Pathway no Canadá: conheça essa modalidade de curso

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Pathway no Canadá: menina pesquisando destinos no mapa

Além de entender o que é o Pathway no Canadá e como funciona, vamos trazer respostas para as perguntas mais comuns envolvendo o assunto: tempo de duração, custos, documentos, vistos e demais exigências. Você também vai entender quais são as diferenças entre o Pathway e o curso de inglês e conhecer um pouco mais sobre o programa Pathway Online.

Se você quer estudar no Canadá, este artigo vai ajudá-lo a conhecer alternativas interessantes para atingir o seu objetivo. Continue a leitura e descubra!

O que é o Pathway no Canadá?

O Pathway é um curso focado em pessoas que desejam melhorar suas proficiência no idioma além de preparar para o ingresso em faculdades, universidades e cursos técnicos do Canadá.

Por isso ele pode ser considerado uma espécie de curso preparatório. O programa, como o próprio nome sugere, é uma “trajetória” a ser trilhada até que o aluno chegue na instituição que deseja estudar. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode ingressar no Pathway.

Este tipo de programa é especialmente recomendado para as pessoas que não atingiram nota máxima nas provas de proficiência em inglês e estão em busca de alternativas que visem melhorar o domínio do idioma.

Ele também pode ser uma solução interessante para quem quer se preparar melhor para começar a estudar no Canadá uma vez que o sistema de ensino no país é bem diferente do que o que estamos acostumados no Brasil.

Por outro lado, se você não tem proficiência no idioma o Pathway pode não ser recomendado. Estudantes que querem ir para o Canadá sem proficiência devem buscar outras opções de cursos de inglês. Você pode pesquisar isso diretamente com a sua agência de intercâmbio.

As universidades canadenses e demais instituições de ensino esperam do aluno o máximo de entendimento do conteúdo que será abordado em sala de aula, por isso o domínio adequado do idioma é uma exigência dentro das instituições do país.

Com o entendimento adequado do inglês você vai entrar para a universidade mais preparado para ter uma performance adequada durante as aulas.

Nas aulas do Pathway o aluno vai ser preparado para ter uma vida acadêmica de qualidade. Por meio de estímulos envolvendo escrita, leitura e conversação.

Como ele funciona?

Como você pode ver o Pathway no Canadá é indicado para melhorar o domínio do idioma. Na grade curricular, entre outras atividades, os alunos aprendem a elaborar ensaios, artigos científicos, apresentações orais, entre outros.

Isso significa que você entra na Universidade do Canadá preparado para lidar com as exigências fundamentais na entrega dos trabalhos e realização das apresentações de trabalhos. 

Nas aulas do Pathway, você desenvolver as seguintes habilidades:

  • Gramática e vocabulário;
  • Habilidades de pensamento crítico;
  • Habilidades de discussão;
  • Técnicas de estudo; entre outros.

Outro aspecto interessante dos programas de Pathway é que algumas instituições incluem aulas que  valem como créditos nos cursos futuramente realizados pelos alunos.

Mas afinal, onde fazer um programa Pathway? Você encontra opções tanto em escolas de idioma quanto em universidades.

Principais dúvidas sobre o Pathway no Canadá

Agora que você já entendeu o que o Pathway no Canadá e quais são as principais habilidades desenvolvidas nos alunos que participam do programa, é hora de conhecer mais detalhes a respeito do assunto.

A seguir, selecionamos algumas das dúvidas mais comuns de quem está procurando informações a respeito do Pathway. Confira!

Qual é o tempo de duração?

O tempo de duração do Pathway vai depender do nível de proficiência em inglês. Para ter uma ideia do tempo do seu curso você vai ter que fazer um teste aplicado pela escola escolhida.

Aqui, é importante destacar que cada instituição tem uma forma distinta de aplicar este exame para seus futuros alunos. Essa prova pode ser feita ainda no Brasil, de forma online. Em alguns casos é realizada uma entrevista por telefone com um representante da escola que oferece o programa. O resultado deste teste pode ser apenas uma estimativa, isso vai depender da instituição escolhida.

