Recebimento do Exterior para Pessoa Jurídica: Como funciona?

por Remessa Online
3 minutos de leitura

Quando uma startup brasileira começa a gerar awareness entre investidores internacionais, é natural que as propostas de investimento em dólar e outras moedas estrangeiras surjam.

Entretanto, a tributação em cima desses serviços e as taxas de câmbio aplicadas em transferências internacionais de dinheiro tornam o processo um pouco complicado.

Apesar disso, a tendência do mercado nos próximos anos é tornar o câmbio cada vez mais fácil graças a iniciativas como a Remessa Online, que oferecem uma alternativa de transferência simples, rápida e mais barata que dos bancos tradicionais.

Entenda tudo sobre como funciona o recebimento do exterior para pessoa jurídica no texto a seguir:

Recebimento do Exterior Online: Um Mercado cada vez mais facilitado

Receber dinheiro do exterior sempre foi um problema na vida do brasileiro que vende ou presta algum serviço para fora do país.

Além das tarifas bancárias e das taxas de câmbio, a incidência de outras despesas como o IOF e outras burocracias faziam com que essas transferências fossem mais difíceis.

Felizmente, os avanços tecnológicos do século XXI permitiram que empresas como a Remessa Online surgissem para facilitar a vida de empresas e profissionais freelancer na hora de pagar e receber do exterior.

Na Remessa Online, cobramos a partir de 1,3% de custo operacional sobre as transferências e não cobramos taxa SWIFT, por exemplo.

Nosso custo é um dos menores do mercado, porque acreditamos na inovação como uma forma de facilitar a vida dos nossos clientes, sejam eles freelancers recebendo por um serviço prestado ou startups recebendo aporte de capital.

Como funciona o recebimento do exterior para pessoa jurídica? 4 Formas de fazer isso

recebimento do exterior pessoa juridica 4 formas - Recebimento do Exterior para Pessoa Jurídica: Como funciona?

Existem diversas opções disponíveis no mercado hoje em dia para quem quer receber dinheiro do exterior.

Confira as principais formas de receber dinheiro do exterior como pessoa jurídica:

1. Depósitos bancários

Depósitos bancários ainda são muito utilizados para fazer a remessa de dinheiro para o exterior.

Para realizar esse tipo de transação, é necessário ter o código SWIFT do banco de quem vai receber. Esse código é a garantia de que o dinheiro vai chegar na conta correta.

Quando você vai receber uma remessa internacional, também é necessário fornecer o código SWIFT do seu banco e outros dados.

Entretanto, esse tipo de transferência possui diversas desvantagens, sendo que a principal delas é um aumento de custos. Aumento esse que é evitável com o uso de plataformas online.

Bancos costumam ter taxas de câmbio muito diferentes umas das outras. O banco A, por exemplo, pode usar uma taxa de câmbio com o dólar a R$5,00, enquanto o banco B realiza a mesma operação com o dólar a R$5,50.

Além disso, existem ainda uma série de taxas e tarifas cobradas por essas instituições, como a taxa de envio, taxa de recebimento, custos Swift, além do IOF.

2. Remessa Online

A Remessa Online é uma a melhor plataforma, a mais confiável e mais simples na hora de enviar e receber dinheiro do exterior.

Um exemplo da facilidade: para começar a fazer transações internacionais, basta fazer um cadastro gratuito com os dados do beneficiário, incluindo o endereço.

Além disso, as taxas cobradas pela empresa são as mais competitivas do mercado e com o prazo de entrega mais rápido (no máximo 2 dias úteis).

Na Remessa Online não é cobrada a tarifa por recebimento e o valor da remessa é convertido pela taxa de câmbio comercial, sem margem de lucro ou de outras tarifas que normalmente são cobradas por bancos tradicionais.

3.  PayPal

O PayPal é uma forma bem estabelecida no mercado de receber dinheiro online. Contudo, ao contrário da Remessa Online, os custos para enviar e receber dinheiro são maiores.

Tirando isso, a empresa possui uma plataforma online exclusiva para empresas e permite que os clientes paguem em até 12 parcelas.

Trata-se de uma plataforma bastante utilizada no comércio eletrônico em geral, especialmente no exterior, pois permite receber pagamentos por fatura ou por e-mail.

4. WesternUnion

A WesternUnion está presente em cerca de 200 países e opera com cerca de 130 moedas diferentes ao redor do mundo.

Através da WesternUnion, é possível resgatar o dinheiro em espécie desde que você vá até uma agência da empresa. Além disso, há a opção da remessa ser depositada diretamente na conta bancária de quem vai receber.

Entretanto, por conta de toda a operação, a empresa tem o costume de cobrar taxas mais altas do que suas concorrentes.

O que é necessário para receber o seu salário de MEI do exterior?

Quando estamos falando do Microempreendedor Individual, o famoso MEI, a melhor opção para receber dinheiro do exterior são as plataformas digitais.

Em primeiro lugar porque as taxas cobradas por esse tipo de empresas são menores do que as dos bancos tradicionais. Além disso, o envio é mais rápido e seguro.

Entretanto, o principal motivo para escolher as empresas online é a facilidade na hora de realizar as transações.

Na Remessa Online, por exemplo, basta cadastrar a sua empresa, aceitar os termos de uso e esperar 2 ou 3 dias úteis para que a documentação enviada seja processada.

