Pinterest: o que é, como usar e dicas para sua estratégia de marketing

O Pinterest é uma rede social voltada para imagens, que pode fortalecer sua estratégia de marketing. Saiba como usar a plataforma a favor da sua marca.

As redes sociais são ferramentas que potencializam as estratégias de marketing digital. O Pinterest, por exemplo, é uma plataforma de inspiração baseada em descoberta visual. Ela vem ganhando cada dia mais adeptos e tem tudo para ser a nova queridinha dos negócios.

Utilizar o Pinterest pode ajudar a saber como vender sua arte no exterior — ou, pelo menos, torná-la mais conhecida. Isso porque a rede social tem mais de 400 milhões de usuários ativos por mês. Ou seja, esse é um público potencial que pode alavancar os seus resultados.

Para isso, é preciso saber o que é o Pinterest, como ele funciona e de que forma é possível extrair o melhor resultado. Neste post, explicaremos esses detalhes, confira!

Qual a ideia do Pinterest?

A ideia do Pinterest é ser uma rede social de compartilhamento de imagens. Elas funcionam como quadros de inspiração. Assim, é possível pesquisar, salvar e publicar referências.

O principal objetivo dessa plataforma é que os usuários coloquem pins em imagem que gostem. Dessa forma, essas referências podem ser acessadas a qualquer momento.

O que quer dizer a palavra Pinterest?

A palavra Pinterest quer dizer “alfinete no interesse”, em tradução livre. Isso porque o nome da rede social foi criado a partir de pin (alfinete) e interest (interesse). Assim, o usuário “alfineta” o que acha mais relevante e cria pastas com imagens categorizadas.

Como funciona o Pinterest?

Todos os pins ficam organizados em pastas, e você pode categorizá-las conforme os temas de interesse. Para as empresas, essa é uma oportunidade de atingir um público potencial e aumentar o tráfego e as vendas, inclusive por meio de anúncios.

Os pins servem, também, como formas de atrair tráfego para o site ou blog da sua empresa. Além disso, permitem a divulgação de produtos, serviços e até fechamento de negócios.

Por isso, ainda que o Pinterest não esteja tão em alta como outras redes, ele pode ser usado como referência para fortalecer suas ações. No perfil empresarial, é possível consolidar sua identidade visual e inspirar os usuários a partir das tonalidades usadas. 

Outra possibilidade é reforçar algumas práticas de neuromarketing, com um design eficaz, que garante uma boa experiência para o seu cliente.

Mais do que uma rede social simples, o Pinterest pode ser uma das melhores ferramentas de marketing para sua empresa. Basta saber utilizá-la da forma mais adequada possível à sua estratégia.

Ainda que, dificilmente, alguma ação da rede se torne integrante do marketing viral, ela pode consolidar outras boas práticas. Em conjunto, tudo isso ajudará a sua empresa a alcançar um patamar mais elevado.

O que ver no Pinterest?

  • Referências de viagem;
  • Moda;
  • Turismo;
  • Decoração;
  • Do it yourself (DIY);
  • Artesanato;
  • Produtos;
  • Materiais de marketing de conteúdo;
  • Divulgação de materiais ricos, como infográficos e e-books.

Uma pessoa pode “pinar” aquilo que chamou a atenção e acessar posteriormente, de forma simples e rápida. 

Como pesquisar no Pinterest? 

Para encontrar o que deseja, você deve acessar o feed inicial e usar a barra de pesquisa para buscar ideias e tendências. Serão apresentadas algumas opções sugeridas, mas você também pode digitar aquilo que pretende encontrar.

Você pode colocar no campo de busca termos como:

  • “alimentação saudável”;
  • “dicas de viagem”;
  • “destinos para intercâmbio”;
  • “melhores lugares para estudar espanhol”, etc.

Outra opção é usar o ícone de câmera do Pinterest para buscar ideias referentes às suas fotos ou às imagens que estão na sua frente. Se quiser encontrar mais ideias, clique no “pin” ou no “idea pin” e role a página até a opção de buscar mais itens relacionados. 

Ainda, há a chance de ver alternativas relacionadas a uma pasta criada. É possível, também, filtrar os resultados da pesquisa

Caso filtre os resultados de busca, existem três possibilidades: 

  • explorar: permite ver os resultados da pesquisa realizada;
  • comprar: mostra os pins de produto passíveis de compra;
  • perfis: identifica criadores de conteúdos, marcas e pessoas condizentes com a sua busca.

Você também pode usar o feed inicial e acessar as duas abas: 

  • página inicial: permite ver os pins já selecionados nas pastas criadas, aqueles com os quais interagiu e o conteúdo anteriormente pesquisado;
  • hoje: oferece uma coleção de ideias a partir do que está em alta no Pinterest.

