Como fazer intercâmbio no Canadá

por Remessa Online
3 minutos de leitura

Prepare-se para seu intercâmbio no Canadá. Saiba mais sobre a cultura, a alimentação, as principais atividades canadenses e muito mais para se conhecer no Canadá! 

Por muito tempo, o Canadá era ofuscado por seu vizinho maior – os Estados Unidos – no quesito intercâmbio e turismo. Isso mudou com o investimento do governo canadense em alavancar o turismo do país e melhorar a já tão bem avaliada educação do país.

Este movimento atraiu a atenção do mercado de intercâmbio e hoje faz com que o Canadá desponte muitas vezes como o destino favorito de jovens que buscam a fluência em inglês e francês – sim, o Canadá te oferece essa oportunidade! 

Intercâmbio no Canadá 1 - Como fazer intercâmbio no Canadá
Faça seu intercâmbio no Canadá

Por que escolher um Intercâmbio no Canadá? 

O Canadá é um dos países mais seguros do mundo, tanto para moradores, quanto para turistas. Isso já é um ótimo atrativo, mas as vantagens de escolher fazer um intercâmbio no Canadá também são culturais. 

Colonizado pela Inglaterra e a França, o país mantém as línguas de seus colonizadores como línguas oficiais até hoje. Isso faz com que uma boa parte dos nativos seja bilíngue e que intercambistas consigam aprender os dois idiomas durante sua estadia. 

O custo de vida durante o período em que o intercambista estudará também é um ponto à ser levado em conta. 

O CAD é a moeda utilizada no Canadá - Como fazer intercâmbio no Canadá
O CAD é a moeda utilizada no Canadá

O dólar canadense é mais barato que o dólar americano, e está sendo negociado por, em média, R$2,85~R$2,90 neste ano. Comparado com o Euro e o Dólar Americano, o dólar canadense – CAD – é a moeda mais barata e acessível para os brasileiros, sendo assim, mais um ponto positivo para seu intercâmbio no país! 

Educação no Canadá

Inclusiva desde sua formação, a educação no Canadá é algo muito importante para a sociedade e levada à sério, contando com leis que obrigam os jovens de 6 à 16 anos a frequentarem a escola, por exemplo.

O ensino público é gratuito até a conclusão da escola secundária na maior parte do país, com algumas cidades como Quebec expandindo a gratuidade para o nível colegial ou o pré-universitário (CEGEP), aplicando apenas uma taxa simbólica de matrícula. Estes incentivos fazem com que o Canadá tenha uma taxa de alfabetização de 99%

nibus escolar com crianças canadenses - Como fazer intercâmbio no Canadá
Ônibus escolar com crianças canadenses

No país, também são comuns métodos alternativos de educação, com metodologias inovadoras que fogem do simples “professor fala e escreve; aluno escuta e copia”. Atividades lúdicas, esporte e leitura são estimulados desde cedo, o que faz com que a população seja muito curiosa e apaixonada por esportes e artes

O nível superior também recebe incentivos do governo. Cerca de 80% dos gastos com educação são subsidiados pelo governo canadense, tornando a população altamente capacitada – cerca de 40% da força de trabalho do país possui diploma superior. 

Escolhendo o Canadá para seu intercâmbio, você estará imerso em educação do início ao fim de sua experiência! 

O que saber antes de fazer um intercâmbio no Canadá?

Quem tem a oportunidade de estudar no Canadá, por muitas vezes decide não voltar ao seu país de origem. É por isso que um a cada cinco cidadãos do país são estrangeiros. Este número tende a crescer, já que 51% dos estudantes estrangeiros terminam o curso buscando um visto de permanência no país.

O custo de vida no país tende a ser alto, variando muito entre cidades como Vancouver e Toronto. Outro ponto importante de atenção é o fato de que raramente as instituições de ensino oferecem bolsas de estudos

No geral, os estudantes que decidem por um intercâmbio no Canadá optam por fazer o high school (ensino médio) ou realizar sua formação em um college (universidade). Os cursos da modalidade college costumam ter até dois anos de duração e são similares aos cursos de nível tecnólogo do Brasil. 

Faça um Intercâmbio no Canadá na Toronto University - Como fazer intercâmbio no Canadá
Faça um Intercâmbio no Canadá na Toronto University

Apesar de subsidiar grande parte dos custos da graduação dos habitantes, esse benefício não é aplicado para estudantes internacionais. Na realidade, é comum que os alunos de intercâmbio paguem um valor maior do que os canadenses para cursar o ensino superior.  

