Melhores universidades para seu mestrado em Portugal!

Neste artigo, conheça as melhores universidades para fazer um mestrado em Portugal!

Você já pensou em fazer um mestrado em Portugal? O mesmo idioma e a receptividade dos portugueses estão levando cada vez mais brasileiros a estudar no pais lusitano. Você sabe quais são as melhores universidades de Portugal? Este artigo te ajuda a descobrir.

Pela similaridade com o português brasileiro, Portugal recebe muitos estudantes de graduação que buscam expandir seus horizontes e sonham em viver e estudar na Europa.

O processo pode até ser burocrático, mas vale a pena. Muitas das faculdades estão entre as melhores em seus segmentos de atuação e oferecem um complemento significativo ao conhecimento já adquirido na graduação.

Se você está pensando nessa possibilidade, conheça as melhores universidades para fazer um mestrado em Portugal, um dos principais destinos para aqueles que desejam estudar no exterior. Saiba mais!

Modalidades do mestrado em Portugal

No país lusitano, os mestrados são conhecidos como 2º ciclo. Eles podem ser integrados à graduação, ou seja, o estudante faz por três anos o primeiro ciclo e depois participa de mais dois anos do mestrado. Também podem ser normais, com duração de dois anos.

Os cursos podem ser matinais, diurnos ou pós-laborais. Esse último é aquele em que o trabalho é conciliado com o estudo. Além disso, as universidades são públicas ou privadas. As duas têm custos, mas os cursos pagos são mais caros.

Os mestrados semipresenciais são os mais populares para estrangeiros. Essa modalidade exige que o estudante vá para Portugal duas vezes por ano e assista de forma intensiva às aulas do mestrado.

Também é comum que os estudantes optem por se mudar por dois anos para realizar o mestrado no país lusitano de forma integral e presencial, principalmente nas universidades de Coimbra e do Porto. Observe que o visto de estudo não permite o trabalho do imigrante.

As melhores universidades para se fazer um mestrado em Portugal!

Lar de universidades centenárias, Portugal possui uma grande tradição nos estudos de arquitetura, engenharia, economia, comunicação, literatura, medicina e ciências biológicas.

Confira as principais universidades de Portugal:

Universidade de Coimbra

Faça seu mestrado em Portugal na Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra tem séculos de tradição e é uma das mais renomadas da Europa.

A Universidade de Coimbra funciona há quase 730 anos e é a mais antiga instituição universitária de Portugal. Está ativa desde 1290 e tem três faculdades, com cerca de 25 mil estudantes. 

Os corredores do lugar já abrigaram alunos e professores ilustres da história portuguesa e brasileira, cabendo destacar:

  1. os escritores Eça de Queirós e Luis Vaz de Camões;
  2. o Patriarca da Independência do Brasil, José Bonifácio;
  3. o cientista alemão Christopher Clavius;
  4. o diplomata D. Luís da Cunha;
  5. a médica e poetisa Domitila de Carvalho;
  6. a classicista Maria Helena da Rocha Pereira;
  7. o médico Garcia de Orta,
  8. seis dos nove presidentes não militares portugueses, como Sidónio Pais e Bernadido Machado.

O conjunto arquitetônico da Universidade de Coimbra é reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco. Ela está na 407ª colocação do ranking QS. Os cursos de destaque são medicina, matemática e direito.

Universidade do Porto

Faça seu mestrado em Portugal na Universidade do Porto
Melhor universidade de Portugal segundo ranking, a Universidade do Porto oferece cursos que vão da graduação ao pós-doutorado.

A melhor universidade de Portugal, segundo o estudo QS Top Universities, a Universidade do Porto oferece cursos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Está na 328ª colocação mundial.

Os cursos de gestão e engenharia são os destaques, além da tecnologia, especialmente as subáreas de Sistemas da Informação e Ciências da Computação. A instituição tem aproximadamente 30 mil alunos de graduação. Desse total, cerca de 4 mil são estrangeiros.

Universidade de Lisboa

Faça seu mestrado em Portugal na Universidade de Lisboa
A Universidade de Lisboa é o maior centro universitário do país.

A maior universidade do país é a Universidade de Lisboa, que é ótima para quem deseja realizar seu mestrado em Portugal. No ranking mundial, está no 355º lugar.

É dela um dos cursos de ciências marinhas mais premiados do mundo e seus estudos em língua inglesa e literatura recebem grande destaque. São mais de 47 mil estudantes no total, distribuídos em 18 cursos.

