Trabalho no exterior para brasileiros: como está o mercado remoto?

por Andrea Cortes
3 minutos de leitura
Trabalho no exterior para brasileiros

Os avanços tecnológicos vêm fazendo mudanças significativas no mundo todo, inclusive no mercado de trabalho. Segundo um levantamento feito pela Global Workplace Analytics no início de 2020, desde 2005 o número de pessoas trabalhando remotamente no mundo cresceu 140%. Com isso, surgem mais oportunidades de trabalho no exterior para brasileiros

Acompanhe o artigo abaixo para entender como está o mercado de trabalho remoto no exterior e onde conseguir a sua vaga. 

O trabalho remoto no exterior para brasileiros

O mercado de trabalho vem deixando de ser local para se tornar global. Isso porque, com o avanço da tecnologia e a globalização, atualmente já é possível prestar serviços para outros países sem sair do Brasil. Aliás, a tendência de trabalho remoto está ganhando centenas de adeptos todos os anos e ganhou ainda mais força durante a pandemia. 

Com isso, muitos brasileiros buscam oportunidades de trabalho no exterior para ter salários melhores, ter uma renda extra e até mesmo aumentar seu Networking. 

As vagas de trabalho no exterior para brasileiros podem ser para contratos fixos ou freelancers, dependendo da empresa contratante. Mas se você quiser aumentar as suas chances, o inglês fluente é um critério básico e obrigatório. E para aumentar seu diferencial, aposte em um terceiro idioma. 

Além do empurrão da pandemia e da busca por melhores oportunidades, existem diversos motivos que explicam o bom momento de trabalho remoto para brasileiros no exterior. Confira abaixo alguns fatores: 

Migração para o trabalho remoto no mundo todo

No início de 2020, o mundo passou por mudanças drásticas por conta do início da pandemia da Covid-19. Com determinações de lockdown e isolamento social, empresas de todo mundo tiveram de migrar para o trabalho remoto. 

Apesar de tudo ter acontecido rapidamente, uma das vantagens desse modo de trabalho é a “queda das fronteiras”. Ou seja, uma empresa pode contratar um funcionário em qualquer lugar do mundo, desde que ele tenha uma estrutura para home office, com no mínimo um computador e conexão à internet. 

Como trabalhar para o exterior e receber em dólar?

Desvalorização do Real

Um dos motivos que torna os brasileiros atrativos para a contratação é a desvalorização do Real. Apenas nos primeiros meses de 2021,  a moeda brasileira é considerada a quarta moeda que mais se desvalorizou, tendo uma queda de -10.2% e perdendo apenas para o Sudão, Líbia e Venezuela. O Dólar, por exemplo, terminou 2020 em alta de 29% sobre o Real. 

Tudo isso faz com que a mão de obra brasileira seja mais barata. Ou seja, é vantajoso para estrangeiros contratar brasileiros para trabalhar remotamente, o que acaba aumentando as ofertas de trabalho. 

Áreas de trabalho no exterior para brasileiros

Existem diversas áreas com vagas de trabalho no exterior para brasileiros. No entanto, a que mais podemos destacar é a tecnologia. Isso porque, as vagas para programadores e desenvolvedores são as que mais crescem no mundo, sem contar que essa área permite trabalhar remotamente sem problemas.

Além disso, outras áreas de destaque são:

  • Designer Gráfico;
  • Tradutor;
  • Redator;
  • Revisor;
  • Vendas;
  • Marketing;
  • Designer de Games.
sites de trabalho no exterior para brasileiros - Trabalho no exterior para brasileiros: como está o mercado remoto?
Sites de trabalho no exterior para brasileiros oferecem vagas para diferentes áreas.

Onde encontrar vagas de trabalho no exterior para brasileiros

Os brasileiros que buscam vagas de trabalho remoto no exterior encontram diversas opções. A primeira delas é através do LinkedIn. Para isso, crie um perfil atraente para recrutadores estrangeiros destacando suas habilidades e, principalmente, tenha uma versão em inglês. 

Outra opção é por meio dos grupos de empregos no Facebook, principalmente para trabalhos freelancer. Existem grupos em que você pode encontrar vagas de emprego em países no mundo todo. Entre neles e esteja atento às vagas publicadas. 

A terceira opção para  encontrar vagas de trabalho remoto no exterior são os diversos sites de emprego, seja para contratos fixos ou freelancer. Nessas plataformas, é possível filtrar as vagas de acordo com seu perfil e conhecimentos. 

Algumas delas são:

Dicas extras

O mercado de trabalho no exterior para brasileiros está aquecido. Mas além de saber onde encontrar oportunidades, veja algumas dicas para te ajudar a encontrar a tão sonhada vaga:

  • Estude muito inglês;
  • Aprimore seu currículo;
  • Faça conexões com estrangeiros;
  • Converse com colegas que também atuam dessa forma;
  • Seja acessível, não demore dias para responder recrutadores;
  • Fique atento a vagas no Linkedin e sites específicos.

Conclusão

Quem nunca sonhou em receber em Dólar ou Euro? Com o mercado de trabalho remoto no exterior para brasileiros isso é possível, sem precisar sair de casa. Para isso, aprimore seu inglês e se atente às oportunidades de trabalho, fixo ou freelancer. 

Gostou dessas dicas? Veja neste artigo 43 sites para trabalhar remoto recebendo em Dólar

Assuntos relacionados