Investidor internacional: 7 dicas para conquistar aporte de capital para sua empresa

por Andrea Cortes
3 minutos de leitura
Investidor internacional

No cenário atual de negócios, existem muitos investidores empresariais em busca de oportunidades de investimento lucrativas, não apenas em seu próprio país, mas também fora do Brasil. Dessa forma, atrair um investidor internacional pode ser muito benéfico para as empresas nacionais. 

Acompanhe o artigo abaixo e veja 7 dicas para você conquistar um investidor internacional para sua empresa e alavancar os negócios.

A importância de um investidor internacional

Quem tem uma empresa, seja no início do processo ou já consolidada, pode ter interesse em conseguir um investimento estrangeiro para alavancar seus negócios.  

Existem muitos motivos para expandir além da zona de conforto e procurar investidores internacionais para ajudar a financiar seu projeto. Primeiramente, essa é uma excelente maneira de crescer para novos mercados além das fronteiras brasileiras.

Além disso, tornar-se global ajuda você a aproveitar o capital, a tecnologia e o talento que antes apenas as grandes empresas podiam acessar.

Como conseguir um investidor internacional?

Como dissemos acima, conseguir um investidor internacional pode ser a chave que falta para o sucesso de seu negócio. Mas como conseguir?

O primeiro passo é construir uma base sólida. Isso porque, antes que uma empresa possa utilizar qualquer estratégia para atrair financiamento estrangeiro, ela deve primeiro acertar os princípios básicos. É preciso focar em alguns pontos-chave e criar um plano claro. Dessa forma, é possível atrair investidores em potencial.

Veja abaixo estão algumas dicas úteis sobre como conseguir um investidor internacional:

plano de negocios para atrair investidores internacionais - Investidor internacional: 7 dicas para conquistar aporte de capital para sua empresa
Elabore um plano de negócios conciso para atrair investidores internacionais.

1. Crie um plano de negócios sólido

O primeiro passo para buscar investidores internacionais é criar um plano de negócios. Esse documento irá mostrar para possíveis investidores que vale a pena apostar em sua empresa. 

Nesse plano de negócios é importante ter muito claro o seu modelo de negócio, assim como o cenário competitivo que irá operar. Além disso, para calcular o valor monetário de sua empresa, é preciso considerar:

  • Todos os investimentos necessários;
  • Prováveis ​​riscos e ​​gargalos;
  • Previsão de receitas e lucros potenciais.

Toda essa pesquisa e planejamento iniciais darão às empresas uma boa base para calcular quanto de financiamento elas vão precisar e abordar os investidores estrangeiros com valores corretos em mãos. 

2. Aproveite as oportunidades de networking internacional

Existe um ditado que diz: ‘Não é o que você sabe. É quem você conhece”. No mundo hiperconectado de hoje, muitos caminhos estão disponíveis para networking com investidores em potencial. 

Conferências internacionais, encontros, competições, filiação a associações comerciais/empresariais são apenas algumas das maneiras offline que os empreendedores podem usar para expandir sua lista de contatos globais. 

Além disso, quem busca opções online pode contar com os fóruns online como o LinkedIn, que também são úteis para encontrar e se conectar com investidores em potencial.

Mas lembre-se que encontrar investidores é apenas o primeiro passo. Construir confiança leva tempo. Portanto, os empreendedores têm maior probabilidade de converter uma oportunidade promissora em real investimento se gastarem tempo e esforço no desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo com seus contatos. 

Como trabalhar para o exterior: 
confira aqui uma lista de oportunidades.

3. Participe de feiras e conferências comerciais

Vá ao encontro de investidores em potencial. As principais feiras comerciais internacionais em seu campo trazem potenciais investidores estrangeiros para um local centralizado. Essa pode ser uma excelente oportunidade de apresentar seu negócio. 

4. Participe de competições internacionais de startups

Existem diversas competições que são organizadas globalmente para fornecer financiamento para as startups mais inovadoras. Muitos delas aceitam participantes de todo o mundo. 

Por meio do envolvimento em uma competição de nível internacional, uma startup pode não apenas gerar buzz para sua ideia de negócio, mas também construir uma reputação antes mesmo de chegar ao mercado. 

Além disso, participar de competições é uma ótima maneira de se relacionar com especialistas e mentores que, além de dinheiro, podem dar conselhos valiosos.

5. Encontre aceleradores e incubadoras globais de startups

Incubadoras e aceleradoras de negócios internacionais são outras opções viáveis ​​para empresas em busca de financiamento. Além do dinheiro, muitas incubadoras também oferecem um espaço de coworking gratuito ou de baixo custo, ideal para pequenas equipes.

Mas não é só isso. Elas também conectam empresas a possíveis investidores do mundo todo. 

6. Tenha uma boa equipe

É preciso lembrar que o investidor internacional está investindo em toda sua empresa. Por isso, é fundamental ter uma boa equipe qualificada e que inspire confiança. 

Aliás, esse será um dos fatores analisados para a aprovação do investimento porque o time precisa atender às demandas e é importante que os gestores tenham experiência no mercado. 

7. Conheça o Remessa Online for Startups

Para conseguir um investimento internacional, sua empresa precisa estar preparada para receber o capital. Para isso, você pode contar com a Remessa Online for Startups, que oferece soluções para startups receberem transferências internacionais com preço justo. 

Além disso, você conta com uma equipe para tirar todas as suas dúvidas sobre a burocracia do investimento. Gostou dessas dicas? Então conheça neste artigo a Remessa Online for Startups

Assuntos relacionados