, fidelização e reconhecimento.

Conheça as principais vantagens!

1. É um atrativo para conquistar clientes

O cashback, por oferecer vantagens financeiras aos clientes, serve como um grande atrativo ao público. Afinal, trata-se de um desconto indireto, que pode ser utilizado das mais variadas maneiras.

Investir em técnicas de atração de clientes é uma estratégia importante para os negócios, pois melhora o relacionamento com o público e ainda reduz o Custo de Aquisição de Cliente (CAC). Isso porque um só investimento pode gerar resultados múltiplos, como captação, fidelização e aumento do ticket médio.

2. Contribui para a criação de uma base de clientes fiéis

O serviço de cashback, no geral, é um incentivo muito grande para o cliente fazer negócios com a marca novamente. Para começar, é possível identificar vantagens ao consumir em um determinado estabelecimento.

Além disso, com técnicas de cashback direto, por exemplo, o estabelecimento estimula ainda mais o cliente a retornar para utilizar o valor reembolsado. Desse modo, é possível criar um sistema de fidelização com praticidade e lucratividade.

3. Aumenta a probabilidade de recomendações e avaliações positivas 

Se um negócio une qualidade de atendimento com vantagens para o bolso dos clientes, como o cashback, as chances de ser indicado para os amigos próximos e familiares só aumentam. Além disso, as avaliações também tendem a serem positivas, uma vez que existem mais oportunidades de garantir a satisfação do público.

Todos esses fatores, se observados em conjunto e analisados quantitativamente, oferecem mais economia para o setor de marketing. Desse modo, é possível atrair e conquistar mais clientes com menos custos, vantagem que pode se converter em bons retornos financeiros.

4. Fortalece a presença da marca no mercado

Conforme os clientes se sentem satisfeitos com a empresa, tanto com os serviços quanto com o oferecimento de cashback, o conceito da marca no mercado pode se fortalecer. Esse é um ponto positivo para o reconhecimento e o posicionamento diante dos negócios concorrentes.

Quais são as vantagens do cashback para os usuários?

Os consumidores contam com uma série de vantagens ao se depararem com um programa de cashback. Entenda por que os usuários gostam desse tipo de oferta!

1. Permite economias financeiras atuais ou futuras

A monetização envolvida nas compras com direito a cashback é um dos pontos que mais despertam a atenção do público, uma vez que os benefícios são financeiros. Seja no momento, seja em um futuro próximo, é possível pagar menos por um serviço ou produto de interesse.

2. Não exige cálculos ou processos adicionais dos clientes

O cashback, por estar vinculado a um sistema ou aplicativo, raramente requer que o cliente faça algum cálculo ou processo extra para que o dinheiro seja reembolsado. Afinal, o software conta com automatização para disponibilizar a visualização da recompensa assim que o pagamento for processado.

3. Os sistemas são transparentes com informações importantes aos consumidores

Os sistemas de cashback costumam ser bastante transparentes. Desse modo, os consumidores podem ver quantos pontos ganharam, qual o prazo de validade do dinheiro devolvido, se houver, e demais informações importantes. Esse é mais um ponto positivo no relacionamento com a marca, os aplicativos e as carteiras digitais.

4. Não tem burocracia para o cliente participar

Os clientes não precisam assinar diversos papéis, mandar inúmeras solicitações ou fazer qualquer processo muito burocrático para receber o cashback. Esse é mais um fator que aumenta o interesse e a adesão ao serviço.

5. Oferece praticidade de obter descontos indiretos sem esforço adicional

A soma de todas as vantagens do cashback refletem na praticidade para fazer as compras. Dessa maneira, é possível obter descontos indiretos, que podem ser utilizados em diversas finalidades, sem precisar de muito esforço.

Cashback: programa de recompensas em crescimento

O cashback é um serviço inovador, que oferece atrativos para os clientes e empresas. Por conta disso, esse tipo de programa se populariza cada vez mais e se diversifica com ainda mais vantagens.

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Resumindo

O que é um cashback?

Cashback é um tipo de programa de recompensas que devolve dinheiro ao consumidor quando ele faz compras em sites ou aplicativos parceiros. Esse benefício vem se tornando cada vez mais popular no Brasil nos últimos anos.

Como funciona o cashback?

O cashback funciona da seguinte forma: o consumidor faz uma compra e parte do valor é devolvida para ele. As condições para esse reembolso são definidas previamente, tal como os prazos de pagamento, validade do crédito e a porcentagem da recompensa, que pode variar conforme a quantia gasta com a empresa.

Qual a vantagem de dar cashback?

1. É um atrativo para conquistar clientes;
2. contribui para a criação de uma base de clientes fiéis;
3. aumenta a probabilidade de recomendações e avaliações positivas;
4. fortalece a presença da marca no mercado.

Quais são as vantagens do cashback para os usuários?

1. Permite economias financeiras atuais ou futuras;
2. não exige cálculos ou processos adicionais dos clientes;
3. os sistemas são transparentes com informações importantes aos consumidores;
4. não tem burocracia para o cliente participar;
5. oferece praticidade de obter descontos indiretos sem esforço adicional.

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