Confira toda a documentação necessária para viajar para o Japão

Veja quais são os documentos necessários para morar no Japão

Conheça qual a documentação necessária para viajar ao Japão, como é o processo para tirar visto, detalhes sobre a cultura do país e a experiência que terá ao visitá-lo.

Vai sair de férias e está planejando para onde ir? Já pensou em viajar para o Japão? O país asiático reúne diversas características interessantes que merecem ser conferidas de perto.

Conhecer uma nação tão diferente como o Japão pode ser uma experiência bastante enriquecedora. Há muitas curiosidades sobre cultura e costumes desse que é considerado um dos países mais desenvolvidos do mundo.

Neste post vamos descrever um pouco das belezas e atrativos que você vai encontrar em solo japonês e deixar um passo a passo — de visto a documentos — com tudo que é preciso para tirar férias no Japão. Boa viagem!

Japão: um mundo de descobertas

viajar para o japão
O Japão combina elementos tradicionais de sua cultura com a modernidade

Terra de samurais — há um contraste entre a força e a sensibilidade no Japão. A cultura milenar de honra e disciplina cultuada pelos guerreiros samurais se mistura aos gestos sutis dos japoneses e às paisagens repletas de árvores cerejeiras que representam a fragilidade da vida pelo pouco tempo que ficam floridas.

Na cultura japonesa é hábito curvar-se no cumprimento em sinal de respeito e gratidão, como também tirar os sapatos diante de casas e templos. Os japoneses falam baixo e mantêm a tranquilidade, mesmo em situações tensas.

A arquitetura japonesa está entre uma das mais belas do mundo e em diversas cidades é possível conferir a preocupação que o povo japonês tem com a harmonia e o bom gosto. As casas, templos e jardins têm um design completamente diferenciado.

É tudo tão oposto à cultura ocidental, que você vai levar um tempo até se adaptar e pode ser que tenha dificuldades de partir quando chegar a hora de ir embora.

A mistura de gentileza, modernidade, cultura e desenvolvimento forma um conjunto de bons motivos para se desejar mais que alguns dias de férias.

A culinária do Japão, por exemplo, é um capítulo a parte. O arroz branco é tradicionalmente o alimento preferido do japonês. Ele é servido como prato principal, acompanhado de iguarias como peixe, carnes, legumes e verduras. Pode ser usado também em sushis, em uma composição de comida crua e cozida, resultando em uma gastronomia bastante peculiar.

A modernidade do Japão

No Japão a robótica está presente nas casas e nas fábricas
No Japão a robótica está presente nas casas e nas fábricas

A tecnologia, a cultura pop e os altos índices de alfabetização no Japão mostram um país moderno e inovador. Os jovens japoneses são sedentos de conhecimento e aplicam suas descobertas em diversas áreas.

Por isso é comum ver no Japão, algumas novidades que ainda não chegaram a algumas partes do mundo. A robótica está presente nas casas e nas fábricas, substituindo os humanos em coisas simples ou grandiosas — tudo depende do objetivo e dos ganhos.

Ambientalmente consciente, o Japão é um país preocupado com o desperdício de água e a produção de energia limpa. Você verá carros movidos a hidrogênio, privadas inteligentes e casas alimentadas por energia solar.

Poderíamos citar muito mais atrativos, mas você precisa ir, pessoalmente, conferir por que vale tanto a pena viajar para o Japão. Prepare-se para uma jornada e incrível, mas antes de fazer as malas vamos às questões burocráticas.

Processo de entrada no Japão

O visto de turismo lhe dá direito a uma estadia no Japão de, no máximo, noventa dias
O visto de turismo lhe dá direito a uma estadia no Japão de, no máximo, noventa dias

Ao viajar para o Japão de férias você precisará de um visto de permanência e para evitar uma negativa, prepare tudo com antecedência, pois você só dar entrada no pedido no mínimo três meses antes. Com o visto de turismo você terá direito a uma estadia de, no máximo, noventa dias.

Esse tipo de visto tem validade de até três anos e permite múltiplas entradas com período não superior a três meses. Alguns países estão isentos de visto para o Japão, mas o Brasil não figura na lista, ou seja, o pedido do visto é obrigatório.

Veja os tipos de vistos de acordo com os objetivos.

