Melhor banco para receber dinheiro do exterior

Se você trabalha ou deseja trabalhar para empresas de fora do Brasil, já deve ter pesquisado sobre qual o melhor

Melhor banco para receber dinheiro do exterior

Se você trabalha ou deseja trabalhar para empresas de fora do Brasil, já deve ter pesquisado sobre qual o melhor banco para receber dinheiro do exterior, não é?

Em um mundo conectado e a possibilidade de trabalho remoto cada vez mais comum, muitos profissionais estão buscando e recebendo ofertas de prestação de serviço para outros países.

Para profissionais de diversas áreas, hoje o trabalho é realmente sem fronteiras, permitindo que alguém no Brasil preste seu serviço para empresas de todos os continentes.

A vantagem, além da troca cultural e aprendizado de idiomas, é a possibilidade de ganhar em uma moeda mais valorizada em relação ao real e ter um crescimento financeiro.

Para quem está precisando receber ou enviar dinheiro para outros países, confira esse post até o final, pois explicamos as melhores opções de banco para transferências internacionais.

Qual o melhor banco para receber dinheiro do exterior?

Hoje, é possível realizar transferências e receber dinheiro do exterior de duas formas: através de bancos tradicionais e fintechs. O melhor, sem dúvidas, são os que apresentam ótimas condições de transação, como agilidade, segurança e taxas menores, como a Remessa Online.

Além da Remessa Online, existem outras opções que podem ser convenientes também, como Transfer Wise, Western Union, Paypal e os tradicionais bancos como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco.

Para quem deseja continuar com o banco que já possui relacionamento, é uma possibilidade. No entanto, nem sempre essa é a melhor escolha.

Muitas instituições tradicionais ainda tornam o processo burocrático, lento e com taxas abusivas, o que gera muitas reclamações dos clientes que precisam desse serviço.

Por isso, a maioria dos profissionais e empresas que precisam receber dinheiro do exterior procuram por fintechs para remessas internacionais.

Afinal, quando se trata de capital financeiro, o melhor serviço de transferência é aquele em que se perde menos dinheiro.

Embora toda remessa tenha uma perda, existem opções com taxas reduzidas e que compensam muito na agilidade, praticidade e segurança, como vamos ver a seguir no conteúdo.

Bancos brasileiros que aceitam transferências do exterior

A maioria dos bancos brasileiros aceitam transferências do exterior, como os tradicionais Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, mas também os bancos digitais como Nubank e Inter. Confira:

Como receber dinheiro do exterior pela Caixa Econômica Federal?

Através da Caixa, é possível receber dinheiro a partir de bancos correspondentes no exterior, com a transferência Swift.

Dependendo da quantia, o banco pode exigir documentação complementar para comprovar a origem do dinheiro.

Na Caixa Econômica Federal, o valor da transferência é de 1%, com mínimo de 20 dólares e o máximo de 100 dólares.

Como receber dinheiro do exterior pelo Banco do Brasil?

O processo de transferência para receber dinheiro exterior do Banco do Brasil é semelhante ao que é feito na Caixa.

No BB, também é cobrada uma taxa de 1% sobre o valor da remessa, com valor mínimo de $90,00 ao máximo $250,00.

Nubank: como receber dinheiro do exterior?

Pelo Nubank, ainda não é possível enviar transferências internacionais, mas é possível receber valores do exterior através de plataformas como Remessa Online, TransferWise e outras.

Com o cadastro nessas plataformas, o valor é depositado em conta normalmente como um TED.

Os valores dos impostos e tarifas são apresentados durante a transferência.

Como receber dinheiro do exterior com o Inter?

Para começar a receber dinheiro do exterior pelo banco Inter, é importante entrar em contato com a agência e entender quais as condições, taxas e declarações de renda que devem ser cumpridas.

De modo geral, costuma ser simples a transação.

O banco te dá a possibilidade de escolher as moedas que você deseja receber ou enviar, solicitando o motivo da transação, como:

  • Salário do exterior em prestação de serviço;
  • Rendimentos em contas no exterior;
  • Monetização do Google Adsense.

