Se você pretende fazer um intercâmbio, precisa comprovar seu nível de proficiência em inglês. Uma das formas de fazer isso é por meio do TOEFL.
O Test of English as a Foreign Language é bastante conhecido pela qualidade e nível de dificuldade. O TOEFL exige bastante estudo e, inclusive, muitas pessoas optam por fazer cursos preparatórios com dicas para aprimorar o inglês. Dessa forma, evitam um desempenho abaixo do esperado no teste.
Então, que tal saber mais sobre o TOEFL? Neste post, vamos apresentar os principais detalhes sobre o teste. Continue lendo e saiba mais!
O que é a prova do TOEFL?
A prova do TOEFL é o Test of English as a Foreign Language, ou “Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira”. Por ser um exame de proficiência, seu objetivo é avaliar a capacidade de leitura, compreensão e linguagem de falantes não nativos do idioma. Aqui, o foco é o nível acadêmico. Por isso, essa é uma das formas mais reconhecidas e famosas de comprovar seus conhecimentos em inglês.
O TOEFL é elaborado pela empresa educacional de desenvolvimento de testes e pesquisas ETS. Ele é aplicado no mundo todo devido à sua alta confiabilidade. Assim, é válido para universidades, escolas e agências governamentais que exigem comprovação de proficiência no idioma.
Em alguns casos, o exame também é usado em processos seletivos de empresas brasileiras, que desejam colaboradores com domínio da língua inglesa. Portanto, é recomendado fazer esse exame, especialmente se você deseja fazer o high school ou, até mesmo, um doutorado no exterior.
Por que fazer o TOEFL:
- certificação reconhecida em todo o mundo;
- comprovação dos seus conhecimentos, habilidades e domínio do inglês;
- enriquecimento do currículo;
- facilidade para financiar estudos no exterior, pois você comprova que tem condições de acompanhar as aulas.
Quais as modalidades do TOEFL?
As modalidades do TOEFL são: TOEFL Primary, TOEFL iBT, TOEFL iBT Paper Edition, TOEFL Junior, TOEFL Home Edition e TOEFL ITP. Saiba mais sobre as 6 categorias.
1. TOEFL Primary
É o tipo de prova voltada para estudantes com mais de 8 anos cujo foco é avaliar o domínio das habilidades comunicativas em inglês. Dessa forma, demonstra se existe uma base para a continuação dos estudos.
2. TOEFL Junior
É um exame específico para adolescentes, mais especificamente para pessoas entre 11 e 16 anos. Permite que as escolas identifiquem o progresso do aluno. Também é usado para ingressar em muitos programas de intercâmbio gratuitos ou pagos.
3. TOEFL iBT
É uma prova realizada pela internet direcionada para adultos, que avalia 4 habilidades:
- reading;
- listening;
- speaking;
- writing.
Cada uma dessas áreas tem perguntas que totalizam 30 pontos. Portanto, o máximo são 120 pontos. O exame dura aproximadamente 4 horas, mas as seções têm um tempo específico para serem realizadas.
4. TOEFL iBT Paper Edition
É uma opção disponibilizada somente em alguns países. No Brasil, ele não está disponível. O exame é igual ao TOEFL iBT. Portanto, ele também é dividida em seções.
A diferença é que você faz os testes de reading, listening e writing em papel em um centro de testes. Além disso, a área de speaking é realizada em casa no prazo de 3 dias. No iBT normal, o processo é feito no local autorizado, mas pela internet.
5. TOEFL Home Edition
É o certificado de proficiência em inglês igual ao iBT, mas realizado a partir de casa. O processo é semelhante ao das outras modalidades iBT, mas é mais prático por não exigir deslocamento para um centro de testes. Ainda assim, é preciso programar a prova e o resto das preparações.
6. TOEFL ITP
É uma modalidade realizada pela internet ou em papel, em que são avaliadas 3 seções:
- listening;
- reading;
- estrutura da língua.