O que é Pinterest Business?

O Pinterest Business é uma área do aplicativo que conta com recursos extras de análise de resultados de alcance de marca. Com essa ferramenta, o negócio pode atingir o público em potencial no momento certo para aumentar as chances de venda.

Como tudo é uma referência, seu produto ou serviço se torna um item de desejo, que ajudará outra pessoa a concretizar seu objetivo de vida. Dessa forma, pode ser um grande aliado das estratégias de growth marketing.

Tem que pagar para usar o Pinterest?

Não é preciso pagar para usar o Pinterest — a rede social é gratuita. Já empresas que utilizam a plataforma através do Pinterest Business para fazer publicidade paga, são cobradas a partir do gasto acumulado nos anúncios ativos.

É possível interromper os anúncios a qualquer momento para encerrar a cobrança. Isso fará com que seus pins deixem de ser apresentados na página inicial.

Os tipos de pagamento aceitos pelo Pinterest são: cartões de crédito Visa, Mastercard e American Express (esse último não é aceito em todos os países). Em relação ao limite de cobrança, ele é definido no momento da criação da conta business.

No começo, são cobrados 50 dólares. Conforme são realizados pagamentos bem-sucedidos, o limite aumenta conforme os gastos dos anúncios.

Essa quantia pré-definida pode ser atingida várias vezes durante o mês ou apenas uma vez. Nessa situação, a efetivação ocorre até o final do dia. Caso o limite não seja alcançado, a cobrança é realizada no primeiro dia do mês seguinte.

Existe, também, o faturamento mensal, disponível para anunciantes qualificados. Esse benefício é concedido como uma linha de crédito para as ações publicitárias de todas as suas contas de anúncios.

Nessa modalidade, você recebe uma fatura por mês com todos os custos de anúncio, a título de comparação com os extratos enviados pelo Pinterest. Dessa forma, garante que todos os registros estejam corretos.

É possível atrair clientes pelo Pinterest?

É possível atrair clientes pelo Pinterest através dos recursos oferecidos pela plataforma, como as ferramentas de salvar sites, shop the look e os rich pins. Assim, ela se mostra uma rede social interessante para divulgação de produtos e serviços, pois fica mais fácil encontrar pessoas interessadas naquilo que você faz.

Recursos oferecidos para empresas pelo Pinterest

1. Botão “Salvar para sites”

Ao instalar na sua conta business, o botão “Salvar para sites” aparece em todas as imagens do seu site para os usuários. Com esse recurso, eles podem clicar e salvar o que interessa nas pastas já criadas.

2. Rich pins

Os rich pins têm a função de oferecer informações aprofundadas sobre a imagem. Normalmente, são apresentados título, link e legenda. Nos rich pins, é possível acrescentar dados conforme o tipo escolhido. 

As alternativas de informações aprofundadas sobre as imagens são:

  • pins de produto: oferecem disponibilidade do produto em tempo real, preço e link de compra;
  • pins de artigo: apresentam autor, título e trecho do texto ou material;
  • pins de receita: mostram tempo de cozimento, ingredientes, porções etc.;
  • pins de aplicativo: oferecem um botão para instalar.

3. Shop the Look

O Shop the Look é uma funcionalidade que estimula as compras. Isso porque o usuário que clicar no produto é redirecionado para o link de compra.

Para identificar o pin Shop the Look, o usuário deve conferir os pontinhos brancos, adicionados à conta business. Ao criar esse pin, clique no ícone em forma de etiqueta e adicione as informações solicitadas.

4. Pincode

O Pincode um código personalizado que apresenta todas as informações sobre a rede social. O funcionamento é semelhante a um QR code. Por isso ele pode ser escaneado pelo app do Pinterest. Assim, o usuário é direcionado para o perfil ou uma pasta da marca.

Com ele, você pode inserir o código em produtos, materiais impressos e redirecionar usuário para uma pasta com inspirações. Assim, sua marca se torna mais conhecida e aumenta sua visibilidade.

5. Pinterest Lens

É o recurso que permite a busca de objetos reais na rede do Pinterest a partir de fotos. Por exemplo, se você viu um sapato na casa de uma amiga, pode direcionar a câmera para ele e serão apresentadas referências semelhantes.

A mesma ideia é seguida para qualquer outro tipo de objeto e o que mais você quiser. Dessa forma, o usuário obtém ainda mais inspirações e referências.

6. Pinterest Analytics

Essa ferramenta está disponível apenas na conta business e ela permite analisar ações e definir as postagens que fazem mais sucesso a partir dos dados coletados. 

