Como fazer intercâmbio no Canadá

Prepare-se para seu intercâmbio no Canadá. Saiba mais sobre a cultura, a alimentação, as principais atividades canadenses e muito mais para se conhecer no Canadá! 

Por muito tempo, o Canadá era ofuscado por seu vizinho maior – os Estados Unidos – no quesito intercâmbio e turismo. Isso mudou com o investimento do governo canadense em alavancar o turismo do país e melhorar a já tão bem avaliada educação do país.

Este movimento atraiu a atenção do mercado de intercâmbio e hoje faz com que o Canadá desponte muitas vezes como o destino favorito de jovens que buscam a fluência em inglês e francês – sim, o Canadá te oferece essa oportunidade! 

Faça seu intercâmbio no Canadá
Faça seu intercâmbio no Canadá

Por que escolher um Intercâmbio no Canadá? 

O Canadá é um dos países mais seguros do mundo, tanto para moradores, quanto para turistas. Isso já é um ótimo atrativo, mas as vantagens de escolher fazer um intercâmbio no Canadá também são culturais. 

Colonizado pela Inglaterra e a França, o país mantém as línguas de seus colonizadores como línguas oficiais até hoje. Isso faz com que uma boa parte dos nativos seja bilíngue e que intercambistas consigam aprender os dois idiomas durante sua estadia. 

O custo de vida durante o período em que o intercambista estudará também é um ponto à ser levado em conta. 

O CAD é a moeda  utilizada no Canadá
O CAD é a moeda utilizada no Canadá

O dólar canadense é mais barato que o dólar americano, e está sendo negociado por, em média, R$2,85~R$2,90 neste ano. Comparado com o Euro e o Dólar Americano, o dólar canadense – CAD – é a moeda mais barata e acessível para os brasileiros, sendo assim, mais um ponto positivo para seu intercâmbio no país! 

Educação no Canadá

Inclusiva desde sua formação, a educação no Canadá é algo muito importante para a sociedade e levada à sério, contando com leis que obrigam os jovens de 6 à 16 anos a frequentarem a escola, por exemplo.

O ensino público é gratuito até a conclusão da escola secundária na maior parte do país, com algumas cidades como Quebec expandindo a gratuidade para o nível colegial ou o pré-universitário (CEGEP), aplicando apenas uma taxa simbólica de matrícula. Estes incentivos fazem com que o Canadá tenha uma taxa de alfabetização de 99%

Ônibus escolar com crianças canadenses
Ônibus escolar com crianças canadenses

No país, também são comuns métodos alternativos de educação, com metodologias inovadoras que fogem do simples “professor fala e escreve; aluno escuta e copia”. Atividades lúdicas, esporte e leitura são estimulados desde cedo, o que faz com que a população seja muito curiosa e apaixonada por esportes e artes

O nível superior também recebe incentivos do governo. Cerca de 80% dos gastos com educação são subsidiados pelo governo canadense, tornando a população altamente capacitada – cerca de 40% da força de trabalho do país possui diploma superior. 

Escolhendo o Canadá para seu intercâmbio, você estará imerso em educação do início ao fim de sua experiência! 

O que saber antes de fazer um intercâmbio no Canadá?

Quem tem a oportunidade de estudar no Canadá, por muitas vezes decide não voltar ao seu país de origem. É por isso que um a cada cinco cidadãos do país são estrangeiros. Este número tende a crescer, já que 51% dos estudantes estrangeiros terminam o curso buscando um visto de permanência no país.

O custo de vida no país tende a ser alto, variando muito entre cidades como Vancouver e Toronto. Outro ponto importante de atenção é o fato de que raramente as instituições de ensino oferecem bolsas de estudos

No geral, os estudantes que decidem por um intercâmbio no Canadá optam por fazer o high school (ensino médio) ou realizar sua formação em um college (universidade). Os cursos da modalidade college costumam ter até dois anos de duração e são similares aos cursos de nível tecnólogo do Brasil. 

