Por que é importante acompanhar o índice IBC-Br, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central – Brasil?

por Remessa Online
3 minutos de leitura
O índice IBC-Br é um dos diversos indicadores financeiros que devem ser observados pelos investidores e empresários. Neste conteúdo explicamos o motivo!

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central – Brasil (IBC-Br) demonstra como está a evolução da economia e o seu ritmo de crescimento, servindo como base para que o BC adote medidas de controle da inflação. Assim, apesar de não ser observado por muitas pessoas, ele tem um papel essencial na economia.

Neste conteúdo, vamos explicar como funciona esse índice e por que é tão importante observá-lo, principalmente para quem atua como empreendedor ou investidor. Acompanhe!

Como funciona o IBC-BR?

O IBC-Br coleta dados de diversos setores da economia, como agropecuária, indústria e serviços, medindo a evolução no país e ajudando nas estratégias monetárias. Quando foi criado em 2003, o índice era divulgado por estado ou região do país, mas foi convertido e passou a ter caráter nacional em 2010.

Ele é divulgado mensalmente, sempre 45 dias após o mês da coleta dos dados de referência sobre a economia. Dessa forma, o índice demonstra as tendências do Produto Interno Bruto (PIB), mas os dois indicadores não devem ser confundidos, já que podem apresentar divergências em seus resultados.  

Como o índice é calculado?

Ele considera os bens e serviços produzidos pelo país, mas não considera a demanda (que entra no cálculo do PIB). Aqui, são consideradas as produções da agropecuária, da indústria e dos serviços, além de dados obtidos nos seguintes levantamentos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):

  • Pesquisa Agrícola Municipal (PAM);
  • Pesquisa Anual de Serviços (PAS);
  • Pesquisa Industrial Anual (PIA);
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS);
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD).

Em épocas sazonais, como o Natal, são feitos dois cálculos. Um deles conta com os efeitos sazonais, enquanto o outro os exclui. Isso ajuda a entender de forma mais realista a situação econômica, além de revelar as tendências com mais exatidão.

Quais são os impactos na economia?

O primeiro impacto é a sua influência no Banco Central, servindo como base para o cálculo da taxa Selic no controle da inflação e do consumo. Um resultado acelerado pode fazer com que as taxas de juros aumentem, enquanto a retração leva aos cortes. Como a Selic é a taxa básica de juros, ela traz impactos diretos para grande parte dos investimentos, afetando os rendimentos obtidos.   

Outro ponto importante é que ele influencia no Risco-Brasil ou Risco-País, que mostra a capacidade do país em honrar obrigações financeiras, principalmente em épocas de crise. Tendo em vista que o IBC-Br demonstra como está o crescimento econômico do Brasil, ele é um indicador utilizado pelos estrangeiros que pretendem investir no Brasil.

Dessa maneira, quem tem investimentos ou negócios precisa acompanhar esse índice para fazer previsões de mercado e tomar as melhores decisões. Porém, também é importante continuar acompanhando os demais dados para ter mais segurança ao investir.

Outra dica para quem deseja ter sucesso ao investir ou empreender no exterior, é contar com alternativas práticas e econômicas para enviar e receber dinheiro de outros países. Se você precisa dessa solução, precisa conhecer a Remessa Online.

O cadastro é feito pela internet em poucos minutos e você consegue fazer transações rapidamente. O custo é até 8x mais econômico (a partir de 1,3%), com IOF de 0,38%. Além disso, a taxa bancária pode ser zerada, dependendo da moeda e do valor transacionado.

Agora que você já sabe sobre a importância de acompanhar o IBC-Br e como fazer transações internacionais com as melhores condições, siga as nossas redes sociais para acompanhar outras dicas: Facebook, LinkedIn e Twitter

Resumindo

O que é IBC-Br?

É o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, que indica as tendências do PIB.

Como funciona?

Ele coleta dados de diversos setores da economia e é divulgado todos os meses, após 45 dias após o mês de referência.

Como é calculado?

O IBC-Br considera diversos aspectos da economia, principal o volume de produção nos setores de agropecuária, indústria e serviços.

Quais são os seus impactos?

Ele traz impactos na taxa de juros, afetando investimentos e negócios, além de ser avaliador por potenciais investidores estrangeiros.

Assuntos relacionados