Ações FAANG: o que são e como investir?

Ações FAANG o que sao e como investir

Quando falamos em investir em ações de empresas como Facebook e Google, por exemplo, é natural que as pessoas pensem em um universo distante, apenas para mega investidores. Neste artigo, vamos mostrar que não é bem assim e que qualquer pessoa pode começar a investir em ações FAANG. 

Antes de mais nada, você sabe o que são ações FAANG?

FAANG é uma sigla para definir o grupo formado pelas empresas Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google – as maiores do mercado de tecnologia. Por serem empresas de capital aberto, o FAANG conta com ações de cada uma dessas empresas que podem ser adquiridas por quem quer investir em ações.

O que são as FAANG?

As FAANG são reconhecidas como representantes de uma nova ordem econômica mundial. O grupo é formado por empresas que estão presentes no dia a dia de grande parte da população do mundo todo – Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google. Ações FAANG são as ações dessas empresas negociadas na bolsa americana.

O uso das ferramentas desenvolvidas pelas FAANG faz parte da rotina pessoal e profissional de muitas pessoas, o que ajuda a explicar o crescimento contínuo dessas empresas.

As empresas também se destacam por não criarem necessidades contínuas para manter seus usuários ativos o tempo todo. O usuário consegue utilizar os serviços de cada uma dessas organizações em um único dia sem nem se dar conta. 

O grupo FAANG é composto pelas empresas de tecnologia que mais se valorizam no mundo. Investir nelas é sinônimo de bom investimento.
O grupo FAANG é composto pelas empresas de tecnologia que mais se valorizam no
mundo. Investir nelas é sinônimo de bom investimento.

Como investir em ações FAANG?

As FAANG estão entre as empresas que mais valorizaram nos últimos anos e continuam se valorizando. Quem investiu na Amazon quando a empresa abriu seu capital na bolsa, por exemplo, viu a aplicação crescer mais de 43.000% em 20 anos.  O Facebook, que está na bolsa desde 2012 valorizou 319% em cinco anos de operação. 

A Netflix, que está na bolsa desde 2002, passou por um grande reposicionamento, mudando seu modelo de negócios, identidade e uma série de fatores relacionados à marca, mas teve uma valorização de 14,666% durante todo esse período. 

Para adquirir uma ação de qualquer empresa do grupo FAANG o investidor pode seguir dois caminhos:

  1. Investir em Brazilian Depositary Receipts (BDR), negociados na B3. BDR são certificados que representam papéis emitidos por essas empresas no exterior;
  2. Investir diretamente na Nasdaq.

Os valores podem variar de acordo com a empresa, mas para encontrá-las é importante saber suas siglas, que são:

  1. Facebook – FB
  2. Amazon – AMZN
  3. Apple – AAPL
  4. Netflix – NFLX
  5. Alphabet (holding controladora do Google) – GOOG

Investindo em BDRs

Para comprar BDRs de qualquer uma dessas empresas, é necessário abrir uma conta em uma corretora. Cada instituição opera com valores próprios de corretagem, taxas – que também podem ser cobradas sobre a compra ou venda das ações. 

Depois de abrir a conta, faça uma transferência para o banco do investidor e acesse o sistema de negociação online (home broker) ou contrate a mesa de operações para fazer as aquisições. 

Investindo na Nasdaq

O investimento direto na Nasdaq exige que o investidor abra uma conta em uma corretora nos Estados Unidos. Após abrir a conta, será necessário depositar um montante que será utilizado na hora de investir. O envio do valor precisa ser feito por meio de uma remessa.  

Nas remessas internacionais, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) tem uma alíquota de 0,38% para contas de titularidade diferente e 1,1% para contas da mesma titularidade. 

A Remessa Online te ajuda a investir em ações FAANG. O serviço faz o envio do seu dinheiro para a sua conta em uma corretora no exterior com rapidez e em apenas um dia útil. Faça seu cadastro agora mesmo e torne-se um investidor global.