Aprenda como economizar dinheiro para fazer o intercâmbio dos seus sonhos

Aprenda como economizar dinheiro para fazer o intercâmbio dos seus sonhos

Quem vai fazer intercâmbio sabe que a vida fora do Brasil pode ser muito cara, especialmente em países da Europa e da América do Norte, como Estados Unidos e Canadá. Neste post você vai descobrir como economizar dinheiro para fazer o intercâmbio dos seus sonhos com segurança e tranquilidade. 

Viajar para fora do país demanda planejamento. Se a viagem for para estudos e intercâmbio, o planejamento é ainda mais relevante, já que  o período de estadia é mais longo e o plano demanda a organização de documentos, estadia e planejamento das finanças.

Muitas pessoas que querem fazer intercâmbio têm dificuldade de economizar dinheiro para pagar a viagem e as despesas durante o período de estudos, e foi pensando nisso que desenvolvemos este post. Nele, você vai ter acesso a dicas que vão ajudá-lo a planejar a sua viagem com mais tranquilidade.

Quer economizar dinheiro para fazer o seu intercâmbio? Então continue a leitura e descubra como se planejar e formar uma boa reserva financeira para cobrir os seus gastos! Confira!

Faça um bom planejamento das suas despesas

O primeiro passo de qualquer planejamento financeiro em uma viagem de intercâmbio diz respeito ao planejamento das despesas. É necessário fazer um levantamento completo que permita ao estudante ter clareza com relação a todos os seus gastos estimados.

Para fazer este levantamento, você precisa saber qual será o plano contratado, o tempo de duração da estadia no país, os custos de acomodação, os custos com alimentação que não estão inclusas no plano contratado, despesas com transporte e entre outras coisas.

Se você tiver dúvida com relação aos gastos que podem surgir durante a viagem, vale a pena conversar com uma pessoa que já fez intercâmbio e que poderá compartilhar sua experiência e os aprendizados relacionados às finanças durante o período de estadia fora do país.

Monte uma planilha de controle de gastos

Quando falamos em planejamento financeiro, devemos ter em mente a necessidade de organizar todos os nossos gastos. Por isso, se você quer mesmo economizar dinheiro, deve montar uma planilha de controle de todos os seus gastos.

É importante criar o hábito de registrar todas as informações sobre os seus gastos numa planilha ou aplicativo específico. Isso te trará muito mais clareza sobre seus gastos.

Além de trazer clareza com relação aos gastos necessários e os supérfluos, você também terá um panorama mais real da sua realidade financeira e das despesas que precisam ser eliminadas do seu dia a dia. E é justamente neste ponto que chegamos a próxima dica: organização de prioridades.

Reorganize as suas prioridades

Quando estabelecemos um objetivo financeiro — que neste caso é: como economizar dinheiro para fazer o intercâmbio — precisamos montar uma lista de prioridades. Isso significa que você deverá abrir mão de algumas coisas para ter a possibilidade de alcançar outras.

Isso pode significar reduzir o número de idas ao cinema, de saídas para jantar ou simplesmente de gastos que não são prioritários. Organizar as prioridades permite que você estabeleça um objetivo e saiba exatamente onde, quando e como fazer para chegar até ele.

Saiba como economizar dinheiro para fazer o intercâmbio através de planejamento e organização.
Existem diversos aplicativos específicos para planejamento financeiro que são gratuitos
e poderão te ajudar a se organizar financeiramente para o intercâmbio.

Busque uma forma de complementar a sua renda

Outra maneira interessante de obter resultados ao planejar como economizar dinheiro para fazer o intercâmbio é buscando meios de conseguir uma complementação de renda. 

Você pode fazer trabalhos como freelancer, fazer horas-extras no seu trabalho ou até mesmo vender coisas que você não usa mais. Existem diversas formas de complementar a renda e garantir um dinheiro extra ao final do mês.

Quanto mais dinheiro você conseguir economizar em um espaço de tempo mais curto, mais rápida será a concretização do seu sonho de realizar um intercâmbio.

Além de todo o planejamento e organização que antecedem a viagem, é importante considerar a eventual necessidade de ajuda dos seus familiares durante o período do intercâmbio. Neste caso, suas transações internacionais podem ser feitas por meio da plataforma Remessa Online, que oferece o serviço mais rápido, seguro e barato disponível no mercado.

O dinheiro que será enviado do Brasil poderá chegar na sua conta no exterior em até 1 dia útil. Além disso, a Remessa possui o menor custo do mercado, 80% abaixo dos bancos.

Como você pode ver, não é impossível fazer um intercâmbio, para isso, basta organização e planejamento. Colocando nossas dicas em prática você pode tornar real o seu sonho de estudar no exterior.

Agora que você já sabe como economizar dinheiro para o seu intercâmbio, que tal descobrir algumas dicas que vão ajudá-lo a evitar apertos em outro país? Então confira este post com três dicas essenciais para não passar dificuldades no exterior.

Resumindo

Como economizar dinheiro para fazer um intercâmbio?

Primeiro você deve fazer um levantamento geral dos custos da viagem, depois deve montar o seu planejamento financeiro, cortando gastos supérfluos, fazendo reservas mensais e buscando fontes de renda adicionais.

Se eu precisar de dinheiro quando estiver fora do país, o que eu faço?

Você pode pedir a um familiar ou amigo que faça remessas internacionais de dinheiro para você. A plataforma Remessa Online oferece um serviço rápido, seguro e barato.