Como trabalhar pela internet e ganhar dinheiro

por John
3 minutos de leitura
Seja por comodidade, desemprego ou mudança na carreira, o fato é que trabalhar pela internet e ganhar dinheiro é um cenário com potencial. Saiba mais!

Trabalhar pela internet e ganhar dinheiro já é uma realidade para muitas pessoas e não apenas aos profissionais ligados à tecnologia. Se você está em busca de uma oportunidade, precisa conhecer as várias alternativas neste post!

A internet, além de informação e entretenimento, oferece diversas oportunidades de trabalho e meios de ganhar dinheiro. Para trabalhar pela internet é fundamental conhecer as principais tendências e plataformas capazes de gerar renda.

Muitas pessoas encontraram no ambiente online, ferramentas ideais de trabalho, por isso, a concorrência é grande, o que requer planejamento e preparo para escolher atividades que de fato sejam lucrativas.

O objetivo deste post é mostrar as diferentes formas de trabalhar pela internet, os motivos que levam as pessoas a optar por esse formato, quais são as características e exigências, além de apresentar os sites que mais oferecem oportunidades!

Por que trabalhar pela internet?

Muitas pessoas alimentam o sonho de abandonar o formato CLT para se dedicar ao próprio negócio. Esse é um dos motivos que justificam o crescimento acelerado de oportunidades de trabalhar pela internet.

Além disso, o desemprego, a comodidade e o dinamismo do trabalho online remunerado são também razões para alguém apostar suas fichas na internet para ganhar dinheiro. Existe quem deseja apenas uma renda extra, ou aqueles determinados a seguir uma nova carreira.

O mais importante é saber que, para mergulhar nesse universo, o planejamento, a organização e a disciplina, devem ser fiéis escudeiros.

A primeira coisa que vem à mente de quem vai trabalhar sendo o seu próprio chefe é a liberdade, mas como em qualquer outro tipo de trabalho é essencial cumprir os prazos para garantir a satisfação dos clientes.

Pode até existir uma oferta de trabalho em grande volume, mas a quantidade de profissionais que aderiram a esse modelo, aumenta a concorrência, exigindo diferenciais para ter vantagem.

Esses diferenciais estão cada vez mais presentes no comprometimento, na atualização constante e no modo de se relacionar com o cliente por meio virtual. A transparência gera segurança e confiabilidade.

As oportunidades para trabalhar pela internet dependem da área de atuação e, muitas vezes, de algumas qualificações e habilidades específicas. Trabalhar nesse formato requer disposição e comprometimento para atrair e conquistar os clientes.

Como trabalhar usando a internet?

O mercado da internet é amplo e diversificado, mas nem todos os trabalhos significam lucratividade. Selecionamos algumas possibilidades, com base nas tendências e resultados dos últimos anos.

Trabalho remoto

A área tecnológica — desenvolvimento e suporte — é uma que permite o trabalho remoto sem comprometer a eficiência do atendimento ao cliente. De forma remota, a demanda pode ser executada e submetida online.

Muitos desenvolvedores trabalham por projeto, se envolvendo, inclusive, com mais de um ao mesmo tempo. Isso garante a renda mensal com a comodidade de não que sair de casa para o trabalho.

Assim também funciona o suporte, para muitos tipos de serviços, em que o profissional técnico se conecta na estrutura do cliente e de onde estiver, verifica a ocorrência para sanar os problemas.

Freelancer

O conteúdo digital é uma das principais fontes do trabalho freelancer. A produção de conteúdo relevante para divulgar nos canais de comunicação das empresas, fez com que essa profissão ganhasse muitos adeptos, sobretudo, os que gostam de escrever.

Existem empregos também para quem atua com a confecção de pautas, revisão, web design, edição de vídeos e imagem. Como a produção de conteúdo é feita em etapas, nem sempre um mesmo profissional é responsável por todas elas, abrindo oportunidade para mais pessoas.