No Pinterest Analytics também é possível: 

  • verificar o desempenho dos pins;
  • obter dados de tráfego do site e das redes sociais;
  • análise de métricas dos usuários que interagem com a marca.

7. Pinterest Ads

O Pinterest Ads permite gerar anúncios personalizados para as empresas alcancem os usuários. Você pode patrocinar pins em diferentes formatos, como vídeos, imagens, apps e carrosséis.

Todas as campanhas são direcionadas para um público-alvo específico e você verá a mensuração dos resultados. Portanto, são definidos diferentes tipos de segmentação para atingir as metas esperadas pelos Ads.

A base de usuários do Pinterest é menor comparada ao Instagram, no entanto, ela se torna mais direcionada e favorece o alcance de melhores resultados.

Segundo dados do Pinterest Business, há 445 milhões de usuários ativos mensais. Além disso, 45% das pessoas com renda familiar superior a 100 mil dólares por ano estão nessa rede social.

Outras informações do relatório do Pinterest Business são: 

  • 85% dos usuários acessam o Pinterest antes de começarem um novo projeto;
  • 80% dos usuários semanais descobrem uma nova marca ou produto na rede social.

12 dicas para vender no Pinterest

1. Crie a sua conta business

Comece criando o seu perfil corporativo gratuito. Você pode fazê-lo do zero ou aproveitar uma conta pessoal já existente e transformá-la em business

Para isso criar sua conta business siga os seguintes passos: 

  1. acesse o site do Pinterest Business ou baixe o app, disponível para Android e iOS;
  2. clique no botão correspondente, que pode ser “Crie sua conta” ou “Crie uma conta business gratuita”;
  3. insira os dados solicitados, como e-mail, senha e idade;
  4. finalize o cadastro.

Apesar de você poder usar a conta pessoal para vender, isso é pouco recomendado. Afinal, a gama de recursos especializados para marcas é bem menor. Por isso, vale a pena ter a sua conta business.

2. Faça um bom planejamento e potencialize sua marca

Antes de começar a estruturar o seu perfil no Pinterest, faça um bom planejamento para potencializar as chances de sucesso da sua iniciativa. Pense se deseja aumentar o tráfego para o site, as vendas etc.

Considere o público-alvo para pensar nos assuntos que poderão ser postados. Além disso, defina quem será responsável pelo trabalho de criar as artes, publicá-las e mensurar os resultados. Ainda, pense na necessidade de contratar uma ferramenta. Tudo isso levará às próximas etapas.

3. Estruture pastas de sugestões

Crie pastas para organizar que conteúdo será postado. Você pode adotar uma abordagem criativa, já que o foco dos usuários é buscar inspirações por categorias de interesse. As pastas de sugestões ajudam as pessoas a encontrarem o que buscam. Ou seja, é uma forma de agregar valor a esses usuários, que podem se tornar clientes agora ou no futuro.

Lembre-se que, conforme as pastas são estruturadas, elas devem ser renomeadas para conter a palavra-chave no título. Explicaremos melhor essa recomendação adiante.

4. Crie pins de produtos e adapte para o marketing de conteúdo

A próxima etapa é gerar de fato os pins, e, para isso, você deve clicar no botão “+”, que fica localizado no canto direito da tela. Então, adicione suas imagens, textos e links para as páginas do produto.

No seu Pinterest, você deve usar as mesmas dicas de SEO para blog. Isso ajudará a tornar sua marca mais conhecida e posicionará melhor seu perfil na busca dos usuários.

Para aumentar o alcance da sua marca, inclua a palavra-chave em todos os campos essenciais, como: 

  • título;
  • descrição;
  • hashtags;
  • URL de destino dos pins.

Você pode pesquisar a palavra-chave mais adequada usando algumas ferramentas de SEO, como Ahrefs e Ubersuggest.

5. Atente-se às especificações de imagens e vídeos

Para criar seus pins é preciso estar atento às especificações de postagem das imagens e vídeos.

Para os pins padrões, que são estáticos, as regras são: 

  • formato PNG ou JPEG;
  • tamanho máximo de 32 Mb;
  • proporção recomendada de 1.000 x 1.500 pixels;
  • título com até 100 caracteres;
  • descrição com até 500 caracteres — os primeiros 50 a 60 tendem a aparecer mais no feed dos usuários.

Uma dica para criar suas imagens estáticas é saber como usar o Canva. Ele já tem templates pré definidos, sendo uma opção fácil para montar seu layout.

No caso dos pins de vídeo, as regras diferem: 

  • formato MP4, MOV, M4V;
  • tamanho máximo de 2 Gb;
  • duração entre 4 segundos e 15 minutos;
  • proporção recomendada de 1:1 (vídeos quadrados) ou de 2:3 e 9:16 (vídeos verticais).

