Como comprar ações da XP na Nasdaq

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Saiba como um investidor no Brasil pode fazer para comprar e negociar ações da XP na bolsa Nasdaq

A corretora de valores brasileira XP Investimentos deu um passo importante ontem, 11, quando realizou IPO na bolsa de valores americana Nasdaq. IPO é a estreia das ações de uma empresa na bolsa.

O valor negociado por cada ação da corretora brasileira surpreendeu e registrou alta de 27% em relação ao que estava sendo previsto. O esperado era que cada ativo da corretora fosse negociado por valores entre USD 22 e USD 25. Mas o preço ficou em USD 27 por ativo, o que comprovou o sucesso do IPO.

O volume total de ativos negociados durante o IPO da XP Investimentos na Nasdaq foi de mais de USD 33,5 milhões.

Mesmo sendo negociadas na bolsa americana, as ações da XP podem ser adquiridas por investidores brasileiros. Mas como? Através de corretoras de investimentos internacionais.

Por que investir em ações da XP Investimentos?

Fundada em São Paulo em 2001, a XP Investimentos se firmou como uma das mais importantes corretoras de valores do Brasil. Com foco em assessoria de investimentos especializada, a corretora orienta os investidores para lidar com diversos produtos de investimento, tais como: renda fixa, ações, fundos de investimento e previdência privada.

A XP Investimentos já dispõe de uma cartela de mais de 1,2 milhão de clientes ativos e mais de R$350 bilhões de valor sob custódia da corretora.

A abertura de capital da XP na Nasdaq faz parte de um movimento de empresas brasileiras que estão buscando os investidores estrangeiros, como foi o caso da Stone Pagamentos. Ao mesmo tempo, cresce o número de brasileiros que investe em ações no exterior.

“Optamos pela listagem na Nasdaq porque acreditamos que nos conectará com os principais investidores do mundo, trazendo as melhores práticas internacionais para a nossa empresa, além de nos dar espaço para novas emissões de ações, sem colocar em risco o controle da empresa e a sua total independência – fato esse que não seria possível por meio da legislação brasileira atual.”

Guilherme Benchimol, CEO e fundador da XP Inc, em carta aberta ao mercado

Mas como investir em ações da XP na Nasdaq? Veja o que você precisa fazer.

ações da XP na bolsa Nasdaq - Como comprar ações da XP na Nasdaq
Para comprar ações da XP na Nasdaq é necessário ter conta numa corretora de investimentos americana. (Foto: Divulgação)

Como investir em ações da XP 

Não é possível que um brasileiro invista diretamente na bolsa Nasdaq. Para que a operação seja possível e ele possa negociar ativos na bolsa americana será preciso abrir uma conta numa corretora de investimentos americana.

Existem diversas corretoras que permitem a criação de conta por estrangeiros, cada uma com suas regras de criação e valor mínimo para investimento. Alguns exemplos de corretoras são: Td Ameritrade, DriveWealth, Charles Schwab e Interactive Brokers.

O processo de abertura de conta nessas corretoras é online, com o envio de documentos comprobatórios também sendo feito via internet. É preciso estar atento ao valor mínimo que cada corretora cobra para permitir a abertura e movimentação da conta.

Com a conta aberta, basta seguir o passo a passo para comprar e negociar ações da XP na Nasdaq. Se necessário, consulte a equipe especializada da corretora que você abriu sua conta. O código das ações da XP Investimentos na Nasdaq é NASDAQ: XP.

Para que a compra de ações seja realizada, você precisará enviar dinheiro do Brasil para a sua conta na corretora americana. Essa transação internacional de envio é fundamental para garantir a compra das ações.

Como enviar dinheiro para uma corretora internacional

Existem diversos bancos e operadoras que fazem a transação de envio de dinheiro do Brasil para uma corretora internacional. A questão é que eles geralmente cobram altas taxas e nem sempre esses serviços enviam para todas as corretoras.

A maneira mais rápida e econômica de enviar dinheiro para uma corretora internacional para investir em ações da XP na Nasdaq é usar a Remessa Online.

A plataforma da Remessa Online envia para todas as corretoras americanas (e de mais de 100 países). Além disso, tem o custo de envio mais barato do mercado, a partir de 1,3% sobre o valor transacionado. O dinheiro é enviado para a corretora em até 1 dia útil, sempre com segurança. A plataforma é intuitiva e simples de usar.

Para se cadastrar na Remessa Online você precisa dos documentos pessoais (CPF + RG ou CNH), além do endereço. A equipe da Remessa Online analisa os dados e se estiver tudo bem o cadastro é aprovado.

Após fazer seu login, você deverá clicar em ‘enviar dinheiro’ e seguir os passos abaixo:

  1. selecionar ‘Enviar para conta de outra pessoa ou empresa’;
  2. selecionar ‘Transferência para uma corretora de investimentos’;
  3. Escolher a corretora que você vai enviar;
  4. inserir o código identificador da corretora;
  5. preencher os dados da conta;
  6. dê um nome para a operação (ou história);
  7. pagar pela remessa e enviar o comprovante na própria plataforma.

Após a Remessa Online receber a confirmação do pagamento, o dinheiro será enviado em até 1 dia útil para a corretora e você poderá se tornar um investidor internacional, negociando na bolsa americana ações da XP e de muitas outras organizações.

Assuntos relacionados