Receber pagamento internacional: qual é a melhor forma?

por Remessa Online
3 minutos de leitura

Uma das maiores e melhores consequências de um mundo globalizado é a possibilidade de prestação de serviço sem fronteiras. Já receber pagamento internacional, especialmente pela primeira vez, pode ser um grande desafio.

Quem deseja expandir seu mercado de trabalho hoje, como profissional autônomo ou empresa, enfrenta um mundo de possibilidades de crescimento e a possibilidade de ganhar em moedas que estão mais valorizadas.

Para acompanhar essa mudança de carreira, é necessário entender qual a melhor forma de receber pagamento internacional

Bancos tradicionais ou fintechs? Quais as menores taxas e agilidade no processo nesse mercado? Em qual vou perder menos dinheiro e tempo? Essas são algumas das dúvidas que buscamos responder a seguir.

Receber pagamento internacional: como funciona, quanto custa e qual é a melhor forma?

Para receber pagamento internacional em prestação de serviço, como pessoa jurídica (profissional autônomo) ou como empresa, é necessário contar com o apoio de algum banco ou plataforma que permita receber em dólar ou outra moeda estrangeira.

O custo em uma operação internacional depende da instituição financeira escolhida, pois cada banco, fintech ou plataforma define diferentes taxas administrativas e os valores cobrados entre elas podem variar bastante.

Além dos impostos cobrados, como IOF, em uma remessa internacional pode ser cobrado pelos bancos uma porcentagem sobre o valor da transferência, além de taxas administrativas.

Na ponta do lápis, nem sempre os bancos tradicionais são os que apresentam as melhores ofertas, por conta das taxas consideradas abusivas.

Como alternativa, é possível contar com soluções mais modernas e totalmente digitais, como a Remessa Online, que possibilita a transferência internacional em diferentes moedas, dando liberdade para que você faça o resgate quando quiser e para a instituição financeira no Brasil que desejar.

Além de usar o resgate em bancos tradicionais, você pode solicitar a transferência do saldo no Remessa Online para bancos e carteiras digitais.

Documentação necessária para receber pagamento internacional

Em termos de documentação necessária e emissão de comprovantes, para receber pagamentos do exterior, é necessário normalmente ter:

  • Contrato de compra e venda: descrição da prestação de serviço com definição de preços, prazos de pagamento, formas de pagamento, bancos envolvidos, documentos exigidos; data da prestação de serviço.
  • Emissão de nota fiscal: mesmo com o ISS isento em uma transferência recebida do exterior, é necessário emitir nota fiscal para registro do trabalho desenvolvido no território brasileiro, sendo exigido pelo município a emissão da nota mesmo com o ISS isento;
  • Fatura invoice (fatura proforma): é semelhante a uma nota fiscal, mas emitida apenas em prestação de serviço internacional. É feita pelo prestador de serviço, em um formulário em inglês ou no idioma do contratante. O fatura invoice pode ser complementar na negociação ou até mesmo substituir o contrato de compra e venda;
  • Registro no Siscoserv: o cadastro no Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações (Siscoserv) deve ser feito obrigatoriamente por quem presta serviço ao exterior, com exceção de pessoas jurídicas que optaram pelo Simples Nacional e MEI.

No pagamento internacional de prestação  de serviços, alguns impostos são isentos, como o PIS, Cofins e ISS.

Nesse processo, ocorre apenas a incidência do IOF, com alíquota de 0,38% para contas de outra titularidade e de 1,1% para a mesma titularidade.

Como funciona a transferência internacional?

receber pagamento internacional 1 1024x683 - Receber pagamento internacional: qual é a melhor forma?

A transferência internacional é realizada através do envio dos dados do beneficiário ao remetente, sendo necessário informar, além de dados pessoais e da conta, códigos como o código SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication) e código IBAN (International Bank Account Number).

O código SWIFT, ou BIC (Bank Internacional Code), representa o código universal da instituição bancária para transferências internacionais. 

O código IBAN diz respeito ao código-padrão para identificação de contas bancárias.

Para realizar a transferência e receber pagamento internacional, além das obrigações em relação a emissão de nota fiscal ou invoice, o profissional deve definir por qual meio deve realizar a transferência.

Em prestação de serviço recorrente, mensalmente ou semanal, o ideal é que o profissional se informe para avaliar todas as opções e chegar na alternativa mais em conta.

É possível contar com os bancos tradicionais, como Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Caixa.

Há também a opção de utilizar os bancos digitais, como Nubank e Inter, ou plataformas de carteiras digitais, como PayPal, Mercado Pago e PicPay.