Em algumas situações, o aluno deverá fazer um teste de nivelamento a ser aplicado pela escola, já no Canadá. 

Quanto custa fazer o Pathway no Canadá?

O custo final vai depender da instituição escolhida. Mas, via de regra, o Pathway tem o custo de um curso de idiomas.

Isso significa uma despesas mensal de aproximadamente CAD$1.000. Claro que o valor poderá variar de acordo com a instituição e a duração do curso. Ou seja, quanto mais tempo você estudar, menor pode ser o valor mensal. 

É possível conciliar com uma atividade profissional?

O aluno não pode trabalhar durante o Pathway no Canadá, uma vez que é considerado um curso de idiomas. Desta forma, você só consegue conciliar trabalho e estudos depois que ingressar no College ou na Universidade. Nesta etapa a legislação canadense autoriza que você trabalhe 20 horas semanais durante o período de estudos.

Depois de concluído o College o estudante pode solicitar a permissão de trabalho chamada Post Graduation Work Permit (PGWP).

Quais são as diferenças entre o Pathway e o curso de inglês?

A principal diferença é que no Pathway você é preparado para entrar no College ou na Universidade. Assim, você deve procurar um Pathway se pretende:

  • Fazer um curso superior ou curso técnico no país e não tem proficiência no inglês;
  • Tem inglês avançado, mas quer aprimorar suas habilidades acadêmicas;
  • Deseja fortalecer o vocabulário específico relacionado à sua área de estudo.

O que acontece depois que você termina o Pathway?

Depois que você concluiu o seu Pathway e atingiu o nível de inglês necessário para começar as suas aulas no College ou Universidade vai receber o seu certificado.

Geralmente o documento vem acompanhado do histórico do aluno, documento fundamental para comprovar à instituição de ensino que você está apto a frequentar às aulas.

Como funciona o programa Pathway Online?

O programa Pathway Online é indicado para quem quer melhorar o domínio do inglês mas não tem como viajar para o Canadá. O aluno pode fazer o programa todo de forma virtual, ou ainda, pode começar online  e concluir no Canadá.

Trata-se de uma opção interessante para quem deseja viajar ao país apenas quando iniciar o College ou a universidade, já que no curso online os custos com moradia, alimentação e locomoção são reduzidos significativamente do orçamento.

Como fazer para trabalhar ou estudar no Canadá?

Antes de viajar para o Canadá você deve planejar com calma a questão dos vistos, documentos e planejamento financeiro. O país é exigente com relação aos documentos e ao ingresso de estudantes e trabalhadores no país.

Para se inscrever em um intercâmbio de idioma, um curso equivalente ao técnico, uma graduação ou mestrado, o ideal é contar com uma agência especializada para orientar e ajudar no processo.

Além dos documentos, vale ter um cuidado especial com o planejamento financeiro. Lembre-se de considerar despesas com alimentação, moradia, transporte, saúde e alguma eventualidade.

Ainda, não saia do Brasil sem antes avaliar suas necessidades, ter recursos para uma emergência além de verificar as possibilidades de envio e recebimento de dinheiro para o Canadá.

Você gostou deste artigo sobre Pathway no Canadá? Então, aproveite para conferir o post: Quer trabalhar e estudar no Canadá? Descubra como se planejar!

Resumindo

O que é o Pathway no Canadá?

O Pathway é um curso focado em pessoas que desejam melhorar suas proficiência no idioma além de preparar para o ingresso em faculdades, universidades e cursos técnicos do Canadá.

Quanto custa fazer o Pathway no Canadá?

O custo final vai depender da instituição escolhida. Mas, via de regra, o Pathway tem o custo de um curso de idiomas. Isso significa uma despesas mensal de aproximadamente CAD$1.000.

O que acontece depois que você termina o Pathway?

Depois que você concluiu o seu Pathway e atingiu o nível de inglês necessário para começar as suas aulas no College ou Universidade vai receber o seu certificado.

Assuntos relacionados