Morar no Canadá: Prós e contras analisados

Morar no Canadá tem prós e contras

Morar no Canadá é um sonho que muitos brasileiros alimentam. Para planejar melhor a adaptação você precisa conhecer as vantagens e desvantagens do país antes de marcar a viagem!

O Canadá é um país multicultural que incentiva a chegada de imigrantes para trabalhar e estudar por meio de diversos processos legais. Além da segurança e qualidade de vida tem um sistema de educação referenciado no mundo todo e ofertas de emprego em áreas específicas. Vale lembrar que quem deseja morar em terras canadenses deve estar disposto a enfrentar um inverno rigoroso.

Há alguns anos, o Canadá recruta brasileiros para estudar, morar ou trabalhar no país, mas lembre-se que morar no Canadá tem vantagens e desvantagens.

O Canadá é um país que, juntamente com Estados Unidos, México e Groenlândia, compõe o subcontinente da América do Norte.

O país é o segundo maior do mundo em termo de área total, só ficando atrás da Rússia. O território canadense partilha fronteiras ao sul com os Estados Unidos e a noroeste com o Alasca.

A densidade populacional do Canadá está entre as mais baixas do mundo, sendo de somente 3,7 pessoas por quilômetro quadrado. O país também passa por situação semelhante de muitos países desenvolvidos, que é a mudança demográfica para uma população com idade mais avançada (idosos) e menos pessoas em idade ativa.

O Canadá chama a atenção de brasileiros que querem mudar do Brasil por ser um país desenvolvido e com excelente infraestrutura e qualidade de vida.

Outro ponto que se destaca são as belezas naturais do país, que possui um extenso litoral, regiões florestais distintas e uma vasta variedade de geografias e relevos. As temperaturas também variam de acordo com a região.

Entre as cidades mais procuradas por brasileiros e outros estrangeiros que desejam morar no Canadá estão Toronto, Calgary,Winnipeg e a capital Ottawa.

Toronto é uma das cidades mais escolhidas por quem deseja morar no Canadá.
Toronto é uma das cidades mais escolhidas por quem deseja morar no Canadá.

Conversamos com brasileiros que escolheram morar no Canadá e relatamos a principais vantagens e desvantagens. Confira nos tópicos a seguir:

As vantagens de morar no Canadá

Não é à toa que as cidades canadenses estão entre opções mais cogitadas para brasileiros que desejam morar no exterior.  Entre as vantagens de se morar no Canadá estão:

Possibilidade de fluência em dois idiomas

Isso porque, o Canadá possui duas línguas oficiais: o Inglês e o Francês. Há partes do país que possuem preferência por um dos dois idiomas, mas você pode aproveitar essa oportunidade de conseguir fluência em ambos investindo em um curso de idiomas no país.

A província do Quebec tem a maior predominância francófona do país e conserva aquele ar bucólico da Europa devido à colonização francesa nos séculos XVII e XVIII. É umas das províncias que mais recebe estrangeiros e imigrantes decididos a estabelecer moradia.

Morar no Canadá significa desfrutar de total segurança

O que permite que você possa andar tranquilamente na rua e no transporte público. Um costume comum no país é deixar as portas das casas abertas. Algo impensável no Brasil, não é mesmo?

As leis no Canadá são rigorosas e funcionam corretamente. É possível andar nas ruas em horários noturnos sem se preocupar com a violência. Os registros de criminalidade são mínimos e normalmente estão ligados à rivalidade entre grupos.

Herança cultural diversificada

O Canadá foi colonizado pela França e Inglaterra e só por causa disso já possui uma herança cultural diversificada. O país também possui nações indígenas e esquimós, que se dividem em dois grupos: os inuítes, ao leste e os yupiks.

O Canadá respeita as origens de seus antepassados indígenas
O Canadá respeita as origens de seus antepassados indígenas

O país valoriza e preserva seus costumes ancestrais e respeita todas as diferenças dos povos. É uma nação aberta a receber imigrantes do mundo inteiro, por isso é comum andar pelas ruas das cidades e encontrar coreanos, brasileiros, portugueses, colombianos, indianos, italianos e outras nacionalidades.

Como toda essa miscigenação, é normal que se juntem em grupos específicos e formem verdadeiras comunidades para manter as tradições da terra natal, ainda que em solo estrangeiro. Da culinária aos costumes, os canadenses acolhem diversos povos dispostos a firmar novas raízes.