Mesmo com esse valor maior aplicado para estudantes de fora, estudar no Canadá é muito mais barato do que nos Estados Unidos. Em média, o custo anual de uma college é de 12 a 20 mil dólares canadenses, que podem chegar a 35 mil, caso o estudante opte por um curso em uma universidade local. 

Trabalhar durante seu Intercâmbio no Canadá 

Diferentemente da Irlanda, que possibilita que os intercambistas trabalhem enquanto estudam, o Canadá aplica regras diferentes neste quesito. Até o ensino médio, qualquer estudante internacional é impossibilitado de trabalhar no período de moradia, nem mesmo durante as férias escolares.

No nível universitário ou college, é possível trabalhar 20 horas semanais, ou 40, caso a atividade se enquadre como um estágio. É muito importante conhecer as regras para trabalhar legalmente no país e não ter problemas com a regularização.

Faça um estágio em seu intercâmbio no Canadá - Como fazer intercâmbio no Canadá
Faça um estágio em seu intercâmbio no Canadá

A sociedade canadense é muito dedicada à regras, o que alimenta um estereótipo de que o canadense é educado, correto e justo. Esse comportamento também é refletido no dia a dia: por mais que as pessoas sejam amigáveis, os locais são mais reservados, diretos e objetivos que nós, brasileiros.

Turismo no Canadá

É muito importante aproveitar o seu período de intercâmbio para vivenciar a maior quantidade de experiências possíveis, afinal, esta é uma oportunidade única para crescimento pessoal e profissional, certo?

No quesito turismo, o Canadá apresenta uma grande diversidade natural, com destaque principal para as atividades de inverno. Esta é a estação preferida dos amantes de esportes do país, que possuem como paixão o hockey, a patinação, o beisebol e o basquete. 

O Hockey é um dos esportes mais populares do Canadá - Como fazer intercâmbio no Canadá
O Hockey é um dos esportes mais populares do Canadá

Os locais que mais atraem turistas são Vancouver e Toronto, com suas estações de esqui, museus naturais, parques e muito mais. A capital – Ottawa – e as cidades de Montreal, Québec, Yukon e Alberta também são destinos muito procurados. 

Vista de Quebec no Canadá - Como fazer intercâmbio no Canadá
Vista de Quebec, no Canadá

As principais cidades para seu intercâmbio no Canadá

As cidades canadenses compartilham entre si a segurança e o multiculturalismo pregados por seus habitantes. É fácil se impressionar com a educação do povo canadense, o cuidado e com a receptividades que as instituições de ensino e os estudantes possuem com os intercambistas que chegam ao país. 

Conheça agora as principais cidades para seu intercâmbio e saiba um pouco mais sobre o que visitar em cada uma delas! 

Toronto

Faça intercâmbio no Canadá e escolha Toronto como sua moradia - Como fazer intercâmbio no Canadá
Faça intercâmbio no Canadá e escolha Toronto como sua moradia!

Toronto é a cidade mais populosa do país e a que mais oferece passeios culturais na cidade. É lá que você poderá encontrar diversos restaurantes de culinárias diversas, shows de música, espetáculos artísticos e muitas baladas para públicos diferentes. 

Por conta da pluralidade de seus habitantes, é comum que os estabelecimentos tenham equipes preparadas para atender em diversos idiomas, além do francês e do inglês. 

Esta cidade é também a mais cara de se viver, com um alto custo de vida e de serviços. Mesmo assim, a oferta de trabalhos é vasta e aceita muito bem estrangeiros para serviços.

CN Tower em Toronto Canadá 1 - Como fazer intercâmbio no Canadá
CN Tower, em Toronto – Canadá

Quando estiver em seu intercâmbio em Toronto, não deixe de visitar a CN Tower, uma torre de 553 metros em que é possível observar a cidade toda! 

Símbolo da PATH nas ruas do Canadá - Como fazer intercâmbio no Canadá
Símbolo da PATH, nas ruas do Canadá

Ainda, busque conhecer o PATH, um centro comercial e cultural subterrâneo que possui lojas, academias, restaurantes, cinemas e muito mais. Este centro conecta diversos complexos empresariais com o subterrâneo da cidade e cria este centro comercial.

