Você sabe como funciona a loteria green card? Descubra aqui!

Entenda como funciona a loteria green card

Se você é daqueles que gosta de apostar e tentar a sorte, precisa conhecer a loteria green card. Também chamado de programa de visto permanente, é uma oportunidade para obter a autorização de residência e ter mais tranquilidade para morar nos Estados Unidos.

Para ter uma ideia, entre 2015 e 2018, o crescimento nos pedidos de vistos para imigração para os Estados Unidos pelos brasileiros foi de 74%. Somente no último ano analisado, foram 4.300 solicitações. Alcançar o objetivo, no entanto, não é tão fácil quanto parece.

É por isso que vamos explicar melhor sobre a green card lottery e como você pode aproveitar essa oportunidade, se quiser mudar de país. Que tal entender melhor?

Afinal, o que é a loteria green card?

A loteria de diversidades de vistos de imigrantes consiste em um sorteio realizado por computador em que uma ou mais pessoas de diferentes países recebem o direito à residência permanente nos Estados Unidos.

Com esse benefício, você tem direito a trabalhar e viver de maneira igual a um cidadão americano, apesar de ainda não ter esse título. Além disso, receberá educação, assistência médica e outros direitos para si e sua família. Depois de conquistar o green card, você pode solicitar a cidadania americana. 

A loteria green card é administrada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. Ela foi criada em 1990 pela Lei de Imigração e prevê a distribuição de um número predeterminado de autorizações a pessoas de diferentes países, conforme a definição divulgada todos os anos.

Por regra, 55 mil vistos estão disponíveis, mas a Lei de Assistência da Nicarágua e América Central (LANAC) determina que 5 mil são exclusivos para esse programa.

Como a loteria funciona?

O objetivo da green card lottery é tornar a população americana mais diversificada. Por esse motivo, a tendência é incentivar a participação de países com taxas de imigração historicamente baixas.

O sorteio funciona de maneira bastante simples. A pessoa interessada faz a inscrição e todas são armazenadas nos arquivos governamentais por cerca de um mês. Para evitar problemas, elas são numeradas de maneira individual.

É feita uma análise. As inscrições que estiverem fora das exigências — seja por falta de enquadramento, seja por preenchimento incorreto ou envio na data errada — são eliminadas. No final, costumam ficar aproximadamente 100 mil inscrições.

Os vencedores são informados e os 50 mil primeiros a se inscreverem e estarem aptos a receberem os formulários terão uma entrevista marcada no consulado ou na embaixada dos Estados Unidos mais próxima.

Quem for aprovado no green card, terá o direito ampliado para toda sua família. Caso um dos vencedores já more nos Estados Unidos, o recebimento do visto é realizado sem exigir a saída do país.

Como participar do sorteio? Veja 5 passos

As pessoas de outros países têm direito a participar da loteria green card, desde que cumpram os requisitos específicos. Para integrar o sorteio, é preciso atentar aos detalhes. Caso contrário, é possível perder a oportunidade.

Para evitar essa situação, listamos os 5 principais passos a serem seguidos. Confira!

Quem participar da loteria green card sem cumprir todos os requisitos pode perder a oportunidade
Quem participar da loteria green card sem cumprir todos os requisitos pode perder a oportunidade

1. Verifique os critérios de elegibilidade

O primeiro passo é conferir as exigências. Veja se você é de um país elegível. A lista é divulgada todos os anos pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. A decisão é tomada de acordo com a taxa imigratória dos últimos 5 anos.

Caso você seja de uma nação não contemplada, deverá ficar de fora da loteria do visto permanente. A mesma prerrogativa é válida para o cônjuge, desde que vocês tenham o mesmo sobrenome e tenham ingressado nos Estados Unidos ao mesmo tempo.

Verifique ainda os seguintes critérios: ter Ensino Médio ou equivalente e trabalhado por 2 anos nos últimos 5 anos analisados em uma ocupação que exige experiência ou formação. 

2. Preencha o requerimento

O prazo de inscrição varia todos os anos. Para 2019, por exemplo, foi de 3 de outubro a 6 de novembro de 2018. Prepare-se e arrume todas as informações necessárias, além de uma foto digital.

