Morar no Paraguai é uma opção com excelente custo-benefício para os brasileiros que desejam trabalhar e estudar no exterior. Confira!
Muitas vezes, uma experiência no exterior pode enriquecer o currículo, especialmente quando trabalhamos ou estudamos em outro país. Assim, uma oportunidade com excelente custo-benefício para os brasileiros é morar no Paraguai.
O processo de imigração para a maioria dos países da América do Sul é bastante facilitado pelas regras do Mercosul. Além disso, o Paraguai tem boas universidades e vem se recuperando economicamente.
Neste conteúdo, elaboramos um guia para que você conheça a nação irmã e entenda como é morar no Paraguai. Continue a leitura e planeje a sua experiência no exterior!
História do Paraguai
O Paraguai é um país pequeno com 7.133 milhões de habitantes e PIB de 35.67 bilhões de dólares. Assim como o Brasil, é um país fruto do período das Grandes Navegações.
Até 1515, o território era habitado por indígenas, sem contato com os povos de outros continentes. Até que a localidade foi descoberta, neste ano, por Juan Díaz de Solís.
O navegador espanhol é reconhecido pela descoberta do Rio Prata — que faz parte da Bacia Platina, a qual banha cinco países: Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
Solis, no entanto, morreu em 1516. O retorno ao território que futuramente seria o Paraguai aconteceu apenas em 1536 por Alejo García, que era membro da expedição anterior e teve o navio naufragado no Brasil, permanecendo aqui e naturalizando-se português.
Após o caminho traçado pelos descobridores, os conquistadores espanhóis fundaram Nossa Senhora da Assunção em 1937, que é a colônia que dá origem ao Paraguai. Um fato curioso é que, até 1620, ela foi governada conjuntamente com a Argentina.
Já separado do país vizinho, a independência do Paraguai aconteceu em 1811. Quanto à primeira constituição do país, que organizou o poder político, somente foi promulgada em 1844. Trata-se de um caminho histórico seguido por outras colônias, que conquistaram a independência após um longo período sob a regência de países europeus.
Como é o clima do Paraguai?
O clima no Paraguai varia um pouco entre as regiões. Na maior parte do país, prevalece o clima tropical. Inclusive, é bastante similar a de muitas regiões do Brasil, com temperaturas médias que variam de 10ºC no inverno a 35ºC no verão.
No Norte e Nordeste, o clima do país é seco com baixa umidade. Por sua vez, o Leste apresenta o clima subtropical, em que as variações de temperatura entre o verão e inverno são mais intensas.
A adaptação do brasileiro é bastante simples. Os meses de verão, por exemplo, são novembro e dezembro, assim como acontece em nosso país.
Quanto custa morar no Paraguai?
Segundo dados do site colaborativo Expatistan, o custo de vida para morar no Paraguai atualmente é 21% mais barato que no Brasil.
Os principais destaques são transporte (- 38%), roupas (- 22%) e alimentação (- 21%). Também vale ressaltar o custo de moradia, 8% mais barato, devido ao impacto do aluguel no orçamento familiar.
O salário mínimo no Paraguai é mais elevado que no Brasil, estando em 352 dólares. Já a renda per capta — conjunto de riquezas produzidas divida pelo total de habitantes — está em 5.001,10 dólares, enquanto o Brasil alcança 6.796,84.
Qual a documentação necessária para morar no Paraguai?
Para viajar para o Paraguai, sem receber remuneração, o brasileiro não precisa de visto. Basta usar a carteira de identidade ou passaporte válido.
O documento deve ser apresentado à autoridade de imigração na fronteira ou aeroporto, dependendo da via escolhida.
Após ser aprovado, obtém-se o carimbo de entrada no país no passaporte ou em uma boleta. Ao sair do Paraguai, será preciso adotar o mesmo procedimento, recebendo o carimbo para provar que se deixou o país.
O prazo de turismo é de 90 dias, podendo ser prorrogado pela autoridade de imigração a pedido do interessado.
