Certificado de proficiência em inglês: o que é e como tirar

Certificado de proficiência em inglês: o que é e como tirar

Saiba quais são e como tirar o certificado de proficiência em inglês

O certificado de proficiência em inglês é uma forma de comprovar sua fluência no idioma de maneira oficial. Por isso, ajuda a conseguir oportunidades de trabalho e estudo no Brasil e no exterior. Saiba quais são os principais tipos e como tirar.

Se você pretende estudar no exterior, é bem provável que precise apresentar um certificado de proficiência em inglês. Qualquer pessoa pode fazer esse teste, seja para viajar para outro país, seja para conseguir mais oportunidades no Brasil. Por isso, ainda que não seja obrigatório, é uma boa ideia realizar esse exame.

A ideia da certificação é comprovar a fluência em determinado idioma, no caso, o inglês. Por isso, muitas universidades do exterior solicitam a proficiência para saber se o estudante é capaz de acompanhar as aulas.

Por isso, se você pretende fazer um intercâmbio, precisa saber mais sobre o certificado de proficiência em inglês. Esse é o assunto que vamos abordar neste post. Continue lendo!

Certificados de proficiência em inglês são requisito obrigatório para disputar vagas em muitas universidades internacionais, disputar empregos no exterior e pedir visto de residência e vários países.
Certificado de proficiência em inglês é requisito obrigatório para disputar vagas em muitas universidades internacionais, disputar empregos no exterior e pedir visto de residência em vários países.

O que é o certificado de proficiência em inglês?

O certificado de proficiência em inglês é um exame que comprova a sua fluência no idioma. Existem diferentes opções, sempre oferecidas por uma instituição especializada. As duas mais conhecidas são o TOEFL e o IELTS.

O Test of English as a Foreign Language é comum entre as universidades dos Estados Unidos. No final do teste, você recebe uma pontuação que determina sua fluência. A universidade é que vai determinar se a nota recebida é suficiente ou não.

Por sua vez, o International English Language Testing System é mais solicitado por instituições do Reino Unido. Tem mais questões dissertativas e também oferece uma pontuação.

Qual é a importância de fazer esse teste?

Os certificados de proficiência em inglês têm objetivos e benefícios diferentes, mas ambos comprovam sua fluência no idioma. Como essa língua é a mais influente do mundo, os exames são essenciais para conseguir oportunidades de trabalho e estudo no exterior e até mesmo no Brasil.

Além disso, por mais que você termine um curso de inglês em uma escola especializada no idioma, o certificado não é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). É aí que a proficiência se torna ainda mais válida por se tornar um diferencial competitivo.

Em outras palavras, é uma forma de você conseguir uma vaga no exterior e até mesmo de alcançar um patamar profissional melhor em companhias brasileiras. Assim, você comprova que seu conhecimento está preparado para enfrentar diferentes situações.

Quais são os níveis de proficiência em inglês?

O Quadro ou Marco Comum Europeu é um ranking padrão internacional que classifica os níveis de conhecimento em inglês em diferentes gradações. Há 6 possibilidades diferentes. Veja quais são elas!

Nível A

Sua divisão é em A1 (iniciante) e A2 (básico). A pessoa que recebe esse certificado de proficiência em inglês comprova que compreende e usa expressões familiares e cotidianas para se comunicar na rotina.

Nível B

O intermediário (B1) e o pós-intermediário (B2) sinalizam que o estudante tem um nível um pouco maior de conhecimento e compreensão. No primeiro caso, o aluno entende as questões principais de temas familiares e é capaz até de reproduzir discursos coerentes e simples sobre assuntos conhecidos.

Quem recebe o nível B2 já é mais independente. Compreende as ideias principais e complexas de textos, ainda que os assuntos sejam abstratos. Também entende discussões técnicas sobre sua área de especialidade. Consegue se comunicar com falantes nativos sem problemas.

Nível C

O C1 é o nível avançado e o C2 é o proficiente. São os níveis mais altos que alguém pode chegar e são solicitados para estudar ou trabalhar no exterior. No primeiro grau, a pessoa compreende textos longos e exigentes, e se comunica de forma espontânea e fluente. No último, tem pleno domínio e compreende sem esforço tudo que ouve ou lê.

 IELTS, TOEFL e Cambridge são os testes de proficiência em inglês mais requisitados internacionalmente.
IELTS, TOEFL e Cambridge são os testes de proficiência em inglês mais requisitados internacionalmente.

Como é possível tirar o certificado?

As provas são feitas em centros autorizados da instituição que oferece o certificado de proficiência em inglês. Existem datas específicas e inscrições a serem feitas. O valor pago para o exame costuma ser de aproximadamente 200 dólares.

Qualquer pessoa pode fazer as provas, ainda que nunca tenha estudado inglês. São cobradas comprovações nas habilidades de leitura, conversação, compreensão auditiva e escrita e redação. Todas essas partes são feitas em um mesmo dia e têm um prazo específico de realização.

Por exemplo, o IELTS deixa 40 minutos para compreensão auditiva, 1 hora para compreensão de texto, 1 hora para redação e 14 minutos para conversação. Por sua vez, o TOEFL oferece de 1h a 1h20min para leitura, de 1h a 1h30min para compreensão auditiva, 20 minutos para conversação e 50 minutos para redação.

A pontuação depende de cada exame. Além do TOEFL, que é o mais aceito, e do IELTS, que normalmente é exigido como requisito acadêmico, existem outros certificados de proficiência em inglês:

  1. Test of English for International Communication (TOEIC): é mais direcionado para o ambiente corporativo;
  2. Cambridge: é bastante solicitado para quem deseja uma bolsa de estudo internacional;
  3. Examination for the Certificate of Proficiency in English (ECPE): tem conteúdo voltado para universidades e empresas, mas tem foco mais na carreira. É indicado para quem tem nível avançado;
  4. Cambridge Business English Certificate (BEC): é direcionado para o ambiente corporativo;
  5. Graduate Management Admission Test (GMAT): é exigido por escolas de negócios dos EUA e da Europa. Abrange habilidades matemáticas, de análise de dados e outras;
  6. BULATS: é oferecida por Cambridge e avalia o nível de conhecimento de um colaborador dentro da empresa.

Ao fazer o teste, você tem mais chances de fechar contatos profissionais, expandir sua carreira e participar de um intercâmbio. Por isso, escolha o certificado de proficiência em inglês e faça o seu. Você verá que será benéfico para sua carreira profissional ou estudantil.

Gostou de saber mais sobre o certificado de proficiência em inglês? Agora conheça as melhores universidades do mundo para fazer MBA e aproveite para melhorar na carreira!

Resumindo:

O que é ter proficiência em inglês?

É fazer a prova e ter o certificado emitido por uma instituição autorizada. O nível de fluência vai do iniciante ao fluente.

Quanto custa para fazer a prova do TOEFL?

A maioria dos exames de proficiência custam cerca de 200 dólares.

Para que serve o exame de proficiência em Inglês?

O teste comprova a sua fluência e o nível de conhecimento no idioma, a fim de conseguir melhores oportunidades.