Dólar: por que o mundo funciona no valor da moeda americana?

por Andrea Cortes
3 minutos de leitura

O Dólar americano é a moeda mais utilizada no mundo, tanto que é considerada a principal moeda de reserva mundial. De acordo com o Fundo Monetário Internacional, no quarto trimestre de 2020 o dólar americano representava cerca de 60% de todas as reservas cambiais conhecidas dos bancos centrais no mundo. 

Confira no artigo abaixo porque o mundo funciona em dólar e qual sua importância. Vamos lá?

Qual a importância do dólar?

Como mencionamos anteriormente, o dólar é considerado a moeda de reserva cambial dos principais países do mundo. Para se ter ideia, as Nações Unidas reconhecem 185 moedas que são usadas em 195 países. Ainda assim, o dólar é uma moeda bastante popular e além dos 23 países que usam a moeda de forma oficial, diversos outros também utilizam o dólar em suas operações financeiras.  

O fato de ser a moeda que mais circula no mercado é apenas um dos fatores que demonstra o quão fundamental é o seu papel. Órgãos internacionais como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) usam o dólar como moeda principal ao conceder empréstimos e doações.

Além disso, as dívidas públicas internacionais são medidas na moeda. 

importancia do dolar - Dólar: por que o mundo funciona no valor da moeda americana?
O dólar é uma das moedas que mais influenciam na economia mundial.

Por que o dólar é a moeda de reserva mundial?

A maioria das 185 moedas que existem no mundo hoje é usada principalmente em seus respectivos países ou zonas econômicas e, por mais forte que seja, nenhuma delas deve ter sucesso em substituir o dólar como moeda de reserva mundial. 

Atualmente, as moedas internacionais conhecidas como “principais”, ou seja, o euro, o iene e a libra, são aceitas em muitas transações comerciais ao redor do mundo. No entanto, a moeda de reserva real por excelência é o dólar, usado mais do que qualquer outra moeda no mundo.

Para se ter ideia, em maio de 2020 o Brasil possuía US$ 334,2 bilhões em reservas internacionais. Desses, cerca de US$ 264,4 bilhões estavam alocados em títulos do Tesouro americano. Aliás, é o quinto país com a maior posição em Treasuries no mundo.

Para entender melhor, confira alguns motivos que explicam porque o dólar a moeda de reserva mundial:

  • Muitos países menores atrelaram suas respectivas moedas nacionais ao dólar dos Estados Unidos, vinculando assim suas fortunas econômicas à moeda americana;
  • A moeda é usada para quantificar o preço do barril de petróleo bruto, do ouro e, em geral, de outras commodities;
  • É a principal moeda do mundo negociada no mercado cambial;
  • Bancos estrangeiros usam dólares para conduzir a maior parte de seus negócios;
  • Estima-se que no quarto trimestre de 2020, cerca de 60% das reservas mundiais de moeda estrangeira estariam em dólares americanos.

Por que o dólar é tão importante?

Mas por que a moeda é tão importante, em meio a outras 184? O dólar se destaca porque tem características que outras moedas não possuem, entre elas podemos destacar:

  • Estabilidade do valor: desde a década de 1980, o FED (Federal Reserve) tem conseguido manter níveis de inflação baixos e estáveis;
  • Liquidez: o mercado financeiro norte-americano e em particular o de Tesouraria (mercado de títulos do governo americano) é o mais líquido do mundo. Um dos motivos é justamente a persistente preferência pela moeda norte-americana no comércio internacional;
  • Seguro: Apesar da dívida exorbitante, há uma grande oferta de ativos em dólares que são considerados muito seguros. Assim, quando outras moedas estão em crise, os investidores preferem confiar no dólar americano;
  • Credor de última instância: o Fed pode fornecer dólares em tempos de crise por meio da chamada linha de swap com 14 bancos centrais nos Estados Unidos. O que significa que fornece dólares aos bancos centrais estrangeiros que, por sua vez, transferem para bancos diferentes em tempos de crise.

A força da economia dos Estados Unidos é o verdadeiro suporte do valor do dólar: esta é a principal razão pela qual o dólar é a moeda mais utilizada. Por exemplo, estima-se que no Forex (mercado de câmbio estrangeiro) sejam transacionados, diariamente, contratos representando volume total entre 1 e 3 trilhões de dólares. 

Além disso, esse mercado oferece a possibilidade de investir em mais de 170 moedas diferentes, no entanto, o dólar representa cerca de 88% de todas as trocas cambiais.

Conclusão

O mundo funciona em dólar porque a moeda é, certamente, a moeda mais forte e estável na economia internacional. Portanto, todas as operações realizadas em nosso dia a dia, desde as mais básicas como a compra de um produto em site internacional até transações comerciais entre grandes empresas.

Se você gostou desse assunto, veja neste artigo quais são os pontos que você deve considerar antes de comprar dólar

Assuntos relacionados