Morar no Paraguai
Quem vai morar no Paraguai precisa regularizar sua situação, obtendo uma permissão para ficar no país. Há três opções, de acordo com o período da estadia.
Em cursos e trabalhos de curta duração, é possível recorrer a ao visto de residência precária — que é concedida para permanência de até 6 meses, prorrogável por igual período.
Já uma opção para quem deseja trabalhar no país é a residência temporária. Nela, é possível permanecer por 1 ano, renovando-se por até cinco vezes seguidas, até 6 anos.
Por fim, existe a residência permanente, que é destinada a quem deseja fixar moradia por tempo indeterminado. Nesse caso, não há prazo para expiração do visto.
Documentos para morar no Paraguai

Os documentos básicos para fazer o pedido de visto de trabalho são os seguintes:
- Certidão de nascimento ou casamento, se for o caso;
- Certidão de antecedentes criminais;
- Certificado médico de imigração, assim como a vacina de febre amarela;
- Certificado de ensino médio ou superior, conforme o grau de instrução — para quem vai estudar;
- Passaporte e identidade;
- Registrar-se na Direção de Trabalho no Ministério da Justiça e Trabalho do Paraguai — para quem vai trabalhar (já no Paraguai).
Confirme a lista no consulado para verificar se há mudanças. Além disso, mantenha a documentação referente ao visto anterior, caso seu interesse seja mudar de categoria ou realizar a renovação.
Qual a moeda do Paraguai?
A moeda do Paraguai é o Guarani. Atualmente, 1 dólar vale 6.787,36 guaranis, enquanto 1 real equivaleria a 1.366,16 na cotação comercial, nesta data.
Na prática, para quem vai morar no Paraguai, não existe uma grande diferença entre o real e o guarani, em termos de poder de compra.
No Expatistan, por exemplo, vemos que manter um padrão de vida equivalente a R$ 4.600 no Brasil exigiria o custo mensal de R$ 3.981 no Paraguai.
Oportunidades de trabalho no Paraguai
Muitas pessoas escolhem morar no Paraguai, sendo um dos dez países com mais imigrantes brasileiros. Há cerca de 240 mil brasileiros residindo no país, segundo reportagem publicada no UOL.
Em relação às taxas de desemprego, nosso vizinho vem em uma recuperação econômica mais acelerada, estando com cerca de 6.8% da mão de obra desocupada. Enquanto isso, os números mais recentes para o Brasil mostram um percentual de 11.1%.
Os brasileiros que desejam trabalhar no Paraguai têm três caminhos para atingir esse objetivo. O primeiro é buscar um trabalho diretamente no país vizinho, especialmente em áreas com diploma e cursos técnicos, como TI, Engenharia e Medicina.
O segundo é pesquisar por vagas em empresas nacionais com unidades de negócio no Paraguai. Você pode buscar essas oportunidades em portais de vagas nacionais e no LinkedIn.
Por fim, existe a opção de empreender no país vizinho. Inclusive, dependendo do porte e área da empresa, pode ser que a legislação local conceda benefícios fiscais para que se estabeleça uma filial ou sede no país.
Como comprar casa no Paraguai
O Paraguai não limita a compra de imóveis para estrangeiros. Caso esteja interessado nesse tipo de operação, você encontra opções muito similares às existentes no Brasil.
É possível comprar imóveis prontos ou na planta. Além disso, são vendidos terrenos para construção. Para quem conseguir o visto de residência, o procedimento consiste em realizar a compra e fazer o registro do imóvel — no cartório de lá, chamado de registro central.
O principal cuidado é buscar profissionais locais, como corretores e advogados, que possam fazer a conferência da condição do imóvel no registro público. Assim, você tem a garantia de estar adquirindo do proprietário e evita problemas legais.
Melhores cidades para morar no Paraguai
Um dos pontos mais importantes para morar no Paraguai é escolher uma boa cidade. O país tem um nível de desenvolvimento menor que o Brasil, porém, assim como aqui, as condições variam entre as localidades, sendo possível encontrar excelentes regiões para sua permanência.
