O que é um Banco Intermediário?

Saiba como é feito o envio do seu dinheiro até o destino e qual a importância do banco intermediário nessa transferência.

Quer saber como fazemos para que seu dinheiro chegue até seu destino e qual o papel dos bancos intermediários nesse processo? A gente te explica!

Você já deve saber como a Remessa Online funciona: nossa plataforma foi criada para você realizar transferências internacionais sem muita burocracia, evitando as altas taxas impostas por instituições financeiras tradicionais e o mais importante: garantindo segurança e agilidade em todo processo!

Logo que recebemos o pagamento de sua remessa, registramos a operação no Banco Central e damos início ao processo de envio através de nosso banco parceiro. Caso necessário, o banco parceiro utiliza bancos intermediários para viabilizar o processo de envio e, desta forma, garantir que seu dinheiro chegue até o destinatário de maneira segura.

A utilização do banco intermediário não é sempre obrigatória. Porém, muitas vezes é necessária. Confira abaixo mais sobre o tema!

O que é um Banco Intermediário?

Um Banco Intermediário atua em nome do banco que receberá a remessa para possibilitar o recebimento do dinheiro, já que existem algumas restrições de bancos internacionais.

O pagamento de uma remessa passa pelo banco intermediário antes de ser creditado ao beneficiário*, como você pode conferir no fluxograma abaixo.

como funciona a parceria entre remessa online e bancos intermediários
*em alguns casos, mais de um banco intermediário é utilizado.

Quando o banco intermediário é necessário?

Os bancos intermediários são utilizados em duas situações. A mais comum é no processo de conversão dos valores para a moeda recorrente no país do destinatário. Neste caso, o banco indica um intermediário para receber e converter os valores na moeda da conta do cliente, já que o banco final não aceita remessas enviadas diretamente.

Além dos casos em que a remessa não é aceita diretamente, estes bancos são também utilizados quando a moeda enviada é diferente da recorrente do país de destino (ex: envio de dólar americano para a Espanha).

Como no exemplo anterior, o banco intermediário não será obrigatoriamente utilizado, já que alguns bancos podem sim receber a moeda estrangeira sem a necessidade de um intermediário. Fique atento às informações dadas pelo destinatário e confirme se o banco intermediário é realmente necessário com o beneficiário.

Onde encontro o banco intermediário?

Os dados do banco intermediário sempre serão informados pelo banco de destino da remessa. Peça essa informação ao beneficiário e confirme a necessidade do intermediário. Caso o envio seja para sua conta no exterior, entre em contato com o banco internacional para verificar.

Como preencher o campo “Banco Intermediário”?

Logo após você selecionar o motivo da remessa, o nome do beneficiário e o país de destino, os dados bancários serão solicitados.

É nesta etapa em que os dados do banco intermediário devem ser inseridos.

Como preencher o campo banco intermediário no site da Remessa Online.
Como preencher o campo “banco intermediário” no site da Remessa Online.

O que pode acontecer se eu não preencher este campo?

Para que não haja problemas como bloqueio de valores, cancelamento de sua transferência e o mais importante: cobrança de taxas indevidas dos bancos no exterior, é muito importante que os dados do banco intermediário sejam informados corretamente.

Quando o banco intermediário é exigido e os dados do mesmo não são inseridos, existe a possibilidade de sua remessa ser cancelada ou que taxas adicionais dos bancos intermediários sejam descontadas do valor final informado em sua simulação.

Por isso, é muito importante que você não se esqueça de confirmar a necessidade do banco intermediário.  

O que devo saber antes de realizar uma transferência para outro país?

Lembre-se sempre que, para realizar um envio para o exterior, é necessário prestar bastante atenção na cotação da moeda no dia! Com as flutuações do mercado, seu dinheiro pode valer mais ou menos em relação à moeda estrangeira. Não deixe de acompanhar essas variações em tempo real no site da Remessa Online e utilizar nosso simulador antes de qualquer operação!