Exportação de serviços: como se preparar para receber seus pagamentos

por Andrea Cortes
3 minutos de leitura
exportacao de servicos

Toda empresa quer crescer, não é mesmo? Uma opção de crescimento para não depender do mercado interno é a exportação de serviços.  No entanto, o empreendedor pode não saber como fazer para receber por esses serviços. A boa notícia é que o processo pode ser rápido, prático e seguro. 

Acompanhe o artigo abaixo para ver como você deve se preparar para receber por exportação de serviços. Ainda, veja como a Remessa Online pode te ajudar.

Como receber por exportação de serviços?

Quem exporta serviços conta com uma série de vantagens. No entanto, precisa de uma forma segura para receber os pagamentos internacionais

Uma opção são os bancos tradicionais, porém eles costumam ser demorados e caros. Como alternativa, já existem plataformas muito mais econômicas e rápidas como a Remessa Online. 

Separe os documentos necessários

O primeiro passo para receber por exportação de serviços é separar os documentos que precisam ser apresentados para o pagamento. Veja abaixo qual a documentação necessária:

Remessa Online: a opção mais segura para as suas transferências internacionais

Contrato de compra e venda internacional

Esse é um documento formal que deve apresentar todos os direitos e obrigações entre os envolvidos e comprovar sua relação comercial. Neste contrato devem constar informações como:

  • Características do serviço prestado;
  • Valores;
  • Prazos para a prestação do serviço;
  • Prazos e formas de pagamento;
  • Outras informações que descrevem o serviço.

Fatura Invoice

A fatura Invoice deve ser emitida pelo prestador de serviços. Essa também é uma formalização e pode substituir o contrato, porém ela não gera obrigação de pagamento. O documento deve ser feito no idioma do cliente e você pode utilizar a Proforma Invoice e criar o seu. 

Fatura comercial

A Fatura comercial é como uma Nota Fiscal porque ela representa a operação comercial e sua finalidade. Por isso, aqui devem ser incluídas todas as informações presentes no contrato. 

É importante lembrar que se o pagamento for parcelado, você deve  emitir uma fatura comercial a cada vencimento.

Como trabalhar para o Exterior? Confira a lista de possibilidades!

Nota Fiscal

Por fim, é exigido a Nota Fiscal. Esse é um documento que a lei brasileira determina que seja emitido para fins contábeis e tributários, ainda que a operação não gere ISS (Imposto sobre Serviço).

receber pelo servico 11 - Exportação de serviços: como se preparar para receber seus pagamentos
Receber pagamentos pela Remessa Online é uma opção rápida e segura.

Abra uma conta na Remessa Online

Se você quer receber por exportação de serviços e ainda pagar preços justos, uma excelente opção é abrir uma conta na Remessa Online. A plataforma brasileira é 100% digital, ou seja, você recebe o dinheiro sem sair de casa em um processo bem simples e rápido. 

Além disso, a Remessa Online tem as menores taxas do mercado e chega a ser até 8 vezes mais econômica do que os bancos tradicionais. As taxas na plataforma para receber por exportação de serviços incluem o  custo da operação que é a partir de 1,3% sobre o valor da transferência.

Por fim, existe a tarifa bancária para transferência até R$2.500 e os impostos cobrados pelo Banco Central. Para ter certeza sobre os valores recebidos, você pode fazer uma simulação no site

Rapidez e segurança

A Remessa Online não é apenas mais econômica, ela é rápida e segura. Após o dinheiro cair na plataforma, você pode solicitar a transferência e ele estará em sua conta bancária em até um dia útil. 

Além disso, todo esse processo será criptografado para garantir a segurança de seu dinheiro e dados pessoais. Sem contar que a plataforma é devidamente credenciada pelo Banco Central do Brasil (Bacen). 

Passo a passo para receber por exportação de serviços

Após separar os documentos e abrir sua conta na Remessa Online, receber pela exportação de serviços é muito simples. Siga o passo a passo:

  1. Acesse a Remessa Online com seu login e senha;
  2. Selecione a moeda em que o cliente vai fazer o pagamento;
  3. Neste momento, vão aparecer as informações bancárias para o pagamento. Envie esses dados para o cliente;
  4. Aguarde o envio do dinheiro. Esse processo pode levar até dois dias, mas assim que o pagamento for feito, você receberá um e-mail;
  5. Informe no sistema qual é o propósito da transferência;
  6. Insira os documentos citados acima, eles comprovam a origem e propósito da transferência;
  7. Espere o dinheiro cair em sua conta. É nesse momento que o câmbio de transferência será fechado conforme a cotação da moeda daquele exato momento;
  8. Solicite a transferência para sua conta bancária e tenha seu dinheiro em até um dia útil.

Conclusão

Quem exporta serviços não precisa lidar com as burocracias e altos preços dos bancos tradicionais para receber seus pagamentos. A Remessa Online é uma excelente opção segura e econômica.

Para deixar o processo ainda mais prático, lembre-se de deixar a documentação organizada antes de solicitar a transferência. 

Gostou desse artigo? Então veja o nosso guia prático para a exportação de serviços para o exterior

Assuntos relacionados