Entenda as diferenças entre NYSE e NASDAQ

para investir no exterior, conheça as bolsas NYSA e Nasdaq

Há mais oportunidades para investir em ações no exterior que no Brasil. Por exemplo, há várias bolsas de valores diferentes, que negociam diferentes títulos e investimentos. Por isso vale a pena conhecer melhor este mercado. Neste artigo, vamos explicar quais as diferenças das duas principais bolsas dos Estados Unidos, a NYSE e a NASDAQ.

Poucas pessoas sabem, mas não é necessário fazer grandes investimentos para montar uma carteira no exterior. Porém, esse é um assunto para outro artigo. Antes disso, você deve conhecer e saber as diferenças dos tipos de bolsa internacionais e qual é a melhor opção para quem quer investir no exterior. 

NYSE e NASDAQ: o que são essas siglas?

NYSE e NASDAQ são duas bolsas de valores dos Estados Unidos. A NYSE (The New York Stock Exchange) é a bolsa de Nova York, que existe desde 1791 e é considerada como a maior bolsa de valores do mundo. 

Em 1973, foi criada a NASDAQ, segunda maior bolsa de valores dos Estados Unidos. Para quem já investe no Brasil, a NASDAQ seria parecida com a B3, porém, sua atuação é focada em empresas de tecnologia. Essa também é a principal diferença entre as duas bolsas americanas. 

A NYSE conta com ações de indústrias e empresas que estão há mais tempo no mercado, afinal a bolsa existe há séculos. Já a NASDAQ, reúne a carteira de empresas mais novas e focadas no mercado de tecnologia. 

Porém, isso não quer dizer que a NYSE não tenha carteiras desses segmentos, pelo contrário. Recentemente, empresas como Twitter e Snapchat abriram capital na NYSE. Ambas disputam os IPOs (Initial Public Offerings) das maiores empresas do setor. 

Atualmente, quando você abre uma conta em uma corretora como a Drivewealth, é possível investir em ações listadas nas duas bolsas.

Quais são as principais diferenças entre NYSE e NASDAQ?

A NASDAQ surgiu por causa de um estudo que defendia a regulamentação e transparência das operações econômicas. No documento, uma das recomendações era que o controle das negociações financeiras pudessem ser feitas por meio de dispositivos móveis. Com isso, não seria mais necessário que o investidor ou cliente fosse até sua corretora ou banco para acompanhar suas transações financeiras. 

Esse debate foi fundamental para a criação da NASDAQ, uma bolsa que opera de forma totalmente eletrônica desde a sua criação. Esse novo modelo surgiu como um diferencial, comparado com o modelo da tradicional NYSE. 

Isso quer dizer que aquela cena de filme americano, onde os corretores compram e vendem ações fisicamente no pregão, nunca existiu na NASDAQ. As negociações na bolsa sempre foram automatizadas e eletrônicas. Esse modelo ficou conhecido como pregão eletrônico e começou a ser utilizado pela NYSE apenas em 2006. 

A NASDAQ surgiu de forma disruptiva, quebrando padrões de mercado, investindo em tecnologia. Por isso, sua forte relação com esse setor desde o seu início. Sempre atraindo empresas que atuam no setor. 

Entre 1997 e 2000, a NASDAQ registrou um grande crescimento em seu registro de empresas com abertura de capital. O movimento se deu por causa do surgimento e do crescimento das empresas do setor de internet. Entre as maiores empresas listadas nesta bolsa estão, Google, Apple, Groupon e Facebook. 

A NYSE tem aumentado sua lista de empresas do setor tecnológico, mas ainda conta com empresas mais tradicionais. O único momento em que a NYSE superou a NASDAQ, com uma carteira de clientes de tecnologia, foi em 2013. Atualmente, a bolsa tem feito campanhas para atrair mais empresas do setor. 

Para quem quer investir no exterior, é importante saber que oíndice que reflete o valor das ações também é diferente. A NASDAQ utiliza o NASDAQ Composite, que indica a performance das empresas do setor de tecnologia. E o Nasdaq 100, que reúne as 100 maiores empresas da bolsa eletrônica. 

Já a NYSE utiliza um índice tradicional, o Dow Jones Industrial Average, que mede o desempenho das ações de 30 das maiores e mais importantes empresas dos Estados Unidos. 

Quem quer investir em qualquer das duas bolsas, pode acompanhar o S&P 500, que lista as ações de 500 empresas das duas bolsas de acordo com o seu tamanho, liquidez e setor, entre outros fatores. Quer saber como investir no exterior e qual a melhor opção de investimento? Leia este artigo.

Resumindo

O que é a NYSE?

A NYSE (The New York Stock Exchange) é a bolsa de Nova York, que existe desde 1791 e é considerada a maior bolsa de valores do mundo. 

O que é a NASDAQ?

A NASDAQ surgiu em 1973 por causa de um estudo que defendia a regulamentação e transparência das operações econômicas. Por isso, ela é uma bolsa que opera de forma totalmente eletrônica desde a sua criação

Quais os principais índices da NYSE e NASDAQ?

A NYSE usa o Dow Jones Industrial Average, que mede o desempenho das ações de 30 das maiores e mais importantes empresas dos Estados Unidos. A NASDAQ usa o NASDAQ Composite, que indica a performance das empresas do setor de tecnologia, e o Nasdaq 100, que reúne as 100 maiores empresas da bolsa eletrônica.