Como funciona o programa de membros do YouTube

Como funciona o programa de membros do YouTube

Veja neste artigo como funciona o programa de membros do Youtube e como você pode utilizá-lo para monetizar o seu canal.

O YouTube criou mais uma forma de monetização de vídeos para os criadores de conteúdo. A opção de tornar-se membro de um canal permite que o usuário faça uma assinatura dos canais preferidos e pague uma taxa mensal para consumir conteúdos exclusivos.

Alguns YouTubers já utilizavam essa forma de monetização, mas por outros mecanismos, como Apoia-se e Patreon. Nesse caso, o usuário fazia o pagamento por meio dessas plataformas e recebia o link dos conteúdos exclusivos.

Agora, o YouTube conta com uma ferramenta nativa que permite essa monetização pela oferta de conteúdos exclusivos.

O que é o programa de membros do YouTube?

O Channel Memberships é um recurso que o YouTube criou para que os produtores de conteúdo tenham mais uma opção de monetização de seus vídeos. A função permite que o criador de conteúdo crie grupos fechados e exclusivos para seguidores membros e cobre por conteúdos e interações exclusivas.

O YouTuber pode oferecer novos vídeos, enviar vídeos de ‘Feliz Aniversário’ para um ou mais membros, pode criar chats e interagir mais com esses grupos etc.

A ideia é que o produtor ofereça algo de valor de forma exclusiva para aquele grupo de seguidores. Isso quer dizer que o mesmo conteúdo não será oferecido de forma aberta no canal. 

Ao acessar o canal do criador, o usuário encontrará, além do botão ‘Inscrever-se’ o botão ‘Seja membro’. Ao clicar nesse botão, uma janela aparecerá com os benefícios que o usuário terá ao se tornar membro e as informações sobre pagamento. Depois de se tornar membro, o usuário receberá um selo ao lado do seu nome, que aparecerá sempre que ele fizer comentários nos vídeos. 

O recurso não funciona como um adsense YouTube, pois a monetização não é feita em cima de um conteúdo específico. O YouTube cobra uma taxa a todos os membros daquele grupo e a taxa é repassada ao criador. 

Quem pode fazer parte do programa de membros do YouTube?

Para ter acesso a esse recurso, o YouTuber precisa ter no mínimo 100 mil usuários inscritos e ser considerado como um canal qualificado. Recentemente, o YouTube tem feito análises criteriosas sobre os conteúdos publicados em sua plataforma e sobre os canais que estão surgindo. O objetivo é evitar que conteúdos inapropriados sejam monetizados.

Veja os benefícios de usar o programa de membros do YouTube:

  1. Selos para para identificar membros mais ativos;
  2. Emojis, fotos, vídeos, transmissões ao vivo ou qualquer outro tipo de criação disponível;
  3. O criador poderá vender seus produtos, como camisetas, canecas ou maquiagens diretamente do canal. 

Nesse último caso, sem o Programa de Membros do YouTube, o criador tinha que usar links na descrição dos seus vídeos para anunciar a venda de seus produtos licenciados ou de suas parcerias. 

Com a nova ferramenta, e em conjunto com a Teespring, empresa de comércio eletrônico, os produtos aparecerão embaixo do vídeo, com preço, por meio de anúncios, como o adsense YouTube. Essa nova função facilitará ainda mais essa outra forma de monetização. 

O Programa de Membros do YouTube permitirá que o criador de conteúdo não dependa apenas do adsense YouTube ou de parcerias com as marcas. O novo recurso vai permitir que os seguidores possam reconhecer e apoiar um trabalho que acompanham e admiram. 

Para quem aderir ao programa de membros, o caminho para receber os pagamentos do YouTube é o mesmo do Adsense. A Remessa Online é o melhor canal para você receber os pagamentos do Google, inclusive do programa de membros, porque apresenta os menores custos do mercado. Faça o seu cadastro e aproveite.