Essa transferência pode ser da mesma titularidade ou de titularidades diferentes, podendo ser feita através de plataformas como Remessa Online ou não.

Qual melhor forma de receber dinheiro do exterior?

Existem várias opções para transferir ou receber dinheiro do exterior, sendo a melhor sempre a que possui melhores taxas, transparência, segurança e agilidade na transação.

Por isso, além dos bancos, as fintechs são ótimas opções, como é o caso da Remessa Online.

Elas apresentam propostas inovadoras, ágeis e transparentes em todas as cobranças, permitindo a simulação das transferências para saber o valor em tarifas e impostos cobrados.

Abaixo, resumimos as principais:

Transferwise

O Transferwise é uma das principais plataformas online para transferência e para receber dinheiro do exterior.

A plataforma funciona como intermediária para que você receba o dinheiro do exterior direto na sua conta-corrente ou poupança no Brasil.

Na plataforma, a pessoa que pretende encaminhar o dinheiro faz o cadastro, de forma gratuita, e inicia a transferência no site.

No momento da transferência, uma taxa é cobrada e o IOF está incluso.

A Transferwise faz a conversão da moeda com o câmbio comercial, por isso não são cobradas taxas de câmbio.

O dinheiro, por fim, deve cair na conta do beneficiário como se fosse um TED normal.

Western Union

A Western Union é uma solução que permite o envio e recebimento de dinheiro entre diversos países. 

Por isso, é uma alternativa também para quem precisa receber salários ou pagamentos de serviços esporádicos do exterior.

Para realizar a transferência através dessa empresa, é necessário comparecer até uma agência da Western Union com o código de transferência e documento de identificação.

Também é possível receber diretamente na conta bancária, o que é muito mais fácil e rápido.

Os valores de tarifas dependem muito da forma de retirada, o país de origem e o valor da transferência.

Você também consegue fazer a simulação através do site da plataforma.

Como receber pelo PayPal do exterior?

O PayPal, associado ao Xoom, também realiza as transações de dinheiro para o exterior e de recebimentos de outros países.

Para isso, o remetente precisa ter um cadastro no Xoom usando a sua conta do PayPal.

O pagamento pode ser tanto por crédito, a partir do saldo da conta ou débito.

Nesse tipo de transferência, existem dois custos adicionais: taxa de conversão e taxa de transação.

Remessa Online

A Remessa Online é um serviço de BeeTech que surgiu em 2014, se destacando por ser uma das fintechs nacionais que mais crescem no Brasil.

Na plataforma, é possível receber e enviar dinheiro para o exterior com segurança, facilidade e sem burocracia.

Por ser um serviço totalmente online, a Remessa Online oferece ainda mais praticidade e as menores tarifas do mercado.

Através desse serviço, é possível receber seu salário prestado no exterior, monetização de blogs no Google Adsense, investimentos, aporte de capital e muito mais.

O prazo para recebimento é de até 2 dias úteis.

Abaixo, um passo a passo simples de começar começar a fazer remessas internacionais na plataforma:

  1. Faça o seu cadastro na plataforma Remessa Online escolhendo entre a opção de inscrição como Pessoa Física ou Jurídica;
  2. Com o cadastro realizado, comece a usar a Remessa Online e receba valores em uma conta multimoeda gratuita;
  3. Compartilhe seus dados com o remetente;
  4. Aguarde a transferência dos valores;

Todos os clientes da Remessa Online possuem um International Bank Account Number (IBAN) em seus nomes.

Para que o dinheiro transferido caia na sua conta bancária ou do remetente o prazo é de até 2 dias. O processo pode ser acompanhado e as notificações devem ser enviadas por e-mail para confirmar a transferência.

Para resgatar o dinheiro, basta informar na plataforma os dados bancários da sua conta no Brasil. 

Você pode resgatar o dinheiro quando quiser e é nesse momento que o câmbio da cotação é fechado, de acordo com o valor da moeda no momento.

Como receber pagamento em dólar?

Para receber pagamentos em dólar, é possível usar os serviços de transferência internacional dos bancos e fintechs que permitem a remessa internacional de forma facilitada, seja dólar, euro, real ou outra moeda.