Faça um Intercâmbio no Canadá na Toronto University
Faça um Intercâmbio no Canadá na Toronto University

Apesar de subsidiar grande parte dos custos da graduação dos habitantes, esse benefício não é aplicado para estudantes internacionais. Na realidade, é comum que os alunos de intercâmbio paguem um valor maior do que os canadenses para cursar o ensino superior.  

Mesmo com esse valor maior aplicado para estudantes de fora, estudar no Canadá é muito mais barato do que nos Estados Unidos. Em média, o custo anual de uma college é de 12 a 20 mil dólares canadenses, que podem chegar a 35 mil, caso o estudante opte por um curso em uma universidade local. 

Trabalhar durante seu Intercâmbio no Canadá 

Diferentemente da Irlanda, que possibilita que os intercambistas trabalhem enquanto estudam, o Canadá aplica regras diferentes neste quesito. Até o ensino médio, qualquer estudante internacional é impossibilitado de trabalhar no período de moradia, nem mesmo durante as férias escolares.

No nível universitário ou college, é possível trabalhar 20 horas semanais, ou 40, caso a atividade se enquadre como um estágio. É muito importante conhecer as regras para trabalhar legalmente no país e não ter problemas com a regularização.

Faça um estágio em seu intercâmbio no Canadá

A sociedade canadense é muito dedicada à regras, o que alimenta um estereótipo de que o canadense é educado, correto e justo. Esse comportamento também é refletido no dia a dia: por mais que as pessoas sejam amigáveis, os locais são mais reservados, diretos e objetivos que nós, brasileiros.

Turismo no Canadá

É muito importante aproveitar o seu período de intercâmbio para vivenciar a maior quantidade de experiências possíveis, afinal, esta é uma oportunidade única para crescimento pessoal e profissional, certo?

No quesito turismo, o Canadá apresenta uma grande diversidade natural, com destaque principal para as atividades de inverno. Esta é a estação preferida dos amantes de esportes do país, que possuem como paixão o hockey, a patinação, o beisebol e o basquete. 

O Hockey é um dos esportes mais populares do Canadá
O Hockey é um dos esportes mais populares do Canadá

Os locais que mais atraem turistas são Vancouver e Toronto, com suas estações de esqui, museus naturais, parques e muito mais. A capital – Ottawa – e as cidades de Montreal, Québec, Yukon e Alberta também são destinos muito procurados. 

Vista de Quebec, no Canadá

As principais cidades para seu intercâmbio no Canadá

As cidades canadenses compartilham entre si a segurança e o multiculturalismo pregados por seus habitantes. É fácil se impressionar com a educação do povo canadense, o cuidado e com a receptividades que as instituições de ensino e os estudantes possuem com os intercambistas que chegam ao país. 

Conheça agora as principais cidades para seu intercâmbio e saiba um pouco mais sobre o que visitar em cada uma delas! 

Toronto

Faça intercâmbio no Canadá e escolha Toronto como sua moradia!

Toronto é a cidade mais populosa do país e a que mais oferece passeios culturais na cidade. É lá que você poderá encontrar diversos restaurantes de culinárias diversas, shows de música, espetáculos artísticos e muitas baladas para públicos diferentes. 

Por conta da pluralidade de seus habitantes, é comum que os estabelecimentos tenham equipes preparadas para atender em diversos idiomas, além do francês e do inglês. 

Esta cidade é também a mais cara de se viver, com um alto custo de vida e de serviços. Mesmo assim, a oferta de trabalhos é vasta e aceita muito bem estrangeiros para serviços.

CN Tower, em Toronto – Canadá

Quando estiver em seu intercâmbio em Toronto, não deixe de visitar a CN Tower, uma torre de 553 metros em que é possível observar a cidade toda! 

Símbolo da PATH, nas ruas do Canadá

Ainda, busque conhecer o PATH, um centro comercial e cultural subterrâneo que possui lojas, academias, restaurantes, cinemas e muito mais. Este centro conecta diversos complexos empresariais com o subterrâneo da cidade e cria este centro comercial.