Portanto, não existe o speaking e o writing nesse tipo de prova do TOEFL. Por isso, ele é mais usado por escolas de idiomas quando o estudante termina um nível avançado. Em alguns casos, universidades estrangeiras solicitam o ITP para cursos de curta duração.
Assim, o TOEFL ITP é menos usado. Ainda assim, vale a pena fazê-lo, especialmente se deseja um curso de idiomas no exterior. Por sua vez, se você pretende fazer uma faculdade nos EUA, o iTB é mais indicado.
Quanto custa para fazer o TOEFL?
A taxa de inscrição para fazer o TOEFL custa 220 dólares. Ela pode ser paga por meio de cartões de crédito e débito internacionais, e-check, ordem de pagamento ou PayPal e deve ser feita no site oficial do ETS.
Serviços que podem ser cobrados no TOEFL:
- taxa do exame: 220 dólares;
- inscrição em atraso: 40 dólares;
- reagendamento da prova: 60 dólares;
- restabelecimento de pontuações canceladas: 20 dólares;
- relatórios complementares às pontuações: 20 dólares;
- análise da pontuação de speaking ou writing: 80 dólares;
- análise da pontuação de speaking e writing: 160 dólares;
- devolução de pagamento: 30 dólares.
Os valores são da ETS, pesquisados em janeiro de 2023:
Caso você tenha terminado o ensino médio nos Estados Unidos e tenha poucas condições financeiras, pode solicitar o serviço de redução de taxas. Ele cobre 50% do valor normal.
Se essa for uma alternativa, é preciso conferir as diretrizes da ETS. Em seguida, você deve preencher o formulário de solicitação de voucher de redução de taxas.
Qual o nível de inglês para fazer o TOEFL?
Não existe uma exigência de conhecimento mínimo para fazer o teste e, por isso, não há como reprovar na prova. Afinal, o exame de proficiência serve justamente para indicar a capacidade de domínio do idioma, medindo o nível de conhecimento e as seções que você precisa treinar para melhorar suas habilidades.
Dessa forma, você descobre em qual área ainda está deficiente. Inclusive, essa é uma das dicas para fazer pós-graduação no exterior. Afinal, as universidades que oferecem esses cursos costumam exigir notas elevadas.
Ao fazer o exame de proficiência, você descobre aquilo em que ainda precisa melhorar. Assim, foca os estudos na parte certa, otimizando a sua rotina e sua capacidade de obter uma boa pontuação.
É difícil passar no TOEFL?
Passar no TOEFL não é tão difícil quanto outros testes que podem ser solicitados, como o SAT (teste aplicado a estudantes do high school), o GRE (exame de admissão em mestrado) e o ACT (prova de admissão em universidades). Isso porque seu foco é o domínio do inglês e não existe uma nota mínima exigida. Porém, de 120 pontos, é interessante tirar 82 ou mais.
Isso porque essa é a média dos participantes do exame, conforme a ETS. Caso contrário, há uma chance maior da sua nota não ser aceita por escolas, universidades ou bolsas de estudo no exterior. Por isso, é importante se preparar bem para alcançar uma pontuação média a superior.
Portanto, conseguir uma boa nota é relativamente simples, já que o foco é o idioma. Ou seja, você não precisa mostrar seus conhecimentos em ciências, matemática ou física. Contudo, existem vários aspectos que podem prejudicar o seu desempenho na prova.
O que pode prejudicar no TOEFL?
1. O exame é cansativo por durar 4 horas
O exame dura cerca de 4 horas para ser realizado. Além de ser cansativo, você ainda precisa lidar com o tempo diferente dedicado a cada seção.
Ainda tem outro fator relevante: o writing é a última parte. Assim, no final do tempo, é necessário criar duas redações, sendo a parte mais difícil para muitas pessoas. Dessa forma, a chance de cometer erros é maior.
2. O teste requer um vocabulário avançado
Na parte de reading, você terá que comprovar sua capacidade de leitura. Isso significa entender textos com vocabulário mais avançado. Por isso, estude muito essa parte, porque até mesmo pessoas fluentes podem ter problemas.
O ideal é ler textos acadêmicos, pois são mais complexos e tem uma linguagem mais formal. Isso ajudará a ter uma compreensão melhor.