Nesses últimos casos, com os bancos digitais e carteiras digitais, é necessário contar com plataformas digitais que realizam a remessa internacional de forma intermediária entre o banco do profissional no Brasil e o banco do tomador no exterior.

Plataformas como a Remessa Online realizam esse serviço para facilitar o processo de receber pagamento do exterior oferecendo taxas reduzidas, diminuindo o custo de operações em bancos tradicionais.

Como transferir dinheiro do exterior para o Brasil legalmente?

A transferência de dinheiro do exterior para o Brasil, e do Brasil para o exterior, é uma atividade legal.

No entanto, é importante entender quando as transações internacionais podem estar dentro de alguma ilegalidade dentro da legislação brasileira.

No Brasil, é considerado uma ação de ilegalidade a evasão fiscal ou sonegação de impostos, quando se tem a tentativa de evitar o pagamento dos impostos e tributações previstos no país dentro das operações nacionais e internacionais.

Dentro das atividades que podem configurar evasão nos casos de transferência e recebimento de dinheiro do exterior está o fato de omitir ou não declarar os valores recebidos na declaração do Imposto de Renda.

Por isso, para fugir de tributações altas e ainda assim continuar dentro da legalidade, muitas empresas e pessoas buscam por contas offshore em paraísos fiscais.

Melhor banco para receber dinheiro do exterior

receber pagamento internacional taxas como funciona 1 1024x683 - Receber pagamento internacional: qual é a melhor forma?

O melhor banco para receber dinheiro do exterior reúne uma série de benefícios e funcionalidades para os seus clientes. Para chegar na melhor opção para  o que você precisa, você deve avaliar os seguintes pontos:

  • Menores taxas do mercado;
  • Transparência em relação a todas as taxas, impostos e tarifas cobrados;
  • Possibilidade de trabalhar com diferentes conversões de moedas estrangeiras;
  • Segurança;
  • Simplicidade no processo (sem burocracia);
  • Rapidez;
  • Possibilidade de cadastro e recebimento 100% online.

Com base nesses fatores, é possível avaliar qual o melhor banco para receber de outro país, de acordo com a sua realidade.

Como vimos, tanto os bancos tradicionais como outras alternativas podem te ajudar.

Alternativas para receber pagamento do exterior

Existem diversas opções no mercado para receber dinheiro do exterior com rapidez, segurança e custos reduzidos. Confira:

1 – Como receber dinheiro do exterior pelo Picpay?

Ainda não é possível receber uma transferência internacional diretamente em sua conta do PicPay.

Hoje, o PicPay atua como uma fintech de soluções modernas de pagamentos, como uma carteira digital em que se é cadastrado o cartão de crédito ou débito pessoal.

No entanto, é possível receber transferências internacionais através de plataformas que fazem a remessa internacional de forma intermediária, como a Remessa Online.

A Remessa Online facilita o processo de transferência do exterior tornando possível receber pagamentos de outros países em até 2 dias e com as melhores taxas.

Quando o saldo da transferência é debitado na plataforma, basta informar os dados da conta no PicPay para fazer o resgate.

2- Como receber dinheiro do exterior pelo PayPal?

Com o PayPal, é possível enviar e receber dinheiro do exterior e usar o saldo presente na carteira virtual para resgate, para compras on-line e diversas outras operações.

Para começar a receber pelo aplicativo, é necessário criar uma conta no PayPal ou no Xoom, plataforma parceira do PayPal, que trabalha tornando possível as transferências internacionais.

Um dos benefícios de usar o PayPal para receber dinheiro do exterior é que é um processo fácil.

No entanto, também é importante pesar na balança as tarifas cobradas.

O PayPal cobra uma taxa fixa de operação de 6,40% + tarifa fixa com base na moeda recebida (com o dólar norte-americano, por exemplo, é de 0,30 USD).

Além disso, é cobrado a taxa de câmbio, que é diária, em que se é adicionada o spread de 4,5% paga por quem recebe a transferência.

No Xoom, está listado a relação das tarifas cobradas conforme a forma de pagamento:

  • Saldo do PayPal: USD 4,99
  • Conta bancária: USD 4,99
  • Cartão de débito: USD 6,99
  • Cartão de crédito: USD 6,99

3- Como receber dinheiro do exterior pelo Western Union?

A Western Union é uma empresa bastante consolidada no setor de transferências internacionais, presente em diversos países com lojas físicas e agora com a possibilidade de cadastro de forma online.