Universidade de Aveiro

Faça seu mestrado em Portugal na Universidade de Aveiro
Com quatro décadas de tradição, a Universidade de Aveiro é dinâmica e preza pela inovação.

A Universidade de Aveiro foi criada em 1973 e teve uma rápida ascensão. Entrou em destaque por trazer conceitos de inovação e dinamismo em sua grade curricular.

Tem 57 cursos de graduação e 127 de pós para 15 mil alunos. Ainda tem mais de 60 edifícios e quase mil professores. Os cursos de medicina, direito e computação são os destaques. Ela está entre as posições 531 e 540 no ranking mundial.

Universidade do Minho

Faça seu mestrado em Portugal na Universidade do Minho
A Universidade do Minho é referência mundial no curso de criminologia e justiça criminal.

A Universidade do Minho faz parte do top 150 de melhores universidades do mundo com menos de 50 anos de história.

É dela um dos melhores cursos de criminologia e justiça criminal do país, já considerado referência mundial nos estudos da área.

Universidade Nova de Lisboa

O edifício da reitoria da Universidade Nova de Lisboa foi vencedor do Prémio Valmor, em 2002.

A Universidade Nova de Lisboa é uma das mais recentes da lista, funcionando desde 1973. Tem 20 mil alunos, além de 1,8 mil professores e pesquisadores. Está no top 50 das universidades com menos de 50 anos de existência. 

Dentre os 20 mil alunos do centro universitário, cerca de 2,5 mil estudantes são estrangeiros. Isso ilustra quão diverso e globalizado é o corpo estudantil da universidade. Ela figura na 405ª posição no ranking mundial. É referência em economia e gestão.

Custos e documentos para se inscrever no mestrado em Portugal

O custo de um mestrado em Portugal pode variar entre 2.000 euros e 6.000 euros anuais, sem levar em conta a taxa da candidatura para a vaga e o valor de inscrição, que variam de acordo com o curso e a universidade desejada.

De modo geral, é preciso pagar uma taxa de candidatura, uma de inscrição no curso e o valor anual. Cada universidade com mestrado em Portugal define os seus preços. Veja, a seguir, quanto é para fazer a candidatura em cada uma das alternativas listadas:

  1. Universidade de Coimbra: 50 euros;
  2. Universidade do Porto: fixada no edital e diferente a cada ano;
  3. Universidade de Lisboa: a partir de 60 euros, a depender do curso escolhido;
  4. Universidade do Aveiro: 20 euros;
  5. Universidade do Minho: sem informações;
  6. Universidade Nova de Lisboa: 51 euros.

Em relação à inscrição no curso e ao valor anual, a quantia é, respectivamente:

  1. Universidade de Coimbra: não informado e 7.000 euros;
  2. Universidade do Porto: a depender do curso e a partir de 2.500 euros, sendo possível dividir em 10 vezes;
  3. Universidade de Lisboa: a partir de 18 euros e de 3.500 a 14.000 euros;
  4. Universidade do Aveiro: de 80 a 110 euros, a depender do curso, e de 4.000 a 5.500 euros;
  5. Universidade do Minho: não informado e 1.250 euros;
  6. Universidade Nova de Lisboa: não informado e de 1.063 a 8.000 euros.

Os documentos para fazer sua inscrição no processo seletivo variam da graduação e são diferentes, conforme a universidade. Ainda assim, alguns comuns são:

  1. cópia do documento de identificação, geralmente, o passaporte;
  2. diploma de graduação;
  3. comprovante de que não é cidadão europeu;
  4. carta de motivação;
  5. currículo em formato Europass;
  6. cópia do CPF;
  7. comprovante de residência;
  8. cópia do histórico escolar.

Atente à necessidade de colocar os documentos conforme a apostila de Haia. Somente ao cumprir todos os quesitos do mestrado em Portugal, você será capaz de participar do processo seletivo. 

Verifique ainda o prazo de inscrição. Geralmente, começa em março, mas pode variar conforme a universidade. O semestre inicia em setembro.

Depois de conhecer as melhores cidades para se viver e mais sobre as universidades portuguesas, ficou ansioso para começar seus estudos no exterior? Para fazer isso, conte com a Remessa Online para realizar o pagamento do seu mestrado em Portugal e enviar o dinheiro necessário para se manter no país.

Conheça mais sobre como fazer o pagamento de cursos no exterior neste artigo!