Você terá apenas 60 minutos para preencher todos os dados e apresentar o formulário. É impossível salvá-lo ou fazer o download. Por isso, o ideal é tirar esse tempo para resolver a burocracia. Entre as informações solicitadas estão:

  1. nome, como consta no passaporte;
  2. data de nascimento;
  3. sexo;
  4. cidade e país onde nasceu;
  5. país reivindicado para a elegibilidade do programa;
  6. endereço de correspondência;
  7. país onde mora atualmente;
  8. número de telefone;
  9. endereço de e-mail;
  10. nível de educação mais elevado;
  11. estado civil atual;
  12. informações sobre os filhos.

A foto deve conter todas as pessoas implicadas na loteria green card. Por exemplo, você, cônjuge e filhos. As imagens devem ser individuais, não em grupo. Por fim, valide as imagens no site do programa.

Ao enviar o formulário e as fotos, você deverá receber um número de confirmação. Por isso, mantenha a página aberta até essa mensagem. De preferência, imprima-a e nunca perca os dados, pois eles serão necessários para verificação posterior.

3. Atente aos prazos

O período de inscrição é apenas uma variável considerada. Você precisa ter atenção, porque o Departamento de Estado não entra em contato. No máximo, encaminha um e-mail sinalizando a necessidade de verificar o status do pedido.

Nesse momento, é preciso ser paciente, porque os resultados demoram alguns meses. No próprio site da loteria está indicado quando verificar se foi selecionado. Geralmente, é no ano seguinte.

4. Siga as instruções

A confirmação de que foi um selecionado exige o cumprimento de algumas regras. Entre elas, está o período válido para solicitar o visto, que costuma variar de outubro de um ano a setembro do outro.

Se for selecionado, verifique as instruções e siga-as. A próxima etapa deve ser a entrevista na embaixada ou no consulado. No entanto, você ainda precisa enviar seu cadastro.

Aja com rapidez, porque isso aumenta sua chance de receber o número chamado de Diversity Visa Rank. Ele está localizado no Visa Bulletin, categoria Diversity Immigrant.

Para ver se tem alguma chance, busque pela região em que mora. Caso o número no ranking seja alto, a possibilidade de receber o visto é menor. Isso porque os 55 mil disponíveis poderão ser emitidos antes do seu ser processado.

Brasileiros podem participar?

Os diferentes países podem participar, mas todos os anos é divulgada uma nova lista. Como o critério é as taxas baixas de imigração nos últimos 5 anos, nem sempre o Brasil está na lista, como ocorreu em 2019.

Assim, os brasileiros não puderam participar do green card lottery. Como há mudanças todos os anos, é preciso ficar de olho. Ainda há chance de integrar o sorteio se você ou o cônjuge tiver outra cidadania.

No exemplo tratado, vocês podem participar se tiverem a documentação da Itália, de Luxemburgo, da França ou da Irlanda, por exemplo. Isso aumenta as chances de alcançar seu propósito.

Com todas essas informações, você tem mais chances de participar da loteria green card, ganhar seu visto, trabalhar nos Estados Unidos e até enviar dinheiro ao Brasil para o restante da sua família. É assim que você conquista vários direitos e o sonho de morar no país do Tio Sam.

Agora que você sabe como funciona o sorteio, que tal começar a se preparar? Veja 4 dicas para encontrar o melhor câmbio para dólar.

Resumindo

Quais países são elegíveis para a loteria green card 2019?

O sorteio muda todos os anos. O critério das nações participantes é a taxa de imigração baixa nos cinco anos anteriores. Para saber quais países são válidos, é preciso verificar no site do programa.

Qual é a chance de ganhar uma loteria green card?

A chance é a mesma para todos, mas é preciso cumprir alguns critérios, como ter, pelo menos, Ensino Médio e trabalhado 2 anos durante os 5 anos analisados. Ser ágil para enviar o formulário também faz a diferença.

Quando posso fazer minha inscrição para a loteria green card 2019?

O prazo muda todos os anos, mas costuma ficar entre setembro e outubro. O resultado demora alguns meses. Normalmente, só é divulgado no ano seguinte.