Como fazer pagamentos de cursos no exterior?

como pagar curso no exterior usando a Remessa Online

Pagar a matrícula e o curso de graduação, pós ou MBA, e até cursos de idiomas no exterior é fácil. Veja todas as informações necessárias e o passo a passo de como pagar cursos no exterior.

Nos últimos anos, houve um grande aumento no número de brasileiros interessados em fazer cursos no exterior, seja graduação, MBA ou cursos intensivos de idiomas, com o objetivo de vivenciar novas experiências e impulsionar o currículo.

Uma das maiores dificuldades durante o processo é saber como fazer o pagamento do curso e escolher a forma mais barata e menos burocrática. Por isso, fizemos este artigo com dicas para te ajudar a economizar!

Qual é a melhor forma de fazer pagamentos de cursos no exterior?

Uma das formas mais simples e baratas é fazer uma transferência internacional para a conta bancária do beneficiário, nesse caso, a escola ou universidade.

Você pode fazer a transferência via instituições financeiras ou correspondentes bancários. É importante você sempre se atentar às taxas e documentos solicitados. As taxas e impostos dos bancos tradicionais costumam ser altos, pela Remessa Online, você pode enviar dinheiro para o exterior e pagar menos.

Para começar, todas as operações realizadas pela Remessa Online são autorizadas e seguem as normas do Banco Central do Brasil.

Quais são os documentos necessários?

Para fazer pagamentos de até R$ 75.000,00 anuais, você não precisa enviar nenhum documento, basta inserir seus dados pessoais como: nome, CPF e e-mail.

Se você precisar fazer pagamentos de valores maiores, serão necessários alguns documentos como:

      1. Documento de identidade (cópia de ambos os lados)
      2. Comprovante de residência legível de até 90 dias
      3. Declaração e recibo de entrega do Imposto de Renda atualizado
      4. Ficha cadastral original com firma reconhecida

Quem vai enviar o dinheiro precisa saber:

Quais são as informações necessárias para pagar seu curso no exterior?

Para fazer a transferência bancária é necessário ter as seguintes informações:

      1. Nome do beneficiário e país
      2. Dados bancários para pagamento (nome do banco e número da conta)
      3. Código SWIFT/BIC ou ABA Routing Number
      4. Código IBAN

Atenção: Os códigos bancários variam de acordo com o país de destino.
Geralmente, o código IBAN e o código SWIFT são fornecidos pelo próprio banco. Caso não encontre, veja aqui como encontrar o código IBAN ou em como encontrar o SWIFT e para que eles servem.

Como pagar cursos no exterior com a Remessa Online?

Primeiro, é necessário realizar seu cadastro na Remessa Online. Cadastre-se aqui.

Depois, clique em “Novo envio”. Agora, você precisa selecionar o que você quer fazer. Em outros serviços, você encontrará “Pagar curso ou tratamento de saúde”.

É fácil pagar cursos no exterior usando a Remessa Online.

Qual o valor total do seu pagamento? Aqui, você precisa inserir o valor total do pagamento do seu curso no exterior, não o valor de envio. Se o valor total do seu curso de graduação for USD 46.000 anuais, insira no campo, como ilustra a imagem abaixo:

Agora você precisa preencher os dados da conta para pagamento. A escola ou universidade deve te informar os dados e se há algum banco intermediário na operação.

O cadastro para pagar cursos no exterior é fácil e rápido.


Dê um nome para a História do seu pagamento de curso no exterior. Por exemplo: Curso de Inglês. A história funciona como centralizadora de todas as informações da sua remessa: motivo, pra quem e os dados bancários para o pagamento, e facilitam os envios recorrentes, caso você precise realizar outro pagamento para a mesma instituição, você não vai precisar preencher todas as informações novamente.

A Remessa Online é a melhor alternativa para pagamentos internacionais.

Depois, é preciso apenas enviar a invoice, fatura de pagamento do seu curso no exterior.
A sua história precisa de um dia de aprovação.

Depois de ter a história aprovada e fazer uma transferência, é necessário realizar o pagamento em reais via TED (transferência eletrônica disponível), e enviar o comprovante de pagamento até às 16h30 do dia da operação.

Após identificação do seu pagamento, o valor estará disponível na conta do beneficiário em até um dias útil.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Estamos à disposição para te ajudar.