Vancouver

Vancouver é uma das cidades do Canadá que pode te apresentar diversos prédios, pontes e centros empresariais dividindo espaço com lagos, praias e dezenas de parques ao redor.

Com esse clima, o ritmo da cidade é um pouco menos agitado do que Toronto, mas não perde em nada no quesito experiência.

Vancouver pode também ser considerada a “Cidade da Garoa” do Canadá. É muito comum que, ao final da tarde, seja necessário tirar o guarda-chuva da mochila e correr até o táxi mais próximo para evitar um resfriado. 

Durante seu intercâmbio no Canadá se acostume com as chuvas de Vancouver - Como fazer intercâmbio no Canadá
Durante seu intercâmbio no Canadá, se acostume com as chuvas de Vancouver

Para aqueles que estão acostumados com o clima e o custo de vida de São Paulo, esta pode ser a cidade perfeita para seu intercâmbio no Canadá

Em Vancouver, a carreira de sucesso atual é a programação e áreas voltadas à tecnologia. O ambiente é muito propício à serviços inovadores e também é protagonista na cena audiovisual do país, sendo comum esbarrar com equipes de filmagem aproveitando a beleza da cidade para o cenário de suas obras.

Montreal

Montreal mescla toda a cultura da colonização dupla do país e mistura elementos franco-britânicos na arquitetura e no visual da cidade. Em cada lugar é possível sentir a influência dos dois países e a atmosfera europeia que o ambiente carrega.

Montreal é o destino mais escolhido para os intercâmbios no Canadá e é a mais procurada por universitários. É nela que a principal universidade do Canadá está localizada, a McGill

Universidade McGill em Montreal - Como fazer intercâmbio no Canadá
Universidade McGill, em Montreal

Por ser uma cidade bilíngue, se prepare para ouvir palavras francesas no meio de frases em inglês, e vice-versa. Antes de chegar em Montreal, é interessante que você estude ao menos o básico do francês, mesmo que seu objetivo seja estudar inglês! 

Não deixe de provar o Poutine (prato de batatas fritas, queijo e molho de carne) da cidade. Este é um dos pratos típicos do país e os feitos em Montreal são considerados os melhores do país, já que utilizam um tipo de queijo que só está disponível na região. 

Poutine um prato típico do Canadá - Como fazer intercâmbio no Canadá
Poutine, um prato típico do Canadá!

Se você decidir por seu intercâmbio no Canadá nesta cidade, se prepare: o investimento para o ensino superior em Montreal é um dos mais altos do país.

Quebec

Faça intercâmbio no Canadá e escolha Quebec como sua cidade 1 - Como fazer intercâmbio no Canadá
Faça intercâmbio no Canadá e escolha Quebec como sua cidade

Contrapondo com Montreal, Quebec é uma cidade muito mais tranquila e com menor custo de vida. A economia da cidade é ampla, mesmo sendo uma cidade com alto nível de população inativa (idosos, aposentados e mais). O nível de desemprego no local é baixo e é um dos lugares que mais concentra brasileiros no país.

Para morar no lugar, o francês é ainda mais importante, já que cerca de 80% da população adota a língua como principal.

O clima da cidade é bem gelado! Os festivais de inverno são bem comuns e neva muito no local. Se prepare para tirar a neve da calçada, usar meias grossas e aprender a andar com botas antiderrapantes.

Como pagar por seu intercâmbio no Canadá?

A melhor forma para pagar seu intercâmbio no Canadá e cursos no exterior é fazendo uma transferência com a Remessa Online.

Todas as remessas internacionais realizadas pela Remessa Online seguem as normas do Banco Central e utilizam o câmbio comercial, garantindo segurança e o menor custo do mercado.

home da remessa online 1 1024x535 - Como fazer intercâmbio no Canadá
Home da Remessa Online

Para pagar seu curso no exterior, é necessário apresentar a invoice do curso, que contenham o nome da instituição, o nome do estudante, o valor do curso e os dados bancários do beneficiário do exterior. 

Quais são as taxas aplicadas no pagamento de um intercâmbio para o Canadá?

Para pagamentos de cursos, intercâmbios e outros estudos, é aplicado o IOF, com alíquota de 0.38% e o custo da plataforma (consultar o simulador da Remessa Online). Não há outros impostos e incidência no Imposto de Renda.

Assuntos relacionados