Nas últimas semanas de março de 2022, uma bandeira de cartão de crédito vem ganhando destaque no mercado internacional, a UnionPay. A especialista chinesa de cartão de débito e crédito, apesar de ainda pouco conhecida no Ocidente, já está entre as líderes do mercado internacional.
Acompanhe o artigo abaixo para conhecer melhor como funciona a UnionPay. Vamos lá?
O que é UnionPay?
Aceita em 180 países, a China UnionPay, também conhecida como UnionPay International, é a empresa especialista chinesa em cartões de crédito. Criada em 2002, o UnionPay é o esquema nacional de pagamentos chinês, operando sob o controle do Banco Central da China.
A bandeira oferece uma série de produtos e serviços para seus clientes, como cartão de débito e crédito, tecnologias para pagamentos online e pagamentos contactless (por aproximação). Ou seja, funciona de forma semelhante às bandeiras Visa e Mastercard, bem conhecidas no Brasil e no exterior.
O cartão de crédito da UnionPay é internacional e aceito em 41 milhões de estabelecimentos em 180 países como:
- Hong Kong;
- Macau;
- Região de Taiwan;
- Japão;
- Coréia;
- Cingapura;
- Malásia;
- Tailândia;
- Austrália;
- Nova Zelândia;
- EUA;
- França;
- Alemanha;
- Grã-Bretanha;
- Suíça;
- Entre outros.
Qual a importância da UnionPay?
Segundo dados do site oficial, a empresa possui produtos inovadores disponíveis em 95 países e regiões e já emitiu 170 milhões de cartões em 70 países. Apesar de ainda ser pouco conhecida, a bandeira é a segunda maior rede de cartões do mundo com base no número de transações. Mas é preciso lembrar que seu público principal está na China, país mais populoso do mundo.
De acordo com o estudo feito pela consultoria americana Nilson Report, no primeiro semestre de 2021 a UnionPay conquistou 31,9% do mercado de cartões de crédito, débito e pré-pago, ficando atrás apenas da Visa, com 40,25% desse mercado. Em terceiro lugar ficou a Mastercard, com 24,73%.
No entanto, quando é considerado apenas as compras em dólares, a UnionPay Internacional fica em primeiro lugar, com 44,33%, movimentando US$ 15,679 trilhões.
China UnionPay no Brasil
No Brasil, a UnionPay mantém uma parceria com o Banco Itaú, sendo assim, os clientes da bandeira podem usar os caixas eletrônicos do Itaú para saques e consulta de saldo.
Ademais, segundo o site da empresa, mais de 60% dos estabelecimentos brasileiros aceitam a bandeira. Ela é aceita em locais com a sinalização do logotipo da empresa ou com terminal da maquininha da REDE. No site da maquininha Stone há mais informações sobre locais que aceitam a bandeira.

UnionPay International: como funciona
Afinal, como a bandeira funciona? O cartão de crédito internacional é aceito em diversos países. Confira como fazer as principais operações com o UnionPay.
Como obter o cartão UnionPay?
Atualmente é possível solicitar a emissão de um Cartão UnionPay com vários fornecedores que você encontra no site. Para isso, basta clicar aqui. Além disso, o site oferece uma lista de parceiros para solicitar o cartão de crédito.
Para isso, é preciso fornecer alguns documentos que confirmem seus dados pessoais, como carteira de identidade ou passaporte e um comprovante válido de residência. Vale lembrar que a UnionPay não solicita nenhuma informação sobre a situação financeira do futuro cliente.
No Brasil, você pode entrar em contato com os seguintes canais de atendimento:
- 0055 11 97177454;
- [email protected], com atendimento para toda a América Latina.
Como sacar UnionPay?
Para sacar com o UnionPay no Brasil, basta acessar qualquer terminal de caixa eletrônico do Banco Itaú. São mais de 30 mil em todo país.
Além disso, o saque pode ser feito em mais de 1,7 milhões de caixas eletrônicos com o logotipo da marca em todo o mundo, isso sem contar os que estão na China. No entanto, em alguns países como os EUA, o logotipo da empresa pode não estar presente nos caixas eletrônicos devido às práticas locais, mesmo que os cartões UnionPay sejam aceitos.
Normalmente, para fazer o saque é necessário inserir uma senha PIN antes de a operação começar. Quando não há essa opção, basta seguir o passo a passo comum do caixa eletrônico. Você pode encontrar o caixa eletrônico mais perto de você neste link.
Como pagar com UnionPay?
Por fim, para pagar com o cartão UnionPay, basta ir até um local que aceite a bandeira. Para isso, basta fazer a compra e colocar o PIN de seis números. Quando o cliente não possui um PIN, basta digitar seis números aleatórios (pode ser 000000) que a compra também irá dar certo.
Ao fazer compras no exterior, ela é feita na moeda local e a conversão em RMB (Renminbi, a moeda chinesa) é feita com base na taxa de câmbio do dia. Além disso, o cliente pode usar a opção de débito normalmente, quando a conta RMB tiver saldo suficiente.
UnionPay na Rússia
O UnionPay International ganhou destaque especial nas últimas semanas de março porque a Rússia vem sendo alvo de sanções após entrar em conflito com a Ucrânia. Entre eles, as bandeiras de cartão Visa e Mastercard anunciaram a suspensão de seus serviços na Rússia. Assim, cartões emitidos no país não serão mais aceitos em nenhum local.
Com isso, os bancos russos anunciaram que estavam trabalhando na emissão de cartões bancários da rede chinesa UnionPay. Com o cartão, os russos podem fazer pagamentos em 180 países ao redor do mundo, sem sofrer as consequências das sanções.
Vale lembrar ainda que diversos bancos russos já usavam o UnionPay, como o Sberbank e o Tinkoff. Porém, o que mudou é que agora essas instituições podem emitir novos cartões combinados ao sistema de pagamentos doméstico da Rússia, chamado Mir.
O conflito entre Rússia e Ucrânia fez com que a UnionPay ganhasse destaque. Mas, como existem inúmeras sanções econômicas, o país também foi afetado no sistema SWIFT, essencial para transferências e pagamentos internacionais. Acompanhe este artigo e entenda o que realmente aconteceu.
Resumindo
O UnionPay é o sistema de pagamentos da China e, desde 2005, tornou-se internacional. Está entre as primeiras empresas de cartão de crédito em volume de transações, junto às bandeiras Visa e Mastercard, devido ao tamanho considerável do mercado chinês.
Sim. É possível utilizar o UnionPay Internacional no Brasil. Segundo dados da empresa, 60% dos estabelecimentos brasileiros aceitam a bandeira. Ainda, é possível fazer pagamentos em máquinas da REDE e Stone e saques em caixas eletrônicos do Banco Itaú.
A bandeira é aceita em 180 países e regiões. Para solicitar o cartão, basta consultar um dos parceiros. Além disso, ele pode ter função débito ou crédito e é internacional. Normalmente, os locais em que é possível fazer saques ou pagamentos com o cartão são identificados com o logotipo da marca, mas é sempre bom perguntar a um atendente para não haver dúvidas.