Em bancos tradicionais, geralmente o processo é um pouco mais burocrático e as exigências de informação são maiores.

Para a transferência, nesses casos, é necessário que o remetente tenha uma conta corrente no exterior e que verifique as informações necessárias da conta do Brasil, como nome do banco, número da conta, número da agência, código Swift, tipo de conta.

Através do Remessa Online, por exemplo, é possível receber pagamentos de prestação de serviço ou monetização em Google Ads em até 2 dias, pois é um serviço muito mais rápido, seguro e prático.

Como receber pagamento do exterior?

A forma mais tradicional de receber pagamento do exterior é através de uma conta corrente Pessoa Física ou Pessoa Jurídica nos bancos convencionais.

Nesses casos, o mais indicado é entrar em contato com o banco, ou até mesmo um contador, para entender se as taxas cobradas e condições da instituição são vantajosas para o que você precisa.

Pode ser necessário também entender se dependendo do país em que você receberá as transferências, se há exigências extras ou condições especiais de transferência.

O que determina a melhor opção são as condições como relacionamento, tarifas e cotação.

Para uma pessoa que deseja saber como receber comissão do exterior ou um valor único por prestação de serviço esporádica, talvez a melhor opção possa ser permanecer com o banco atual.

Em casos onde a transação de dinheiro é maior e mensalmente, talvez as facilidades oferecidas pelas fintechs sejam mais atrativas.

Receber dinheiro do exterior paga imposto?

Sim, receber dinheiro do exterior também implica no pagamento de impostos, além das eventuais taxas de transferências que os bancos podem cobrar.

O principal imposto cobrado é o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), uma tarifa retida pela Receita Federal em transações internacionais, de envio e recebimento.

As alíquotas descontadas nessas transferências variam de  1,1% entre contas da mesma titularidade e 0,38% para contas de titularidades diferentes.

Também é possível que outros tributos sejam descontados, dependendo da condição de transferência, como o CIDE (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico) e o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte).

Outros valores descontados, que não são impostos, são as taxas de transferências dos bancos, taxas Swift e tarifas de bancos intermediários.

Quando se recebe o dinheiro de uma transferência por plataformas online, o valor do IOF e outras tarifas estão inclusas no valor pago pelo remetente.

Na Remessa Online, você consegue simular os descontos para enviar e receber do exterior como pessoa física ou pessoa jurídica.

Para entender detalhadamente, confira também como declarar dinheiro recebido do exterior.

Como declarar o valor recebido do exterior?

Como vimos, é necessário declarar o valor recebido do exterior em remessas internacionais no Imposto de Renda (IR). Para facilitar o processo, é interessante contar com o apoio de um contador experiente.

Por ser um processo burocrático e ser necessário reunir documentos importantes como notas fiscais, recibos, boletos de despesas e documentos de prestação de serviço, ter um profissional ao lado para isso ajuda muito.

Os rendimentos recebidos no exterior, assim como os valores recebidos nacionalmente, devem ser declarados considerando o saldo até o dia 31 de dezembro do ano a ser declarado.

Na hora de declarar os valores, é necessário convertê-los para dólares dos Estados Unidos na data do envio.

Além disso, deve ser convertido para reais utilizando o valor do dólar PTAX do dia 31 de dezembro do ano em exercício.

Há ainda outros detalhes mais específicos que podem ser necessários na declaração do IR, o que precisa ser verificado individualmente.

Para entender mais sobre como funciona a declaração no IR em casos de enviar e receber dinheiro do exterior, recomendamos também o vídeo abaixo.

Conclusão

Como vimos, é difícil decidir qual o melhor banco para receber dinheiro do exterior, pois depende muito da necessidade de cada cliente, do tipo de transferência, frequência de transações etc.

Sem dúvidas, entre as soluções digitais, a Remessa Online se destaca pela transparência, segurança, agilidade e taxas com os menores preços.

Comparamos no conteúdo como funciona em cada banco, digital ou tradicional, para que você possa agora começar a explorar todas as possibilidades e receber dinheiro do exterior com as condições mais vantajosas.
Veja como é fácil enviar e receber dinheiro com Remessa Online: cadastre-se já!