Vancouver

Vancouver é uma das cidades do Canadá que pode te apresentar diversos prédios, pontes e centros empresariais dividindo espaço com lagos, praias e dezenas de parques ao redor.

Com esse clima, o ritmo da cidade é um pouco menos agitado do que Toronto, mas não perde em nada no quesito experiência.

Vancouver pode também ser considerada a “Cidade da Garoa” do Canadá. É muito comum que, ao final da tarde, seja necessário tirar o guarda-chuva da mochila e correr até o táxi mais próximo para evitar um resfriado. 

Durante seu intercâmbio no Canadá, se acostume com as chuvas de Vancouver

Para aqueles que estão acostumados com o clima e o custo de vida de São Paulo, esta pode ser a cidade perfeita para seu intercâmbio no Canadá

Em Vancouver, a carreira de sucesso atual é a programação e áreas voltadas à tecnologia. O ambiente é muito propício à serviços inovadores e também é protagonista na cena audiovisual do país, sendo comum esbarrar com equipes de filmagem aproveitando a beleza da cidade para o cenário de suas obras.

Montreal

Montreal mescla toda a cultura da colonização dupla do país e mistura elementos franco-britânicos na arquitetura e no visual da cidade. Em cada lugar é possível sentir a influência dos dois países e a atmosfera europeia que o ambiente carrega.

Montreal é o destino mais escolhido para os intercâmbios no Canadá e é a mais procurada por universitários. É nela que a principal universidade do Canadá está localizada, a McGill

Universidade McGill, em Montreal
Universidade McGill, em Montreal

Por ser uma cidade bilíngue, se prepare para ouvir palavras francesas no meio de frases em inglês, e vice-versa. Antes de chegar em Montreal, é interessante que você estude ao menos o básico do francês, mesmo que seu objetivo seja estudar inglês! 

Não deixe de provar o Poutine (prato de batatas fritas, queijo e molho de carne) da cidade. Este é um dos pratos típicos do país e os feitos em Montreal são considerados os melhores do país, já que utilizam um tipo de queijo que só está disponível na região. 

Poutine, um prato típico do Canadá!
Poutine, um prato típico do Canadá!

Se você decidir por seu intercâmbio no Canadá nesta cidade, se prepare: o investimento para o ensino superior em Montreal é um dos mais altos do país.

Quebec

Faça intercâmbio no Canadá e escolha Quebec como sua cidade

Contrapondo com Montreal, Quebec é uma cidade muito mais tranquila e com menor custo de vida. A economia da cidade é ampla, mesmo sendo uma cidade com alto nível de população inativa (idosos, aposentados e mais). O nível de desemprego no local é baixo e é um dos lugares que mais concentra brasileiros no país.

Para morar no lugar, o francês é ainda mais importante, já que cerca de 80% da população adota a língua como principal.

O clima da cidade é bem gelado! Os festivais de inverno são bem comuns e neva muito no local. Se prepare para tirar a neve da calçada, usar meias grossas e aprender a andar com botas antiderrapantes.

Como pagar por seu intercâmbio no Canadá?

A melhor forma para pagar seu intercâmbio no Canadá e cursos no exterior é fazendo uma transferência com a Remessa Online.

Todas as remessas internacionais realizadas pela Remessa Online seguem as normas do Banco Central e utilizam o câmbio comercial, garantindo segurança e o menor custo do mercado.

Home da Remessa Online
Home da Remessa Online

Para pagar seu curso no exterior, é necessário apresentar a invoice do curso, que contenham o nome da instituição, o nome do estudante, o valor do curso e os dados bancários do beneficiário do exterior. 

Quais são as taxas aplicadas no pagamento de um intercâmbio para o Canadá?

Para pagamentos de cursos, intercâmbios e outros estudos, é aplicado o IOF, com alíquota de 0.38% e o custo de 1.3% da plataforma. Não há outros impostos e incidência no Imposto de Renda.