6. Cuide da qualidade das imagens que postar

O Pinterest é altamente visual e exige que você tenha um cuidado extra com a qualidade das imagens. Por isso, atente às especificações, garanta que todas as imagens estejam alinhadas à identidade visual da sua empresa e promova seus diferenciais. 

Além disso, tire fotos bonitas, que destaquem o produto e mostrem-no atrativamente. Você não precisa fazer as fotos em um estúdio profissional. No entanto, é importante cuidar com aspectos que valorizam as imagens. 

Fique atento aos aspectos da foto como: 

  • foco;
  • iluminação;
  • composição;
  • cores;
  • alinhamento.

Isso é importante porque existe a busca visual do Pinterest. Nas pesquisas aparecem somente as melhores imagens. Portanto, quanto melhor estiver a sua foto, maior é a chance de surgir na pesquisa do usuário.

7. Prepare o seu site

Para publicar conteúdos da sua marca no Pinterest, é preciso preparar todas as imagens. Assim, você pode salvar imagens do site em pastas próprias na rede social. 

Algumas dicas para preparar melhor as imagens são:

  • crie infográficos e imagens verticalizadas;
  • coloque os botões “Salvar para sites” e “Incluir metadados”. Eles contribuem ao serem usados nos pins avançados.

8. Dite tendências e engaje seu público

Coloque sua criatividade para criar um engajamento relevante com o seu público-alvo. Para isso, varie os pins, sempre os deixando alinhados ao interesse do seu público. Todas as ações devem ser condizentes com a sua estratégia, mesmo que aquela publicação não fale diretamente da sua marca.

9. Defina bem seus objetivos

Para realizar as etapas anteriores, é necessário ter os objetivos bem definidos, como:

  • aumentar o engajamento e o alcance;
  • converter leads;
  • aumentar o tráfego na sua marca.

Antes de definir seus objetivos, considere a sua persona, a personificação do cliente ideal. Assim, você avalia seus interesses, seus comportamentos, dores e sabe o que deve abordar.

10. Divulgue seu perfil para ser notado

O processo de divulgação passa tanto por estratégias orgânicas quanto pagas, busque termos de interesse e salve tudo o que achar interessante. Uma boa forma de começar a ser conhecido é seguir outros usuários e empresas que podem contribuir com referências para o seu negócio.

Além disso, coloque o link do Pinterest em outras redes sociais, em materiais impressos e na assinatura de e-mails.

11. Monitore os resultados para verificar os resultados

Toda estratégia precisa ser monitorada e acompanhada para verificar os resultados alcançados. Por isso, é preciso ter bem claro quais são seus objetivos de marketing e o que você planeja alcançar com o Pinterest.

Para fazer esse monitoramento, use o Pinterest Analytics, uma ferramenta de análise de dados que traz dados gerais, como: 

  • engajamentos;
  • impressões;
  • close ups;
  • cliques no link;
  • público total;
  • pins salvos;
  • público engajado;
  • público total.

Assim, ficará mais claro saber se essas metas estão sendo alcançadas ou se você precisa fazer ajustes pelo caminho. Isso ajudará a vender mais e ter um relacionamento melhor com os clientes.

12. Tenha continuidade

Manter a consistência é fundamental para engajar o usuário e aumentar a chance do seu perfil ser encontrado por novos. Portanto, não adianta fazer alguns pins em uma semana e deixar o seu perfil sem novas publicações por vários dias. 

Lembre-se de que os pins são exibidos de forma cronológica na aba “Seguindo”. Isso aumenta a importância de manter a continuidade das publicações

Ficou claro que o Pinterest é uma boa rede social para fortalecer a sua estratégia de marketing digital. Ainda que não seja aquela com o maior número de usuários, ela oferece um público fiel, que pode conhecer sua empresa e fechar vendas importantes.

Por isso, vale a pena considerar se a sua persona utiliza o Pinterest e criar o seu perfil. Ao fazer isso, aumenta as chances da marca ganhar visibilidade e obter bons resultados. 

Tudo isso ajudará sua empresa a crescer e se tornar um negócio digital com uma base fortalecida.

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Resumindo

Qual a ideia do Pinterest?

A ideia do Pinterest é oferecer quadros de inspiração para os usuários por meio de vídeos e imagens.

O que quer dizer a palavra Pinterest?

A palavra Pinterest quer dizer “alfinete no interesse”. Assim, a rede social foi estruturada com base em colocar um alfinete nos posts que chamam a atenção para criar um painel de inspirações, referências e ideias.

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