Investir em Portugal: confira as melhores dicas antes de começar

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Investir em Portugal: homem de negócios mostrando aumento no investimento em gráfico

Portugal é um país unitário localizado no Sudoeste da Europa. Localizado na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte.

O país atrai a atenção de muitos brasileiros, seja como destino para trabalho, empreendimento, estudos e até mesmo para aproveitar a aposentadoria. Enquanto alguns brasileiros optam por morar no país, inúmeros outros escolhem por aplicar recursos financeiros e investimentos em Portugal.

Neste artigo, você vai descobrir mais sobre a economia do país, a relação entre o governo de Portugal e do Brasil, como funcionam os investimentos em Portugal para estrangeiros e opções de investimento 

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e descubra!

Portugal: economia e política

Portugal tem uma ótima relação com o Brasil. Acordos entre os países facilitam o ingresso de brasileiros que desejam morar, trabalhar, abrir empresas ou até mesmo viver a aposentadoria no país.

É importante destacar que, assim como a maior parte dos países do mundo, a economia deve sofrer mudanças em razão da Covid-19, entretanto, a tendência é que uma possível retração seja recuperada rapidamente em função da estrutura sólida do país.

Inclusive, Portugal parece ser uma das nações menos afetadas com a pandemia, principalmente se comparada aos demais países da Europa.

Mercado de investimentos em Portugal

Portugal é um verdadeiro oásis para os investidores. Considerado pela Global Peace Index 2020 o terceiro país mais seguro do mundo, ele tem crescido em diversos setores da economia.

O mercado imobiliário, por exemplo vem se expandindo de forma gradual e constante nos últimos anos, principalmente em razão do aumento populacional, relacionado à imigração e aos incentivos fiscais do governo.

O Brasil lidera o ranking de imigração para Portugal. Isso significa que os imigrantes brasileiros representam a maior parte dos que vivem no país.

Outro aspecto que chama atenção é a facilidade e oportunidade de fazer novos negócios, de acordo com o Banco Mundial, Portugal está à frente de países como Bélgica, Polônia e Holanda, ocupando a 39ª posição. Em 2018, a revista Forbes apontou o país como um dos melhores para receber investimentos.

A localização geográfica é outro aspecto relevante, segundo apontam os investidores. O país está estrategicamente posicionado, sendo o país europeu mais próximo de grandes economias como os Estados Unidos, isso estimula as atividades comerciais e industriais com outros países, em razão das rotas marítimas e aéreas.

Por fim, aspectos internos como a já citada segurança, a infraestrutura de qualidade, o acesso à educação e saúde são aspectos que somam pontos na análise de viabilidade de investimento no país.

Começando a investir em Portugal: melhores opções

Portugal se destaca em diversos setores do mercado. O turismo é um deles, todo o ano milhares de pessoas de todo o mundo visitam o país. Por isso, apostar em investimentos no segmento do turismo pode ser uma excelente alternativa.

Além disso, como destacamos, o setor imobiliário vem crescendo de forma consistente e contínua, o que aponta para boas oportunidades aos investidores que desejam aplicar seus recursos, comprar imóveis ou adquirir cotas de fundos imobiliários em Portugal.

A tecnologia e startups também merecem um olhar especial.  O governo português oferece uma modalidade específica de visto para empreendedores chamada de “Startup Visa”. Desta forma, o país facilita o acesso de empreendedores da área de tecnologia que querem abrir seus negócios em terras portuguesas.

O programa, criado pelo governo, tem o propósito de fortalecer o ecossistema de inovação no país e para quem está abrindo um negócio e quer investir seus recursos e atuar na Europa, pode ser uma excelente opção.

Investidor: dicas práticas

Antes de começar a investir, seja em Portugal ou em qualquer outro país do mundo, você deve montar um bom planejamento financeiro. Analise o seu perfil de investidor, objetivos, capital necessário para o investimento, área de investimento, oportunidades, perspectivas de mercado para o setor e tendências.

Aproveite para conhecer empresas e parceiros sérios e alinhados com o seu propósito. Quem vai investir no exterior deve contar com suporte especializado, inclusive para envio de recursos para fora do país. Neste ponto, a Remessa Online, primeira plataforma brasileira totalmente online, poderá te ajudar. 

Você quer começar a investir em Portugal? Comece acessando o site da Remessa Online e se cadastrando em nossa plataforma, por meio dela você poderá enviar e receber dinheiro do exterior de forma simples, rápida e segura.

Resumindo

Por que Portugal é uma boa opção para quem está pensando em investir?

O país atrai a atenção de muitos brasileiros, seja como destino para o trabalho, empreendimento, estudos e até mesmo para aproveitar a aposentadoria.

Enquanto alguns brasileiros optam por morar no país, inúmeros outros optam por aplicar recursos financeiros e investimentos em Portugal.

Com economia e infraestrutura sólida ele é uma ótima alternativa para quem deseja investir fora do Brasil.

Assuntos relacionados