Guia prático para comprar casa em Orlando

Guia para comprar casa em Orlando

Neste Guia vamos explicar em detalhes como você deve proceder para comprar um imóvel em Orlando, na Flórida. Você será apresentado ao potencial do mercado imobiliário da cidade, documentos e taxas envolvidas no processo.

Você sabia que comprar casa em Orlando e nas cidades vizinhas fazem do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, o que tem a maior procura por investidores de fora daquele país? A região corresponde a 20% do mercado de casas adquiridas por estrangeiros, de acordo com o relatório anual da National Association of Realtors (NAR).

Sob o nome Profile of International Transactions in U.S. Residential Real Estate 2019, o relatório elenca algumas características sobre a escolha da Flórida para a compra de imóveis. É o caso de leis tributárias mais tolerantes e regiões metropolitanas com custo de casas mais em conta.

Há quem tenha preferência por uma área ainda mais específica no estado da Flórida: a famosa cidade de Orlando. É possível comprar casa em Orlando para moradia definitiva ou como investimento, para aluguéis de temporada. Qualquer que seja o seu interesse no médio ou longo prazo, é preciso se planejar e se dedicar a conhecer este mercado para fazer a melhor escolha.

Se este é o seu momento para realizar este plano, preparamos este guia prático para você se preparar para este investimento!

Por que comprar casa em Orlando?

Orlando é o endereço de vários parques temáticos, como o Walt Disney World
Orlando é o endereço de vários parques temáticos, como o Walt Disney World

Assim como acontece com o mercado de imóveis em qualquer lugar do mundo, a localização faz toda a diferença, pois revela o potencial de valorização da propriedade no longo prazo. Com isso, o investimento para comprar casa em Orlando faz brilhar os olhos de estrangeiros, inclusive muitos brasileiros, por reunir fatores como:

  1. ser o endereço de parques temáticos;
  2. possuir grandes centros de compras;
  3. ter infraestrutura, segurança e qualidade de vida;
  4. ser uma região com alta procura por imóveis para aluguel de temporada;
  5. ter clima semelhante ao do Brasil.

Por ser uma região turística e ainda incluir um aeroporto internacional, a cidade de Orlando está em constante crescimento, o que é uma vantagem se você deseja investir em um imóvel.

Além da estrutura que a cidade oferece, a escolha do endereço também deve atender ao seu objetivo: se é adquirir uma residência para sua aposentadoria ou ter uma casa de férias (vacation home).

Há brasileiros que, ao comprar casa em Orlando, desfrutam do imóvel adquirido durante um período do ano, mas disponibilizam para aluguel de temporada. Essa é uma forma de ajudar nos custos de manutenção da casa e até de financiamento, se for o caso.

Se o seu interesse é disponibilizar o imóvel para locação, é importante que ela seja acessível a pontos de interesse para os inquilinos, como a proximidade dos parques temáticos, por exemplo.

Há regiões em Orlando que só permitem contratos de, no mínimo, sete meses, pois são áreas destinadas a residentes fixos. Em outros pontos, no entanto, é possível oferecer a moradia por períodos mais curtos.

Existem condomínios voltados exclusivamente para o aluguel rotativo (vacation communities), em que cada unidade deve ser mobiliada e equipada com utensílios, roupas de cama e banho.

Corretor de imóveis ou agente imobiliário

O processo de compra e venda deve ser feito por meio de um corretor de imóveis (realtor) ou um agente imobiliário (estate agent). Ambos precisam ter licença para trabalhar na Flórida e, no caso do corretor, ele precisa ser membro da National Association of Realtors.

Nos Estados Unidos, o profissional se torna seu representante e, por isso, é feito um contrato de exclusividade com ele.

A intenção do documento é dar garantia para ambas as partes, permitindo que ele trabalhe com mais dedicação para você para comprar casa em Orlando.

Procure por um corretor ou agente que tenha experiência com venda de propriedade para estrangeiros. Além de encontrar um imóvel que atenda às suas características, este profissional pode contribuir com a indicação dos demais contatos, como o consultor de hipotecas e escritório de advocacia, por exemplo.

