Dólar Ptax: qual a diferença em comparação ao dólar comercial?

Entenda quais são as principais diferenças entre Dólar Comercial e em que situações cada um deles são aplicados.

dólar ptax

O dólar é, certamente,  a moeda mais utilizada em todo o mundo, aceita para realizar transações comerciais em praticamente todos os países por ser mais forte, estável e segura. No entanto, além do dólar comercial, existem outros tipos de cotação no mercado, como o Dólar Ptax

A taxa é calculada diariamente pelo Banco Central do Brasil (Bacen) com base na média das taxas de compra e venda praticadas pelos bancos brasileiros e tem uma importância enorme no mercado financeiro. 

Para entender melhor o que é o Dólar Ptax e suas diferenças para o dólar comercial, acompanhe o artigo a abaixo e tire suas dúvidas. 

Dólar Ptax: o que é e como funciona

O Dólar Ptax é, na verdade, o nome dado à cotação da taxa utilizada na construção de contratos em dólar. De maneira simples, o Dólar Ptax é uma média de valores recalculada todos os dias e sempre atualizado pelo Bacen em seus boletins diários. Ou seja, durante todo o dia, várias empresas em suas transações internacionais estão comprando e vendendo dólares e a média dessas operações define o valor do Dólar Ptax. 

Os dados para o cálculo do Ptax são de origem do Sisbacen (Sistema de Informações do Banco Central), sistema de comunicação entre as instituições financeiras do país e o Banco Central.

Dessa forma, o Dólar  Ptax está ligado diretamente a variação do dólar. Quando o dólar passa por um dia de alta, a cotação do dólar Ptax também tende a aumentar. Assim como ela apresenta tendência de baixa nos dias em que o dólar perde força. 

Como é calculada a taxa Ptax?

Para entender o Dólar Ptax, é preciso entender como é calculada sua taxa. Para fazer esse cálculo da média da cotação, o Bacen realiza consultas às taxas do dólar tanto de venda como de compra durante o dia 

Essa consulta é feita quatro vezes ao dia nos seguintes intervalos:

  • Entre 10h e 10h10;
  • Entre 11h e 11h10;
  • Entre 12h e 12h10;
  • Entre 13h e 13h10.

O Bacen, então, calcula a média da taxa de câmbio com base nos números registrados em cada intervalo e divulga a taxa diária logo após última consulta.

Dólar Comercial

Já o dólar comercial é a cotação oficial da moeda e diz respeito ao valor utilizado por grandes empresas para firmar contratos de compra e venda no comércio internacional como em exportação e importação fechados diariamente.

A cotação do dólar comercial é o preço da moeda norte-americana cotada em reais e é definido por oferta e demanda da moeda no mercado. Ou seja, quanto maior a demanda por dólar, mais caro ele será cotado. 

dólar ptax e comercial
O dólar comercial serve como base para empresas firmarem contratos de compra e venda.

Qual a diferença entre o Dólar comercial e Dólar Ptax

É importante ressaltar que diferentemente do Dólar comercial, o Dólar Ptax é uma média de valores e, por isso, não deve servir de base para compras e vendas de contrato em moeda estrangeira. Para esses casos, os valores utilizados devem ser do Dólar comercial ou Dólar de turismo

Além disso, ao converter o Dólar Comercial para o Real, os bancos e administradoras são livres para decidir qual taxa de câmbio usar, e o Dólar Ptax é usado na maioria das vezes. Apesar de não ser uma taxa obrigatória, o Dólar Ptax é utilizado como referência para as instituições financeiras que trabalham com câmbio.

Envie ou receba dinheiro para corretoras nos Estados Unidos com a Remessa Online

Se você deseja investir nos Estados Unidos, irá precisar abrir uma conta em uma corretora norte-americana para enviar e receber seu dinheiro. Para essas transferências, será preciso contar com um banco ou plataforma de remessas internacionais devidamente credenciada pelo Banco Central do Brasil (Bacen). 

Uma excelente opção é a Remessa Online, plataforma brasileira 100% digital que possui suas atividades  regulamentadas pelo Bacen. É possível encontrar a plataforma no site do Banco Central com os seguintes dados:

  • Razão Social: Bee Serviços de Assessoria Financeira Tecnologia LTDA – CNPJ:20338931/0001-01

Mais uma  das vantagens da Remessa Online que garante a segurança para os usuários é que todas as transações realizadas através da plataforma são criptografadas. Isso significa que todos os dados pessoais e bancários são mantidos em sigilo e total segurança. 

Ainda, a Remessa Online é uma opção rápida e barata para as transações com sua corretora nos Estados Unidos. O custo de serviço é fixo em 1,3%, em cima do valor transferido. Já a tarifa bancária tem um custo fixo de R$5,90 para transações até R$2.500 e é gratuita para envios acima desse valor. Além disso, a conversão das moedas é feita com o câmbio comercial, sem custos adicionais. 

Sem contar que a transferência chegará na conta de destino em até um dia útil após a confirmação do pagamento. 

Confira o blog da Remessa Online e descubra outras vantagens que a plataforma pode oferecer para você.