Como a alta do dólar impacta o valor dos combustíveis?

por Andrea Cortes
3 minutos de leitura
Alta do dólar

Nos últimos meses de 2021, os brasileiros vêm sendo surpreendidos com frequentes aumentos nos valores do combustível no país. Para se ter ideia, somente até março de 2021, o preço da gasolina já subiu seis vezes consecutivas no ano, acompanhando a alta do dólar

Acompanhe o artigo abaixo para entender como a oscilação na moeda americana influencia o valor do combustível brasileiro. 

Alta do dólar e o combustível no Brasil

Uma combinação de dólar alto e do aumento da cotação internacional do petróleo tem feito o preço do combustível crescer muito no Brasil. Como a moeda americana impacta diretamente no preço do combustível, é importante acompanhar a oscilação do dólar para estar por dentro do que pode acontecer também com os preços da gasolina.

Mas e qual a relação da variação do dólar e os preços dos combustíveis no país? De forma simples, a moeda norte-americana influencia o preço da gasolina porque, desde julho de 2017, a Petrobras baseia o valor do barril de petróleo em dólar para fazer reajustes na gasolina nacional.

Ou seja, quando o dólar está alto, o preço do barril de petróleo também sobe, impactando diretamente no combustível no Brasil.

A Petrobras usa um conceito denominado paridade de importação para definir os preços, que calcula quanto custaria a vender combustível importado no país. O cálculo leva em consideração cotações internacionais, taxas de câmbio e custos logísticos.

Assim, com o dólar tendo altas históricas a cada dia, o valor da gasolina também vem crescendo. 

Por que o dólar afeta o preço do Álcool?

O álcool, assim como a gasolina, também é impactado diretamente pela alta do dólar porque, com o valor da gasolina mais alto, a demanda do álcool também aumenta. Dessa forma, o preço do combustível também sobe.

preco do combustivel - Como a alta do dólar impacta o valor dos combustíveis?
O preço do combustível foi influenciado pela alta do dólar.

Como é formado o preço do combustível?

No Brasil, o preço do combustível está diretamente ligado ao preço do barril de petróleo, que é uma commodity (matéria-prima básica). Esse preço oscila no mercado internacional diariamente, dependendo de diversos fatores. Assim, quando o dólar está mais caro, paga-se mais pelo barril de petróleo. 

Dessa forma,  o preço do combustível que chega ao consumidor é composto pelos seguintes valores

  • Custo de produção e lucro da Petrobrás;
  • Custo do Etanol Anidro, produto adicionado à gasolina;
  • Lucro das distribuidoras e postos;
  • Impostos estaduais e federais.

Com isso, é preciso lembrar que o dólar tem ficado mais caro, o que faz com que o preço do combustível cresça. 

Dólar vs combustível em 2021

As expectativas são que o banco central americano, o Federal Reserve (Fed) permaneça com as mesmas  taxas de juros no país em 2021, o que pode favorecer o Brasil. No entanto, o dólar vem operando em alta no mercado brasileiro e já chegou a R$5,74 no dia 3 de março. A valorização acumulada da moeda norte-americana em 2021 já chega a 9,54%. 

Além disso, com a lentidão da vacina contra Covid-19 no país e a volta do aumento de casos da doença no Brasil, a expectativa é que a moeda americana continue crescendo. Para saber mais, confira porque a vacina contra a Covid-19 pode influenciar o câmbio

Assim, acredita-se que o álcool e a gasolina podem subir ainda mais em 2021. 

Como acompanhar a cotação do dólar

Você já viu a importância de acompanhar diariamente as oscilações do dólar para entender as oscilações nos valores da gasolina. Para isso, você pode usar a página da cotação da Remessa Online. No site, você encontra as informações em tempo real do valor da moeda, que são atualizadas constantemente, além de poder fazer a conversão para o Real. 

Na página, também é possível acompanhar a cotação do dólar Comercial e do Turismo e visualizar em gráficos as variações da moeda. Por fim, na página da cotação da Remessa Online, você encontra as principais notícias do mercado econômico internacional e está sempre por dentro das oscilações do dólar. 

Conclusão

O Brasil é um grande produtor de combustível, mas ainda assim o preço do álcool e gasolina são afetados pela oscilação do dólar, uma vez que insumos para sua produção são negociados na moeda americana. Assim, para acompanhar as variações no preço da gasolina, fique por dentro da cotação do dólar. 

Gostou deste assunto? Veja neste artigo outros produtos que são afetados pela cotação do dólar

Assuntos relacionados