3. O exame é complexo por exigir mais de uma habilidade simultaneamente
Apesar do exame focar somente o idioma, ele é complexo. Afinal, as seções são divididas, mas você terá que usar mais de uma habilidade simultaneamente, já que é impossível separá-las totalmente.
Ainda que seja mais difícil, essa característica é positiva. Ao fazer o TOEFL, você tem uma preparação maior até para fazer um curso de inglês para programadores, por exemplo.
4. A etapa de listening tem áudios longos
As perguntas do teste são detalhistas. Por isso, se você observar apenas o cenário geral, acabará errando muitas questões. Essa situação fica visível em todas as seções, mas é ainda mais complicada na etapa de listening.
Isso porque os áudios são longos e só podem ser ouvidos uma vez. Mesmo que você possa fazer anotações, é difícil conseguir descrever tudo.
5. O teste contém perguntas dissertativas que dificultam o speaking e o writing
O TOEFL tem questões de múltipla escolha, mas também tem as dissertativas, dificultando as seções de speaking e o writing. Portanto, é necessário saber que você terá que falar sobre algo por um tempo predeterminado e deverá elaborar textos escritos.
6. Cada seção tem um tempo pré-determinado
- reading: 60 a 80 minutos para 36 a 56 questões;
- listening: 60 a 90 minutos para 34 a 51 questões;
- speaking: 20 minutos para 6 questões;
- writing: 20 minutos para a primeira questão e 30 minutos para a segunda.
Qual nota no TOEFL é boa?
A nota no TOEFL é boa quando você atinge uma pontuação acima da média de 50% dos participantes da prova. Se ficar superior a 75% da média, alcança um resultado ótimo. Assim, dados da ETS mostram que tirar cerca de 100 pontos é excelente, já que você é melhor do que 80% dos alunos que realizam a prova.
Vale a pena destacar que a avaliação da nota também depende da instituição na qual pretende estudar. Por exemplo, se você quer uma universidade da Ivy League, terá que alcançar a maior pontuação possível, porque a competitividade é maior.
Faculdades que exigem nota alta no TOEFL:
- Boston University;
- UCLA;
- University of Chicago;
- MIT;
- Cornell;
- NYU;
- Vanderbilt University;
- Notre Dame University;
- Yale;
- University of Washington.
De qualquer maneira, vale a máxima de tirar a maior pontuação possível. Assim, você poderá escolher a instituição em que pretende estudar e poderá até conseguir uma bolsa de estudos.
Agora, você sabe que o TOEFL é um teste importante para quem quer estudar no exterior. É necessário se preparar e conhecer o funcionamento do exame. Assim, você pode entrar nas melhores universidades dos EUA e aproveitar um futuro melhor.
E você, gostou de saber mais sobre um dos exames de proficiência mais conhecidos do mundo? Siga a Remessa Online nas redes sociais e receba os conteúdos com as melhores dicas para viver e estudar no exterior. Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram.
Resumindo
Fazer o TOEFL custa 215 dólares, fora algumas taxas extras como atraso (40 dólares) ou reagendamento da prova (60 dólares). Os valores podem ser pagos via cartão de crédito ou débito, PayPal, ordem de pagamento ou e-check. Tudo depende do meio usado para a inscrição.
A prova do TOEFL é um exame de proficiência que está entre os mais reconhecidos do mundo. Elaborado pela ETS, o Test of English as a Foreign Language analisa o domínio da língua inglesa por parte de falantes não nativos. O teste costuma ser utilizado em escolas e universidades, porque seu foco é o nível acadêmico. Assim, ele mostra a capacidade do estudante de usar e compreender o idioma. Em alguns casos, também é adotado por empresas e agências governamentais.
Passar no TOEFL é relativamente fácil, já que é exigido apenas o conhecimento do idioma. Porém, existem dificuldades, que precisam ser ultrapassadas como a duração da prova e de cada seção, vocabulário difícil, cobrança de múltiplas habilidades, detalhismo e questões abertas.