Entenda como abrir uma conta bancária na Espanha

Você sabe como abrir conta bancária na Espanha? Se você pretende estudar, trabalhar, investir ou até mesmo se mudar para

Saiba como abrir conta bancária na Espanha

Você sabe como abrir conta bancária na Espanha? Se você pretende estudar, trabalhar, investir ou até mesmo se mudar para um país espanhol deve entender bem como enviar dinheiro para lá. Acompanhe os detalhes neste artigo!

Os bancos da Espanha são exigentes na abertura de conta para estrangeiros. Além do número de identificação de estrangeiro (NIE), para abrir a conta, o usuário precisará apresentar um comprovante de endereço (que pode ser substituído pelo certificado de não residente), um passaporte válido e dados para contato.

Se você vai passar um tempo considerável na Espanha uma das primeiras coisas que você precisa fazer quando chegar ao país é procurar um banco para abrir sua conta.

Neste post vamos falar sobre como abrir conta bancária na Espanha, descrever qual é a documentação necessária e relacionar os principais bancos, para que você saia do Brasil com uma boa noção de tudo que precisa para não passar aperto sem dinheiro no exterior!

A Espanha costuma ser bastante burocrática para permitir que estrangeiros abram conta no país. Mas seguindo o passo a passo as coisas ficam mais fáceis
A Espanha costuma ser bastante burocrática para permitir que estrangeiros abram conta bancária no país. Mas seguindo o passo a passo as coisas ficam mais fáceis.

Passo a passo para abrir conta bancária na Espanha

Ter meios de enviar dinheiro ao exterior e receber moeda de fora enquanto você estiver em terras estrangeiras é a melhor maneira de sentir segurança em um país estrangeiro. A certeza de não passar aperto e contar com o dinheiro mostra o quanto é importante se preocupar com essas questões burocráticas.

Vamos ao passo a passo de tudo que você precisa fazer para abrir sua conta bancária na Espanha. Esteja atento a todas as exigências e detalhes para você, como estrangeiro, não pagar tarifas mais altas do que são de fato devidas!

Documentação necessária

O primeiro documento que você deve ter em mãos é o NIE — número de identificação de estrangeiro. Aliás, você precisará dele para muitos outros serviços, como assinar um contrato de aluguel, por exemplo. Portanto, trate de obtê-lo assim que pisar em terras espanholas.

O banco vai solicitar a apresentação do passaporte válido, e do comprovante de residência, o que talvez você não tenha no momento. Dependendo do banco podem ser exigidos documentos como apólice de contratação do seguro saúde ou a declaração de trabalho, caso esse seja o propósito da sua permanência na Espanha.

Caso você ainda não tenha definido onde morar e não tenha comprovante de residência, não se preocupe, pois há solução. Vá até a delegacia da Polícia Nacional ou Departamento de Imigração, levando o passaporte e solicite o Certificado de não residente.

Caso você queira agilizar o processo, o banco mesmo pode emitir o certificado, mas cobrará uma taxa por isso. O prazo para o certificado ficar pronto é de 10 dias a contar da solicitação nos dois casos, com a diferença do tempo que você levaria para ir até as primeiras opções.

Principais bancos

Na Espanha existem os bancos e as caixas econômicas. Embora ofereçam os mesmos serviços, a diferença está no fato de os bancos terem abrangência nacional e as caixas, regional.

Fique atento a esse detalhe, pois caso você precise sacar dinheiro em caixas eletrônicos e seu banco não estiver disponível, você pagará uma tarifa por isso.

O horário de atendimento dos bancos espanhóis — normalmente entre 8h30 e 14h00 — é diferente e varia entre bancos e agências, por isso procure saber sobre o funcionamento para não ter problemas quando precisar recorrer aos atendimentos presenciais.

Os principais bancos são:

Como abrir conta bancária na Espanha

O processo de abertura de uma conta na Espanha não é tão diferente do que você está acostumado no Brasil, mas o fato de ser estrangeiro torna a exigência maior, principalmente quando o solicitante não contribui para Seguridad Social de lá — o chamado domicílio fiscal.

Talvez o fato de não ter um contrato de trabalho ou vinculação fiscal faça com que o banco exija um depósito mínimo para abrir sua conta ou uma movimentação de um valor mensal. Se você estiver disposto a contratar um serviço do banco será mais fácil abrir a conta.

A abertura da conta em alguns bancos pode ser online, com escaneamento dos documentos para verificação da identidade. O fato de ser estrangeiro pode obrigar você a, em algum momento, precisar ir até a agência entregar uma cópia desses documentos, o que é bastante provável.

Os bancos Santander e BBVA não cobram taxa de abertura ou de manutenção, mas você precisa ter mais de 18 anos e o número do NIE. Para ter direito a esse benefício, você terá que movimentar pelo menos 600 euros por mês.

Já o Bankia cobra 5 euros por mês mais €0,50 de custo administrativo, valor consideravelmente maior que o Sabadell que cobra 9 euros a cada trimestre e o CaixaBank com cobrança de 12 euros por trimestre, mas sem taxa administrativa.

Como enviar dinheiro para a conta no exterior

Como você pôde perceber, abrir uma conta na Espanha pode implicar em custos altos, pois pode haver a cobrança de tarifas de manutenção e a cada saque serão aplicadas mais taxas. O que determina se é ou não viável abrir uma conta no país é o tempo que você vai permanecer na Espanha — para uma temporada curta provavelmente não vale a pena abrir uma conta.

Agora, se a intenção for passar uma temporada mais longa, fazer negócios com a Espanha ou residir no país, o melhor é mesmo abrir uma conta bancária na Espanha. Com a conta aberta, você pode enviar dinheiro da Espanha ao Brasil ou enviar dinheiro do Brasil para essa conta no exterior.

Em ambos os casos, a Remessa Online é a melhor solução. Envie dinheiro ao exterior pagando as menores tarifas do mercado. Você também pode usar a Remessa Online

Através da Remessa Online você pode enviar dinheiro do Brasil para sua conta na Espanha pagando apenas 1,3% de tarifa de envio. O dinheiro é enviado em até 1 dia útil. No caso de recebimentos no Brasil, o titular da conta bancária na Espanha pode enviar o dinheiro para a Remessa Online e o beneficiário do valor pode transferir o dinheiro para sua conta nacional. A tarifa também é de 1,3%, mais barata que a praticada pelos bancos.

Cadastre-se e aproveite as facilidades de usar a Remessa Online.

Resumindo:

Quais são os principais bancos da Espanha?

Bankia;
BBVA;
La Caixa;
Sabadell;
Santander;
Banco Popular.

Quais são os documentos necessários para abrir conta bancária na Espanha?

É necessário o NIE – Número de Identificação de Estrangeiro. O banco também vai solicitar a apresentação do passaporte válido e do comprovante de residência. Cada banco pode solicitar documentação complementar.