Nos últimos anos, o número de brasileiros que buscam morar em Portugal têm aumentado exponencialmente. De 2018 para 2019, por exemplo, houve um aumento de mais de 45% e a quantidade de brasileiros morando em Portugal já ultrapassa os 150 mil.
Em meio a números tão expressivos, é inevitável não surgir dúvidas como “qual a motivação desses brasileiros”, e nessa hora, uma das preocupações mais comuns é sobre o seguro-viagem.
Para falar um pouco mais sobre esse assunto, separamos hoje 5 motivos pelos quais os brasileiros têm escolhido morar em Portugal e a obrigatoriedade do seguro-viagem. Veja!
Por que morar em Portugal?
Morar em Portugal transformou-se em uma ótima ideia para muitos brasileiros por alguns fatores, como:
Mudanças nas regras para o visto
Atualmente, há menos burocracia para retirar o visto de moradia em Portugal. Além disso, no caso de viagens e períodos curtos de estadia, o visto não é mais obrigatório para brasileiros.
Comunicação facilitada pelo idioma
Diferente de morar em países que falam inglês ou espanhol, por exemplo, em que é preciso aprender um novo idioma, em Portugal isso não é uma barreira.
O português de Portugal possui similaridades com o português do Brasil, e por isso, a comunicação é facilitada para quem deseja morar em Portugal.
Clima festivo parecido com o do Brasil
Outros povos da Europa tendem a ser mais críticos e distantes, e mesmo Portugal sendo um país europeu, a personalidade dos portugueses é mais parecida com a dos brasileiros.
Alguns hábitos são mais parecidos com a rotina dos brasileiros, como o de festejar, por exemplo. Esse clima festivo e acolhedor pode ser um fator positivo na hora de definir onde morar na Europa.
Facilidade para trabalhar
Portugal é um país com baixa taxa de natalidade, o que o torna basicamente um país de idosos. Diante desse cenário, sua política de contratação para estrangeiros tem estado cada vez mais maleável.
Há, portanto, facilidade para conseguir uma vaga de trabalho para quem pretende morar em Portugal.
Garantia de maior segurança
Um dos motivos que mais faz os brasileiros desejarem morar em Portugal é a segurança garantida.
Não é incomum ver pessoas andando tranquilamente com seus objetos de valor nas ruas ou sacando dinheiro em caixas de rua. Esse é um dos pontos que mais impressionam os brasileiros que querem morar na Europa.
E quanto ao seguro-viagem, é obrigatório?
Não é obrigatória a contratação do seguro-viagem para morar em Portugal, mas é altamente recomendado.
Para quem é brasileiro e decide morar em Portugal, por exemplo, há a opção de contratação do PB4, um certificado um pouco mais barato que o seguro-viagem.
O PB4 garante o atendimento em hospitais públicos conveniados e menores taxas sobre os serviços prestados. Mas, para cobertura completa de gastos em toda a Europa, é indicada a contratação do seguro-viagem.
Para entender um pouco melhor sobre as tendências de morar fora, mercado financeiro e novidades do mundo, continue acompanhando os conteúdos de nosso blog.