Senso de sociedade entre a população

Os canadenses se organizam em eventos para a limpeza de parques e praças e também para confraternizações. Eles gostam de organização e de defender a ideia de que uma cidade limpa e organizada beneficiará a todos.

A educação de qualidade é referência mundial

As universidades canadenses são referências mundiais de qualidade e custo-benefício. As Universidades de Toronto, Montreal e Ottawa estão entre as melhores e oferecem programas completos que desenvolvem bem o aluno e o prepara para a vida profissional.

Da mesma forma são as escolas que ofertam cursos de idiomas — uma ótima opção para fazer intercâmbio, pois embora o estudante seja optante por uma língua, o fato de ser um país bilíngue, vai facilitar o aprendizado de um idioma secundário.

Socialização do sistema de saúde

Os serviços médicos são gratuitos para todos que moram no país. O atendimento não tem a mesma eficiência de um sistema privado como nos Estados Unidos, por exemplo, mas funciona muito bem. Um médico da família é designado para fazer o acompanhamento de um ou mais membros e direcionar o melhor tipo de tratamento, se for o caso.

Diversas oportunidades de trabalho

Com a mudança demográfica e o envelhecimento da população, o Canadá é um destino bem interessante para profissionais de algumas áreas, como Tecnologia da Informação, Usinagem, Transporte, Contabilidade, Enfermagem e Engenharias. 

No caso dos dois últimos há um processo longo e oneroso de validação do diploma, antes que o profissional esteja apto ao trabalho, mas vale a pena para quem quer trabalhar em um país de primeiro mundo.

Boa recepção aos brasileiros, por ser um país multicultural

Além dos idiomas oficiais, a diversidade de culturas permite que você entre em contato com diversos idiomas. As possibilidades de aprender espanhol, italiano e até uma língua asiática são grandes se você criar uma rede de contatos com moradores que não sejam brasileiros.

Esportes de inverno

Graças à neve, o país proporciona estações completas de esqui e pistas de patinação em diversos locais. Assim, quem morar no Canadá vai poder praticar esportes de inverno.

A paixão nacional do Canadá é o hóquei sobre o gelo e você com certeza vai querer assistir uma partida do esporte ou até mesmo se preparar para jogar em alguma equipe amadora.

O hóquei no gelo é a paixão nacional do Canadá
O hóquei no gelo é a paixão nacional do Canadá

Leis são seguidas rigorosamente

Quando o assunto é seguir as leis, o Canadá é um país absolutamente cumpridor das normas. Não existe a menor possibilidade de tentativa do “jeitinho brasileiro” e quem tenta burlar as leis é seriamente repreendido.

O brasileiro é um dos estrangeiros que os canadenses mais gostam de receber, sobretudo, por seu perfil trabalhador, competitivo e de alta performance, mas não tente burlar qualquer normatização ou essa boa fama cairá por terra com a mesma rapidez da admiração dos canadenses.

Empregos bem remunerados

A remuneração é justa e igualitária — independentemente da função ocupada, você vai ser respeitado e bem tratado. Muitos canadenses optam por não cursar o ensino superior e ainda assim conseguem pagar as contas e manter um estilo de vida equilibrado.

As desvantagens de morar no Canadá

Apesar de parecer o destino dos sonhos, os brasileiros que mudaram para o país, também relatam desvantagens em morar no Canadá. Confira as principais:

As comidas têm alto valor

Os canadenses têm costume de comer industrializados e fast foods, por isso os itens frescos são bem mais caros e podem doer no bolso se você não for adepto de sanduíches ou enlatados. 

Se você for a restaurantes é comum gratificar os garçons com uma média de 15% sobre o valor total — um sinal claro de satisfação com os serviços, na cultura canadense.

Os canadenses também são um povo mais reservado e discreto

O que faz parte da cultura deles. Isso pode dificultar na hora de fazer amizades e também causar estranhamento, já que os brasileiros tendem a ser mais calorosos. Não espere que o canadense seja amoroso no primeiro contato e nem nos posteriores — a formalidade pode conflitar um pouco ou bastante com o jeito afetuoso brasileiro.