Assunção

A capital do Paraguai é um excelente local para quem pretende morar a trabalho. É uma das cidades mais desenvolvidas da América do Sul, com inúmeras oportunidades no setor de serviços, indústria e comércio.
Outra vantagem é o rápido acesso ao Brasil, que pode ser feito pelo aeroporto ou por cerca de duas horas e meia de carro.
Ciudad del Este
A Ciudad del Este é uma localidade pequena com cerca de 301.815 habitantes. Na prática, ela é bastante procurada por brasileiros que desejam realizar o curso de Medicina, tendo em vista o processo seletivo simplificado e mensalidades mais baixas.
Além disso, é localizada exatamente na fronteira com o Brasil. É onde os brasileiros atravessam a Ponte da Amizade para realizar compras.
Luque
Próxima de Assunção, Luque é conhecida por ser a sede da Confederação Sulamericana de Futebol e do Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi. Além disso, embora seja uma cidade pequena, é um grande polo econômico.
A localidade tem a economia baseada no comércio de ouro e joias. Igualmente, o polo industrial é bastante desenvolvido, sendo responsável pelo fornecimento de insumos e equipamentos para a Usina de Itaipu.
San Lorenzo
San Lorenzo é uma cidade universitária com alguns dos principais câmpus do país, especialmente a sede da Universidade Nacional de Assunção. É um destino procurado principalmente por brasileiros que realizam pós-graduação, como mestrado, doutorado e especialização.
Como é a educação no Paraguai
A educação básica não é avaliada pelo índice PISA, o que torna difícil estabelecer uma comparação com outros países.
Na prática, assim como no Brasil, quem deseja morar no Paraguai pode optar pelas escolas privadas, em busca de uma qualidade superior na educação dos filhos. Aliás, entre as escolas de maior prestígio, segundo reportagem da imprensa local, todas são instituições privadas.
Em relação à graduação, o curso que faz os brasileiros optarem por morar no Paraguai é o de Medicina. A maioria das universidades locais não realiza o vestibular, bastando a comprovação de desempenho no ensino médio — cerca de 70% de pontuação nas matérias.
Há outras opções, como a Universidad Central del Paraguay e Unida e a Universidad de la Integración de las Américas. Entretanto, a escolha número um dos brasileiros é a Universidad Privada del Este. As mensalidades são mais baixas, e a instituição fica a 20 minutos da fronteira em Ciudad del Este.
Os cursos de pós-graduação, por sua vez, são bastante procurados na cidade de San Lorenzo. A Universidad Nacional de Asunción é a mais importante do país, e a mais procurada para doutorados e mestrados. Além disso, figura nos rankings internacionais de melhores faculdades.
Em ambos os casos, a validade do curso no Brasil depende de reconhecimento. No curso de Medicina, é preciso realizar a prova do Revalida. Já nos mestrados, doutorados e especializações, as universidades públicas do Brasil fazem esse reconhecimento.
Por fim, os intercâmbios costumam ser realizados para aprendizado da língua espanhola. As oportunidades podem vir em organizações voluntárias e cursos de idiomas, especialmente aqueles que têm sede ou filial no Paraguai.
Vantagens e desvantagens de morar no Paraguai
Morar no Paraguai, portanto, pode ser uma boa escolha. No entanto, nem todo mundo se identifica com a experiência oferecida pelo país vizinho. Para não ter mais dúvidas se é para você, considere as vantagens e desvantagens.
Vantagens
Ter um custo de vida mais baixo
O custo de vida no Paraguai é um dos principais atrativos, pois é uma experiência internacional acessível para os brasileiros. Além disso, em comparação com países europeus e os EUA, a barreira de entrada é menor, pois não há tanta diferença no poder de compra das moedas.