  1. Visto de Curta Permanência — turismo, visita a amigo, visita a parentes, participação em eventos, congressos e torneios;
  2. Visto de Trânsito — Trânsito;
  3. Visto Específico — cônjuge japonês, cônjuge japonês com certificado de elegibilidade, filho de japonês, cônjuge de filho de japonês, neto de japonês, cônjuge de neto de japonês, filho menor, solteiro e dependente de portador de categoria “long term resident”, “spouse or child of japanese national” ou “spouse of permanent resident”, cônjuge de residente permanente;
  4. Visto Comum — atividades culturais, treinamento, estudante colegial, dependente, dependente sem certificado de elegibilidade;
  5. Visto de Trabalho — professor, artista, atividades religiosas, jornalista, investidor/gerente de negócios, serviço legal/contador, serviço medico, pesquisador, instrutor, engenheiro, especialista em humanas/serviços internacionais, transferencia na mesma empresa, trabalhos qualificados, entretenimento.

O pedido de visto para viajar pra o Japão não exige entrevista como para alguns países. Você deve comparecer ao Consulado japonês mais próximo da sua residência, mas poderá enviar os documentos pelos Correios. A diferença é que, enviando pelos Correios, você pagará a mais por isso.

Agora veja os tipos de vistos de acordo com a permanência.

  1. Visto de uma entrada — quando você, durante a sua viagem, irá fazer uma única entrada no país;
  2. Visto de dupla entrada — quando você, durante a estadia, irá entrar por até 2 vezes no país;
  3. Visto de múltiplas entradas — quando você, durante a sua viagem, irá fazer mais entradas no país.

Documentos necessários para tirar o visto

 Os documentos necessários variam conforme o tipo de visto que você for solicitar
Os documentos necessários variam conforme o tipo de visto que você for solicitar

Os documentos variam conforme o tipo de visto que você for solicitar. Elencamos todos que são necessários, mas destacamos os principais para uma viagem de turismo.

Quando for solicitar o seu, consulte o site oficial para ter a certeza de não esquecer nenhuma informação e correr o risco de ter o visto negado.

  1. Passaporte (original);
  2. Formulário de Solicitação de Visto (original) — assinado conforme o passaporte, menores de 18 anos, assinatura do responsável, RG do responsável acima (cópia simples);
  3. Uma foto 4,5X4,5cm ou 3X4cm nítida e recente;
  4. Carteira de Identidade RG ou RNE (cópia simples);
  5. Passagem de ida e volta ou print de reserva de todos os trechos (original e cópia simples);
  6. Cronograma de viagem (original);
  7. Comprovante de renda (original e cópia simples) — Imposto de Renda Pessoa Física (todas as páginas, inclusive o recibo de entrega) e extratos bancários dos 3 últimos meses (ex.: extrato de aplicações, poupança,  investimentos),outros comprovantes de renda dependente de pais, filhos ou cônjuge, comprovante de renda do financiador da viagem, documento que comprove a relação familiar (cópia simples).

Documentos para visto de curta permanência

  1. Passaporte válido;
  2. Formulário de solicitação de visto preenchido e assinado conforme o passaporte;
  3. 1 foto recente, tirada no máximo há 6 meses (4,5X4,5);
  4. Cópia autenticada da identidade do requerente;
  5. Cópia da reserva de passagem de ida e volta, partindo do Brasil.

Tirar férias e ter momentos de descanso é importante e essencial para a qualidade de vida. Ao escolher viajar para o Japão, você além de vivenciar algo completamente diferenciado, vai ter muitas histórias para compartilhar na volta com parentes, amigos e colegas de trabalho.

Não esqueça um detalhe muito importante: como levar dinheiro em sua viagem? A moeda do Japão é o iene e o ideal é você abrir uma conta internacional e transferir remessas online, pois nem todos os cartões de crédito ou débito são aceitos no país.

Como em algumas cidades não há casas de câmbio disponíveis, você poderá enfrentar dificuldades para se locomover ou comprar se não tiver moeda local para fazer o pagamento.

Cuide disso ainda no Brasil, para que seu tempo de estadia nas tradicionais terras japonesas seja de puro encantamento. Boa viagem!

Resumindo

Precisa de visto para viajar para o Japão?

Todo brasileiro que viajar para o Japão precisa de visto. O visto de curta permanência é relativamente fácil de obter. Você só precisa ter o cuidado com os prazos de solicitação e enviar a documentação correta com preenchimento adequado do formulário.

Como levar dinheiro para o Japão?

O ideal é que você abra uma conta internacional e faça transferência online. Como a moeda oficial do Japão é o iene talvez você encontre dificuldades para uma boa cotação estando no Brasil e pague mais caro do que as tarifas de uma plataforma de remessa online.