Os corretores e agentes têm acesso à todas as propriedades na área em que atuam. Eles acessam o Multiple Listing Service (MLS), um banco de dados com todos as unidades disponíveis. Ou seja, não precisa recorrer a diversas imobiliárias e corretores independentes, como acontece no Brasil.

Como se preparar para a aquisição

Para comprar casa em Orlando, você deve levar em conta todas as despesas para esse investimento e o tempo que vai levar até estar, de fato, com as chaves na mão. Confira quais os demais custos envolvidos além do valor do imóvel:

  1. móveis e equipamentos;
  2. seguro para a transação da compra;
  3. impostos de transferência;
  4. impostos sobre propriedade;
  5. taxas de hipoteca (caso utilize);
  6. valor do sinal (entre 5% e 10% do valor total);
  7. taxa de inspeção (barulho, odor, estrutura, parte elétrica e hidráulica);
  8. taxa de condomínio;
  9. taxas de registros de serviços;
  10. manutenção;
  11. administração do imóvel.

Com a visão geral dos gastos, você pode estudar seu planejamento pessoal para escolher qual a melhor forma de pagar e manter este investimento.

Forma de pagamento

As casas em Orlando podem variar entre US$ 200 mill e US$ 600 mil , além das propriedades de luxo, que têm um custo maior. Nem todos os condomínios aceitam a aquisição através de financiamento. Aqueles próximos dos parques temáticos costumam pedir pagamento à vista, já que a tendência é de que o imóvel seja utilizado para aluguel rotativo.

Compradores estrangeiros dão maior preferência pelo pagamento à vista do que os demais compradores.

De acordo com o relatório da NAR, 41% das transações feitas por estrangeiros entre abril de 2018 e março de 2019 pagaram pelos imóveis à vista.

De qualquer forma, o financiamento é uma opção, pois os juros para esse tipo de compra nos Estados Unidos são mais baixos, variando entre 4,5% e 7% ao ano. É necessário passar por uma análise e ter o crédito pré-aprovado por um banco ou instituição financeira.

Se você pretende comprar casa em Orlando com financiamento, há consultores especializados em hipotecas para estrangeiros. As opções podem variar de acordo com a sua nacionalidade e o seu visto. Por conhecerem o mercado, eles podem buscar quais as opções mais viáveis e que atendam às suas necessidades.

No financiamento, a entrada fica entre 30% e 40% do valor do imóvel, e é preciso ter uma reserva como garantia para pagar as parcelas durante seis meses a até dois anos.

Escolha e compra do imóvel

Quando você decide comprar casa em Orlando e define qual a propriedade, sua oferta é formalizada em um contrato. Nele são listados:

  1. o valor do imóvel;
  2. formas de pagamento (sinal e tipo de financiamento);
  3. data para o término das negociações;
  4. prazos para que sejam feitas as vistorias e inspeções;
  5. relação das condições da propriedade.

Assim, o contrato é entregue à imobiliária com um depósito inicial ou a carta do crédito pré-aprovado. Depois de aceito e assinado, o documento segue para um cartório ou escritório de advocacia para concretizar a compra, verificar pendências e administrar o valor do sinal.

Concluída esta etapa, a venda é registrada e as chaves são entregues. E, então, você recebe a escritura definitiva em um prazo de 60 a 90 dias.

Documentação e pagamento

Um dos documentos necessários para fechar a compra do imóvel em Orlando é um passaporte dentro do prazo de validade
Um dos documentos necessários para fechar a compra do imóvel é um passaporte dentro do prazo de validade

Você também deve apresentar alguns documentos para comprar casa em Orlando, sendo alguns deles:

  1. passaporte dentro do prazo de validade;
  2. visto para os Estados Unidos;
  3. carta de referência bancária;
  4. pesquisa de crédito internacional;
  5. comprovante de renda.

Você pode fazer o pagamento por meio de uma transferência internacional para o vendedor do imóvel. A Remessa Online é a única plataforma online que permite fazer a transferência diretamente do Brasil para a conta do vendedor, seja ele pessoa física ou jurídica. Confira como enviar dinheiro para o exterior aqui.

Gostou desse artigo sobre como comprar um imóvel em Orlando? Então, que tal saber um pouco mais sobre como são as questões de trabalho nos Estados Unidos para brasileiros?