Vantagens de ter dupla cidadania portuguesa

Conheça as vantagens de ter dupla cidadania portuguesa

Apesar de muitos brasileiros terem direito à cidadania portuguesa, poucos deles sabem dessa possibilidade, já que os ancestrais portugueses são parentes muito distantes. Mas se esse for o seu caso, saiba que isso não impede que você consiga tirar uma dupla cidadania portuguesa.

Ser um cidadão português e tirar um passaporte europeu é algo positivo em vários âmbitos. Profissionalmente falando, por exemplo, você consegue uma boa vantagem em relação a outras pessoas, já que indivíduos com dupla cidadania portuguesa podem trabalhar livremente em todos os países membros da União Europeia. Porém, essa é apenas uma das vantagens de ter dupla cidadania portuguesa.

Além da área profissional, tirar cidadania portuguesa também traz benefícios relacionados ao lazer, estudos e moradias em outros lugares além da Europa. Com um passaporte europeu você também consegue viajar para diversos lugares do mundo como turista sem precisar de visto.

confira as vantagens de ter dupla cidadania portuguesa no texto a seguir
Portugal oferece uma qualidade de vida almejada por muitos brasileiros. O que eles talvez não saibam é que pode ser que tenham o direito de serem reconhecidos como cidadãos portugueses.

Veja no post a seguir quais são as vantagens de ter dupla cidadania portuguesa.

Vantagens de ter dupla cidadania portuguesa

Ser considerado um cidadão europeu

A principal vantagem de ser considerado um cidadão europeu é a possibilidade de morar, trabalhar e estudar em Portugal e também nos outros 27 países que fazem parte da União Europeia sem necessidade alguma de visto.

Caso queira se mudar para algum país da União Europeia, a única exigência é que você preencha um cadastro junto à imigração caso você deseje morar em um país que não seja Portugal por mais de 3 meses.

Outro benefício é ter direito à assistência médica e aposentadoria no país exatamente como um cidadão europeu comum.

Qualidade de vida melhor

Que Portugal possui uma qualidade de vida melhor do que o Brasil não dá para negar. Além de menos roubos e índice de violência, o custo de vida no país não costuma ser tão caro, mesmo com o salário portugues menor do que o dos brasileiros. Com um poder de compra maior, mesmo quem ganha menos pode ter um padrão de vida bem mais alto em relação ao Brasil.

além do baixo índice de violência, Portugal é um país que oferece uma maior qualidade de vida graças ao seu alto poder de compra e preços baixos
Além do baixo índice de violência, Portugal é um país que oferece uma maior qualidade de vida graças ao seu alto poder de compra e preços relativamente baixos.

O serviço público de saúde também é um excelente benefício para quem tira a dupla cidadania portuguesa. Embora o serviço particular também seja de qualidade e ofereça um conforto maior, a maioria dos portugueses optam pelo serviço público – que apesar de público, é um serviço pago. A vantagem, porém, é que o valor não é tão exorbitante. Algumas consultas e procedimentos específicos, no entanto, são cobrados separadamente.

Facilidade de locomoção

Para quem deseja se locomover dentro da Europa toda, não existe grande dificuldade. Especificamente em Portugal, as cidades são bem próximas umas das outras. Com isso, além de poder ir pela estrada para cidades vizinhas em uma média de 1 hora e meia, você também pode pegar um trem e ir de um país para outro.

Morar em qualquer país da Europa

Além de poder morar em Portugal, ter a cidadania portuguesa também lhe concede o benefício de poder morar em qualquer país da União Europeia.

Além disso, você também possui os mesmos direitos e deveres de qualquer cidadão europeu, o que inclui trabalhar, estudar e visitar esses países sem precisar de nenhum visto.

Dessa forma, caso você tenha se mudado para Portugal mas não tenha se adaptado ou não consegue arrumar um emprego, não é necessário mudar de volta para o Brasil. Você pode escolher entre os outros 27 países como Itália e Polônia, por exemplo, para morar.

Pagar menos impostos

A maioria dos produtos em Portugal possui preços acessíveis e justos. Mesmo sem ocupar um cargo alto em seu trabalho no país, é possível ter uma qualidade de vida bastante elevada. Isso porque, com os preços baixos e o poder de compra alto, a tendência é que o padrão de vida seja maior.

Os custos baixos incluem também roupas produtos de higiene, produtos de limpeza, alimentação, objetos do dia a dia etc.

um casal gasta em média 250 euros em compras do mês nos supermercados portugueses
Um casal gasta em média 250 euros em compras do mês nos supermercados portugueses.

Além da alimentação ser bastante em conta nos supermercados portugueses, você também consegue comer fora de casa por 10 euros, por exemplo. Esse valor refere-se ao prato principal com uma sopa de entrada, ou uma bebida e uma sobremesa.

Já no supermercados, uma compra do mês para uma pessoa gira em torno de 150 euros, enquanto que para casais, 250 euros.

Os produtos de marca branca, ou seja, aqueles produzidos pelo próprio mercado, ainda garantem uma economia maior, sem perder a qualidade.

Enquanto isso, as quitandas portuguesas oferecem frutas, verduras e legumes por um preço mais baixo do que no mercado, já que os vendedores produzem tudo em seus sítios e vendem por um valor mais em conta. Mais ou menos como as feiras brasileiras.

Passar a nacionalidade para seus descendentes

Se você tem filhos ou pretende ter, saiba que você poderá passar a cidadania portuguesa para eles por Jus Sanguinis, que quer dizer Direito de Sangue. Isso porque a cidadania portuguesa é hereditária.

Ou seja, se sua mãe ou seu pai possuem cidadania portuguesa por ter nascido em Portugal ou ter adquirido a cidadania dos pais, você tem o direito à cidadania e também poderá transmiti-la a seus filhos.

E como você deve imaginar, seus filhos também poderão passar a cidadania para os próprios filhos e assim por diante.

Leia também: Como tirar dupla cidadania portuguesa

Isenção de visto consular

Sempre que vamos viajar para outro país é necessário um visto para conseguir entrar naquele lugar. Porém, com um passaporte português, além de não precisar de visto para morar e visitar os países da União Europeia, você também não precisa de vistos de turista para entrar em países como Canadá, Estados Unidos e Japão.

uma das grandes vantagens de ter dupla cidadania portuguesa é poder viajar para vários países como turista sem a necessidade de visto, como para os Estados Unidos
Uma das grandes vantagens de ter dupla cidadania portuguesa é poder viajar para vários países como turista sem a necessidade de visto, como para os Estados Unidos.

Isso acontece graças às boas relações diplomáticas entre Portugal e muitos outros país do mundo.

Viu como existem diversas vantagens de ter dupla cidadania portuguesa? Se você possui algum parentesco com um português, pode solicitar a sua dupla cidadania a qualquer momento. Com isso, além de poder morar em Portugal, também terá o direito de viajar e morar para diversos países da Europa, além de poder visitar grande parte dos países do mundo como turista sem precisar de visto.

Pensando em enviar dinheiro para Portugal ou outro país? Confira as nossas oportunidades aqui na Remessa Online!