Você recomeçará sua carreira em um cargo menor

Se você ocupa um cargo de destaque no Brasil, com raras exceções, vai assumir uma função inferior no Canadá e precisará estudar novamente e/ou fazer reavaliações do seu diploma se quiser tentar uma vaga melhor no mercado.

Se você passou por todo um processo de trabalho e reconhecimento para alcançar um lugar de destaque no Brasil, imagine que no Canadá você chegará como um desconhecido e precisará provar o seu valor, ou seja, trabalhar duro para subir degraus.

Em muitos casos você disputará um cargo com profissionais de outras nacionalidades ou até mesmo com um canadense.

As chances são remotas, mas não impossíveis e com esforço, dedicação e um bom networking talvez você iguale a posição do Brasil com o passar do tempo.

O custo de vida também não é barato

Principalmente nas grandes cidades, como Toronto, Montreal e Vancouver. Contudo, o dólar canadense é mais barato em relação ao americano, mas ainda assim mais valorizado que o real.

É fundamental se preparar para uma mudança dessa proporção e elaborar um planejamento financeiro, mesmo que você esteja indo a trabalho. Até se acostumar ao estilo de vida canadense é possível que você demore a ter controle dos seus gastos.

Inverno rigoroso

Quem quiser morar no Canadá precisa estar preparado para enfrentar temperaturas baixíssimas, vento cortante e muita neve.

Nas pradarias canadenses, nas províncias de Alberta, Saskatchewan e Manitoba, a média da temperatura no inverno é de -15ºC, mas podem alcançar -40ºC. A sensação térmica também é bastante baixa. Essas temperaturas extremamente frias chegam a durar seis meses, o que pode ser um choque para os brasileiros que estão acostumados com o clima tropical.

Mesmo que as residências, transportes públicos ou interiores de comércios ofereçam sistemas de aquecimento, todo e qualquer contato com o mundo exterior durante o inverno será doloroso para quem não está acostumado com o frio.

Chateau Frontenac, em Quebec: as temperaturas chegam a 40° Celsius negativos
Chateau Frontenac, em Quebec: as temperaturas chegam a 40° Celsius negativos

Não há o costume de pessoas que fazem coisas para você

Serviços de manobrista, manicure, cabeleireira, costureira, pedreiro, jardineiro, pintor, diarista, empacotador, faxineira, babá, são caros no Canadá. O costume do canadense é de fazer todas as coisas por si mesmo. Ao decidir contratar algum desses serviços saiba que desembolsará uma pequena fortuna, já que o próprio nativo não conserva esses hábitos.

Compras à vista

Enquanto no Brasil estamos acostumados a comprar em lojas parcelando no cartão, no Canadá as lojas vendem tudo à vista. Então pode ser uma forma de você economizar e planejar seus gastos.

Mais uma vez, a reserva financeira faz todo sentido nesse caso. Como não há uma cultura no Canadá de compras parceladas, talvez você tenha problemas para comprar alguns itens de casa, por exemplo.

Como qualquer outro país, morar no Canadá tem vantagens e desvantagens
Como qualquer outro país, morar no Canadá tem vantagens e desvantagens

Como qualquer país do exterior, morar no Canadá tem vantagens e desvantagens. Por isso, é muito importante ponderar todos esses pontos e avaliar com seu estilo de vida na hora dessa importante escolha.

Curtiu o post? Prepare a sua viagem com antecedência e certifique-se sobre as questões financeiras para não passar aperto em solo estrangeiro. Conheça a Remessa Online e todas as facilidades de enviar dinheiro em caso de necessidade. Temos a menor taxa do mercado — 1,3% de spread e 0,38% de IOF.

Resumindo

Por que o Canadá é considerado um dos melhores países para morar?

A diversidade cultural e as questões de saúde, segurança e qualidade de vida são os aspectos mais fortes do Canadá que despertam a atenção e o desejo de mudança dos imigrantes. O Canadá é um país de primeiro mundo em desequilíbrio demográfico e que busca suprir as demandas do mercado estimulando a chegada dos melhores profissionais de todo o mundo.

Quais são as desvantagens de morar no Canadá?

As baixas temperaturas, a falta de afeto no comportamento dos nativos, o custo alto da comida e a regressão no posicionamento de destaque profissional são os fatores mais difíceis na adaptação do brasileiro ao morar no Canadá. É fundamental conhecer a fundo cada uma dessas dificuldades para tomar uma decisão segura.