Para receber através dessa plataforma, é necessário verificar a forma de envio, que pode ser feita diretamente para uma das lojas da Western Union ou para uma conta bancária.

Se o dinheiro é enviado para uma das filiais da WU, é necessário ir até a loja física ou correspondentes autorizadas para o resgate. 

É necessário portar um documento com foto e número de identificação da transferência de dinheiro (MTCN).

Para receber dinheiro direto na conta bancária, é necessário solicitar  ao remetente para escolher essa modalidade no momento da transação.

4- Como receber transferência internacional no Nubank?

O Nubank é um banco digital brasileiro bastante popular por facilitar operações de transferências e outras facilidades.

No entanto, ainda não é possível usar a conta do Nubank para receber diretamente transferências internacionais sem uma plataforma de intermediação.

Como solução para receber o dinheiro da prestação de serviço na Nuconta, é possível optar por plataformas como a Remessa Online e cadastrar os dados da conta do roxinho para resgate do saldo.

5- Como receber transferência Internacional pelo Remessa Online

A Remessa Online  é um serviço da BeeTech que surgiu em 2014 e que se destaca por oferecer a possibilidade de transferências internacionais com tarifas mais competitivas no mercado, reduzindo o custo cobrado por bancos tradicionais.

Toda a operação de cadastro e transferência é feita de forma online, segura e sem burocracia.

Com a plataforma, você tem a possibilidade de se tornar um profissional ou empresa global, podendo fazer transferências para enviar e receber  pagamento de diversos países e em diferentes moedas.

No site, existem duas opções de cadastro: o cadastro simples e o cadastro completo. Essas duas opções se diferenciam pelo limite diário e anual para transferência do exterior. No cadastro completo, você pode receber e enviar o limite de até 40% do patrimônio declarado no IR.

Por isso, nessa modalidade, é necessário apresentar documentos como comprovante de residência, recibo da declaração do último imposto de renda e documento de identidade.

Após os documentos serem aprovados, será enviado uma ficha cadastral para ser assinada de forma virtual.

No cadastro simples, não é necessário enviar nenhum documento para validação. 

Confira o passo a passo de como começar a receber dinheiro do exterior pela plataforma:

  1. Acesse o site da Remessa Online para começar a realizar o seu cadastro;
  2. Preencha os campos de ficha cadastral com seus dados pessoais;
  3. Define a moeda em que você deseja receber;
  4. Envie os dados da sua conta internacional ao remetente para a transferência dos valores;
  5. Aguarde a notificação por e-mail ou aplicativo de que o valor chegou ao Remessa Online. O prazo para que o dinheiro da remessa caia no seu saldo é rápido, levando até dois dias úteis.
  6. Selecione qual a categoria de recebimento do dinheiro: salário, Adsense, transação entre pessoas físicas, pagamento de serviços ou retorno de investimentos;
  7. Dependendo do valor de recebimento, pode ser necessário a apresentação de documentos e comprovantes por exigência do Banco Central;
  8. O resgate do dinheiro recebido do exterior pode ser feito a qualquer momento pelo cliente Remessa Online. Para isso, basta cadastrar na plataforma os dados de sua conta bancária brasileira escolhida. O dinheiro será transferido em via transferência TED.

Para visualizar melhor como a plataforma funciona e as taxas cobradas de acordo com a transferência, é possível acessar o site e realizar uma simulação.

Nesta simulação, você consegue visualizar todos os impostos e tarifas presentes de acordo com o valor enviado ou recebido do exterior.

Confira quais os documentos necessários para receber do exterior pelo Remessa Online.

Conclusão

Com a possibilidade de ganhar em uma moeda mais valorizada e com o trabalho remoto, é natural perceber um aumento pela busca de pessoas que precisam receber pagamento internacional.

Para se ter uma ideia do cenário, segundo o IBGE, em 2018 o Brasil já apresentava 3,8 milhões de brasileiros em modelo de home office.

Com a pandemia, esse cenário se transformou ainda mais e as possibilidades de trabalhar sem fronteiras, também.

Além de ser vantajoso para os profissionais brasileiros, existem boas demandas de profissionais daqui em empresas no exterior, especialmente na área da tecnologia, marketing, desenvolvimento e data science.

Para o pagamento do salário da prestação de serviços, é possível contar com os bancos tradicionais, que podem ter taxas mais abusivas, e as fintechs, que podem receber a transferência ou agir como intermediários na transação.

A vantagem é a praticidade, segurança e taxas mais competitivas para economizar tempo e dinheiro.

Saiba como receber dinheiro do exterior com melhores taxas e prazos

Assuntos relacionados