Quarentena: dicas para não gastar muito durante a pandemia

Confira nossas dicas e saiba como economizar durante a quarentena

economizar na quarentena

A pandemia causada pelo coronavírus vem fazendo com que pessoas de diversos países fiquem em quarentena. Como o distanciamento social ainda é a única forma eficaz para combater a disseminação do vírus, as pessoas estão passando muito mais tempo em casa. 

Se por um lado gasta-se menos com idas a restaurantes, por exemplo, certamente as contas em casa aumentam na mesma proporção, incluindo a conta de energia, não é mesmo? 

E você tem ideia de como não gastar muito durante a quarentena? Acompanhe as dicas abaixo para te ajudar a manter o seu planejamento financeiro em dia mesmo em meio a pandemia. Vamos lá?

Faça um bom planejamento durante a quarentena

Para economizar durante a quarentena, tudo deve começar com o planejamento financeiro.  Quem quer economizar, precisa planejar os gastos. É preciso saber como e onde você está gastando seu dinheiro, além de nunca gastar mais do que ganha. 

Você pode fazer esse balanço em um papel, tabela no computador ou mesmo em aplicativos para smartphones como, por exemplo, o app Olivia

É importante lembrar que, em muitos casos, as pessoas estão recebendo salários menores ou até perderam o emprego. Por isso, todo cuidado é pouco. 

lista de compras na quarentena
Faça uma lista de compras para evitar gastos desnecessários no supermercado.

Não gaste mais que o necessário no supermercado

Com a quarentena, acabamos indo menos ao supermercado e, por isso, achamos que precisamos comprar de tudo. Atenção, porque isso pode fazer você gastar muito mais do que precisa. É preciso ter foco e comprar apenas o que você e sua família precisa. 

Quer saber como? Fique de olho em algumas sugestões abaixo: 

Faça uma lista de compras

Muitas vezes chegamos ao supermercado e ficamos em dúvida se ainda temos certo item em casa ou não. Na dúvida, acabamos comprando produtos desnecessários. Para que isso não aconteça, antes de sair de casa veja tudo que precisa ou não ser comprado e faça uma lista de compras. Pode ser no papel ou bloco de notas do celular. 

Essa lista vai te ajudar a saber o que precisa e já ir às compras com foco. E não é só isso. Além da economia de dinheiro, você irá economizar tempo, já que fará tudo mais rápido e organizado. 

Economize água e luz

Você está gastando menos com a sua vida social? Certamente. Mas, por outro lado, todo mundo está passando muito mais tempo dentro de casa com a quarentena, e isso pode fazer com que os gastos com água e luz aumentem. Para que a conta não extrapole o orçamento, é preciso ter um consumo consciente.

Evite desperdício de água com muitas lavagens em carros e no quintal. Não tome banhos demorados, mantenha a torneira desligada ao escovar os dentes e ensaboar louças. 

Além disso, algumas dicas para economizar energia elétrica mesmo com todo mundo em casa são:

  • Se estiver trabalhando em home office, opte por trabalhar em ambientes bem arejados e com bastante luz natural. Assim, você evita acender luzes durante o dia e usar ventiladores e aparelhos de ar condicionado;
  • Use lâmpadas de LED ou fluorescentes;
  • Evite deixar equipamentos elétricos ligados sem necessidade, como TVs e computadores;
  • Não deixe notebooks e celulares carregando sem necessidade. Além disso, retire o carregador da tomada assim que estiverem totalmente carregados;
  • Ao fazer uma pausa ou parar o trabalho para almoçar, desligue os aparelhos e apague as luzes do cômodo usado para trabalhar. 

Elimine gastos desnecessários

Os gastos desnecessários sempre devem ser evitados, mas durante a quarentena é ainda mais imprescindível. Para isso, você pode fazer uma lista do que realmente é fundamental e o que pode ser cortado. 

Por exemplo, em vez de pedir uma comida por aplicativo todas as noites, você pode aproveitar que está mais em casa e preparar o jantar em família. A experiência será prazerosa e econômica. 

Não compre o que você não precisa

Nesse momento de quarentena, muitas empresas estão fazendo diversas promoções que parecem imperdíveis. No entanto, antes de fazer uma compra, você deve pensar se ela realmente é necessária. Fique atento às ofertas tentadoras e busque comprar somente o que você precisa de fato.

Transfira dinheiro para o exterior com a Remessa Online

Caso você precise transferir dinheiro para alguém no exterior, mesmo em tempos de quarentena, saiba que é possível economizar em suas transferências ao utilizar o serviço da Remessa Online. A plataforma brasileira é 100% digital e envia remessas de dinheiro para mais de cem países e diversas moedas. 

A Remessa Online é segura, prática e barata.  Algumas das principais vantagens são:

  • Oferece taxas mais econômicas em comparação aos bancos tradicionais – tarifa de 1,3% sobre qualquer valor enviado
  • Taxa bancária de apenas R$5,90 para operação até R$ 2.500,00. Abaixo desse valor a taxa é isenta
  • A conversão das moedas é feita com o câmbio comercial e não há a cobrança de taxa adicional
  •  O beneficiário da remessa internacional não paga tarifa para receber dinheiro do exterior e recebe em apenas um dia útil
  • Toda atividade é credenciada pelo Banco Central do Brasil (Bacen)
  • A plataforma oferece a tecnologia de criptografia em todas as transações, garantindo muito mais segurança para o seu dinheiro 

Para utilizar os serviços da Remessa Online e transferir dinheiro para o exterior você pode fazer o cadastro em nosso site. 

Continue acompanhando o blog da Remessa Online e fique por dentro de outras vantagens para enviar e receber dinheiro do exterior.