Você sabe o que é um contrato de câmbio? A gente te explica!

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Aperto de mão de executivos fechando contrato de câmbio

O contrato de câmbio é uma forma de legalizar as transações financeiras internacionais, muito comum nos serviços de importação e exportação. Trata-se de um instrumento para garantir a segurança e legalidade das operações comerciais.

No Brasil, todas as operações de câmbio devem ser realizadas por meio de um contrato, firmado entre comprador e vendedor com intermédio de uma instituição financeira autorizada. Sendo assim, é um documento relevante para movimentações financeiras entre países.

Para quem atua no comércio internacional envolvendo moedas estrangeiras, seja com investimentos ou negócios, é indispensável conhecer bem o assunto. Para ajudar, descubra neste post o que é o contrato de câmbio e confira informações importantes sobre o documento!

O que é contrato de câmbio?

O contrato de câmbio consiste em um documento que regula as transações financeiras internacionais realizadas por comprador e vendedor em uma moeda estrangeira — é necessário para toda operação cambial.

Foi desenvolvido para garantir a segurança e legitimidade das transferências internacionais, ou seja, compra e venda em moedas estrangeiras. É um instrumento determinado pelo Banco Central para comprovar a origem de alguns recebimentos e regular o mercado.

Como funciona?

Após todas as tratativas comerciais estarem concluídas, a próxima etapa de um negócio é definir a taxa de câmbio. Assim, é firmado o contrato de câmbio com intermediação de uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central.

O contrato de câmbio deve conter as seguintes informações:

  • Condições definidas para financiamento, se houver;
  • Custos;
  • Nome do banco autorizado a operar o câmbio;
  • Nome do comprador;
  • Nome do corretor de câmbio, se houver;
  • Nome do vendedor;
  • Prazo para liquidação;
  • Ttaxa de câmbio.

Quais os tipos?

O Banco Central disponibiliza diversos tipos de contrato de câmbio para acordos financeiros. São 10 modalidades de contrato para atender os mais variados tipos de transações:

  • Tipo 01: para exportação de mercadorias ou de serviços;
  • Tipo 02: importação que foi paga antecipadamente, à vista ou com prazo máximo de um ano;
  • Tipo 03: transferências feitas em outro país;
  • Tipo 04: transferências feitas para outro país com o prazo de importação que um ano;
  • Tipo 05: operações cambiais de compra feitas entre agentes autorizados no Brasil e/ou no exterior;
  • Tipo 06: operações cambiais de venda feitas entre agentes autorizados no Brasil e/ou no exterior;
  • Tipo 07: alteração contratual de câmbio de compra que abrange situações referentes ao contrato (Tipo 01, 03 e 05) de compra de moeda estrangeira;
  • Tipo 08: alteração no contrato de câmbio de venda feita para alterar regras contratuais (Tipo 02, 04 e 06) de venda de moeda que não seja nacional;
  • Tipo 09: anulação de contratos (Tipo 02,04 e 06) de câmbio para compra, que funciona também para dar baixa em operação;
  • Tipo 10: anulação de contratos (Tipo 02, 04 e 06) de câmbio de venda. O cancelamento pode ser total ou parcial, além disso, também pode ser utilizado para fazer a baixa das operações.

Como é feito o contrato de câmbio?

Os envolvidos devem analisar os valores da taxa de câmbio após a negociação, de acordo com os valores estabelecidos pelo Banco Central, que também determina regras e regula a operação.

Após concluir todo o processo ele é enviado ao BACEM, que encaminha para a Receita Federal, responsável por acompanhar as operações de comércio exterior. O prazo para liquidação do documento é de 15 dias.

É possível modificar o contrato de câmbio, desde que haja acordo entre as partes sobre as mudanças ocorridas. O Banco Central disponibiliza um formulário para essas situações e também limita as alterações. O cancelamento do contrato pode ser feito, desde que o exportador busque as soluções apropriadas.

Remessa Online: uma ótima opção para fazer transações internacionais

A Remessa Online é uma empresa tradicional e com grande experiência no mercado financeiro internacional. Oferece serviços de transações internacionais de uma forma moderna, eficiente e barata.

Por meio da plataforma digital, você pode enviar e receber dinheiro do exterior com processos rápidos e seguros, já que são credenciados pelo Banco Central do Brasil. As operações são totalmente online e livre de burocracias, além de ter uma taxa justa, a partir de 1,3%. Fatores que fazem da Remessa Online a melhor alternativa do mercado.

O contrato de câmbio é fundamental para ter operações cambiais regulares, seguras e dentro das leis. É uma opção necessária para todas as transações que envolvem moedas estrangeiras.

Gostou do post? Agora que você entendeu sobre o contrato de câmbio, acesse o site da Remessa Online e faça seu cadastro. Veja como otimizar suas transações internacionais!

Resumindo

O que é contrato de câmbio?

Consiste em um documento que regula as transações financeiras internacionais realizadas por comprador e vendedor de uma moeda estrangeira.

É necessário em toda operação cambial e foi desenvolvido para garantir a segurança e legitimidade do comércio exterior.

Assuntos relacionados