Depois disso, quando você quiser receber algum valor, basta seguir este passo a passo:

  • Entre na página de Recebimentos e informe a moeda que será recebida;
  • Aguarde até a tela exibir os seus dados bancários da Remessa Online;
  • Informe os dados ao remetente e aguarde. O site enviará um e-mail para você quando os valores forem recebidos;
  • Quando o dinheiro chegar, informe o motivo do recebimento da transferência. Essa é uma exigência de todo correspondente cambial cadastrado no Banco Central;
  • Agora é só cadastrar uma conta bancária no nome da sua empresa e resgatar o dinheiro quando for mais conveniente. O dinheiro deve ser creditado na conta escolhida em até 2 dias úteis.

Também é necessário que você emita uma Invoice para a empresa contratante antes de receber o dinheiro.

Uma Invoice nada mais é do que uma fatura, ou seja, um documento que representa a venda de algum produto ou serviço.

Existem diversos modelos de Invoice disponíveis na internet. Basta pesquisar por um e usá-lo nas suas transações internacionais. Inclusive, a Remessa Online possui até um Gerador de Invoice, muito prático e rápido para gerar a sua.

Leia mais: Quais são os impostos incidentes para receber do exterior como pessoa jurídica?

Vantagens de recebimento de dinheiro pela Remessa Online

recebimento do exterior pessoa juridica vantagens - Recebimento do Exterior para Pessoa Jurídica: Como funciona?

A principal vantagem de receber dinheiro do exterior pela Remessa Online são as tarifas cobradas pela empresa, que reduzem o custo em até 8x quando comparados aos dos bancos tradicionais.

Além disso, a operação inteira, desde o cadastro até a transferência, é realizada online, de maneira segura e o melhor: sem burocracia.

Você pode fazer o cadastro simples ou completo dependendo das suas necessidades. A diferença entre os dois está no limite diário e anual para transferências do exterior.

Enquanto bancos tradicionais cobram taxas de 8% a 11% e podem demorar até 3 dias úteis para realizar uma transferência, a Remessa Online cobra taxas a partir de 1,3% e a transferência é realizada em somente 1 dia útil.

Comece a fazer transferências entre diversos países com a Remessa Online e se torne uma empresa ou profissional global!

O recebimento do exterior para pessoa jurídica pela Remessa Online é legalizado?

Sim! As transferências de dinheiro do exterior para o Brasil acontecem de forma totalmente legalizada, desde que taxas como o IOF sejam cobradas devidamente e, para alguns casos, seja feita a declaração do valor recebido no imposto de renda.

O IOF, Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros, é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas que efetuam esses tipos de operações.

Para o recebimento do exterior ou remessa, as taxas do IOF variam de acordo com a natureza da operação.

Em remessas entre contas diferentes, a alíquota cobrada é de 0,38% enquanto em remessas entre contas da mesma titularidade a alíquota sobe para 1,1%.

No caso do Imposto de Renda, existem casos em que o recebimento do exterior está isento de tributação e casos em que diferentes alíquotas são cobradas.

O recebimento de doações e aposentadorias, por exemplo, normalmente são isentos de tributação.

Por outro lado, dinheiro proveniente de atividade rural e ingressantes no Brasil com visto permanente ou temporário devem tributar os rendimentos de acordo com a legislação.

Como funcionam os rendimentos recebidos do exterior da pessoa jurídica?

recebimento do exterior pessoa juridica rendimentos - Recebimento do Exterior para Pessoa Jurídica: Como funciona?

Existem uma série de regras para o recebimento de rendimentos do exterior para a pessoa jurídica. Há, inclusive, diferentes alíquotas incidentes sobre os rendimentos a depender do valor recebido no ganho de capital.

Por exemplo, se o rendimento foi de até 5 milhões de reais, a alíquota é de 15%. Entre 5 e 10 milhões de reais, 17,5%, entre 10 milhões até 30 milhões, 20% e 22,5% para rendimentos superiores a 30 milhões de reais.

Além disso, para receber como Pessoa Jurídica , o profissional vai precisar abrir um CNPJ, seja como um MEI, ME ou LTDA, quando existem sócios.

O mais comum nesses casos é definir um pró-labore fixo de ao menos um salário mínimo. O restante pode ser contabilizado como lucros da empresa.

Esses rendimentos podem ser repassados aos sócios periodicamente ou no final do ano. Tudo sem impostos, já que os lucros não são tributáveis de acordo com a legislação brasileira.

Como você pode receber seus rendimentos do exterior

É possível receber dinheiro do exterior das maneiras tradicionais, ou seja, por meio de bancos tradicionais, que vão cobrar diferentes taxas de câmbio e tarifas, ou então pelas plataformas digitais como a Remessa Online.

As plataformas digitais têm diversas vantagens quando comparadas aos bancos tradicionais, especialmente por serem mais econômicas.

Além disso, elas são regulamentadas pelo BACEN, o que torna o recebimento de dinheiro do exterior tão seguro quanto nos bancos.

Outra vantagem das plataformas digitais é a praticidade das operações, que são muito fáceis e intuitivas, além do envio rápido, com transferências mais ágeis, como é o caso da Remessa Online.

Saiba como receber dinheiro do exterior com as melhores taxas e prazos no blog da Remessa Online!

Conclusão

Receber dinheiro do exterior como pessoa jurídica já foi mais difícil, especialmente no passado, quando esse tipo de operação só podia ser realizada por bancos.

Contudo, graças às inovações tecnológicas do século XXI, essa tarefa se tornou muito mais simples, rápida e econômica, especialmente por conta da diversidade de empresas que operam esse tipo de transação hoje em dia.

O bom é que, dentre todas elas, a Remessa Online se destaca ao oferecer as melhores taxas e prazos, garantindo economia, segurança e rapidez para seus clientes.

Assuntos relacionados