Contar com um fácil acesso ao ensino superior
Os cursos de ensino superior — graduação e pós-graduação— são opções interessantes. Além disso, sem dúvidas, fazer Medicina no país vizinho é uma alternativa para quem não conquistou uma vaga nas universidades brasileiras.
Viajar para o Brasil quando quiser
O brasileiro pode ir e voltar para o país de origem quando quiser, graças às facilidades do Mercosul. Muitas vezes, a viagem pode ser feita de carro, e há diversos voos disponíveis.
Ter facilidade para obter o visto de trabalho
Não é preciso ter um trabalho no Paraguai antes de fixar residência. Aliás, pessoas que trabalham em home office, por exemplo, podem tranquilamente realizar um período de intercâmbio, mantendo suas atividades no Brasil.
Ser um idioma mais acessível
O espanhol é uma língua mais próxima do português. Por mais que existam diferenças, questões básicas como pedir comida, localizar-se nas cidades e encontrar serviços públicos não são um problema. Logo, junto ao clima, é um fator que facilita a adaptação.
Desvantagens
Trabalhar em um local com moeda fraca
O Paraguai não é um destino para quem deseja fazer uma poupança com base na taxa de câmbio. Diferentemente de quando recebemos em dólar ou euro, as moedas têm peso parecido. Ganha-se pelos custos mais baixos, mas se recebe menos na conversão.
Revalidar diplomas e certificados
Ao mesmo tempo em que você tem mais acesso ao ensino superior, é preciso ficar atento aos procedimentos de reconhecimento e revalidação no Brasil. Antes de ir, pesquise sempre quais universidades brasileiras que realizam esse procedimento para não ter surpresas.
Ter qualidade de vida similar a do Brasil
Você consegue uma boa qualidade de vida nas principais cidades do Paraguai, mas similar à do Brasil. Portanto, os motivos para mudar de país são diferentes daqueles de quem busca países de primeiro mundo, como Suíça, Portugal e Estados Unidos.
Como enviar e receber dinheiro do Paraguai
Uma das vantagens citadas é o real ser uma moeda valorizada no Paraguai. Caso você tenha interesse em morar no Paraguai, é bem fácil enviar e receber dinheiro.
Fazendo a cadastro na plataforma da Remessa Online, basta seguir um passo a passo simples para enviar para um conta no exterior:
- Informar os dados da conta no exterior que vai receber, própria ou de outra pessoa;
- Fazer um TED no valor da transferência para Remessa Online;
- Esperar até 1 dia útil para o dinheiro cair na conta, já com as devidas conversões.
Já para receber dinheiro do exterior, a plataforma recebe o pagamento e repassa para você, de um jeito bem simples:
- Selecionar a moeda e informar o motivo do recebimento;
- Encaminhar os dados bancários de quem realizará o pagamento, podendo ser qualquer pessoa ou empresa do mundo;
- Aguardar até 2 dias úteis e realizar o resgate na plataforma.
Como visto, morar no Paraguai traz diversas vantagens para os brasileiros, como fácil acesso ao visto e equilíbrio entre as moedas dos países. E tudo fica ainda mais fácil quando você consegue rapidamente enviar e receber dinheiro do exterior.
Para conhecer outras dicas sobre países para estudar e trabalho no exterior, assine gratuitamente o nosso newsletter e fique por dentro das principais tendências!
Resumindo
O brasileiro tem acesso facilitado ao visto para morar no Paraguai, podendo obter uma autorização por um ano, renovável por até 6 anos seguidos, antes mesmo de encontrar trabalho no país vizinho.
Segundo informações do Expatistan, o custo de vida no Paraguai é 21% mais baixo que no Brasil. Para obter padrão de vida equivalente a R$ 4.600 aqui são necessários R$ 3.981 no país vizinho.
O brasileiro pode obter os vistos de residência no Paraguai: precário (até 6 meses) e temporário (1 ano), ambos com possibilidades de renovação.
A melhor cidade para morar no Paraguai é Assunção, pois apresenta as melhores condições de emprego e qualidade de vida.