Na maioria dos casos, o freelancer deve gerar nota fiscal para receber pelos serviços. Por isso, é altamente recomendável ter um CNPJ vinculado ao seu nome para garantir a formalização e o recolhimento de impostos.

Ser um MEI – Microempreendedor Individual é vantajoso devido à carga tributária e facilidade de entender o relacionamento com a Receita Federal. Além disso, os custos são baixos, comparados a outros tipos de formalização.

Negócio próprio

Se o seu perfil é empreendedor, vale a pena pensar em uma loja virtual, no formato e-commerce ou marketplace. A venda de produtos online caiu nas graças dos consumidores pela facilidade de escolher e comprar os produtos, a qualquer hora do dia.

O consumidor já não precisa mais sair de casa ou enfrentar grandes filas para adquirir um produto. Com alguns cliques ele consegue acessar diversas lojas e optar pela melhor oferta.

Para se destacar, você precisa de produtos atrativos, uma loja com site intuitivo e garantias de uma boa experiência para o cliente, quando ele escolher sua loja ao tomar a decisão de compra.

Tanto no e-commerce, quanto no marketplace, os prazos de entrega, a disponibilidade do produto no estoque e o relacionamento transparente são cruciais para fidelizar o cliente, lembrando que todo o contato é feito pela internet.

Criação de site ou blog monetizado

O site é um dos canais de comunicação que empresas prestadoras de serviços ou que comercializam produtos utilizam para dialogar com os consumidores e potenciais clientes, tornando a marca mais conhecida no mercado.

Normalmente dentro dos sites são criados os blogs para disponibilizar conteúdos que gerem tráfego e maiores informações aos visitantes. Logo, se você tem habilidades para a criação de site, esse é um negócio bastante lucrativo.

Ele é o tipo de serviço que pode ser contratado por pequenas, médias e grandes empresas. Enquanto o especialista cuida da estrutura do site, os empreendedores se ocupam com a definição dos produtos a serem divulgados, as promoções e campanhas a serem lançadas.

É possível também ganhar dinheiro no Google Adsense, por isso, o blog monetizado. Quem consegue ter uma média destacável de acessos, acaba gerando receita, pois os anunciantes pagam por cada clique ou visualização dos anúncios vinculados a sua página.

Se você for mais visionário e quiser aumentar o lucro, ao negociar espaços no site ou artigos diretamente com os anunciantes, sua rentabilidade será maior, apesar de ser mais trabalhoso para prospectar esses clientes anunciantes.

Vendas de fotos

O talento para a fotografia pode deixar de ser apenas um hobbie com postagens de selfies do final de semana, para se tornar um trabalho rentável na internet. Muitas empresas e profissionais autônomos utilizam fotos vendidas por terceiros para ilustrar uma divulgação ou enviar uma mensagem ao público.

Existem sites que disponibilizam um banco de imagens — gratuitas e pagas. Tanto os conteúdos, quanto as imagens são relevantes para um bom posicionamento no Google, por exemplo.

Você pode vender suas imagens de forma avulsa, captando os próprios clientes ou contratar sites como Getty Images/iStock e Shutterstock para oferecer suas imagens. Garanta o direito de uso de imagens para que você não fique sem receber por elas.

Influenciador digital

A febre dos influenciadores digitais parece não ter fim, pois cada vez mais pessoas se aventuram a ter um canal no YouTube, e conforme a desenvoltura e popularidade da pessoa, é fácil cair nas graças do público vendo a conta bancária aumentar alguns números.

Se você acredita que tem um conteúdo legal para ofertar, e um formato interessante de apresentação para convencer um público a seguir o seu canal, vá em frente e invista nessa forma de trabalhar pela internet.

Com o tempo, você ganhará cada vez mais seguidores, podendo chamar a atenção de empresas interessadas em vincular anúncios ao seu nome. Você receberá uma quantia cada vez que o anúncio patrocinado for clicado ou acessado por meio do seu canal.

Antes de inaugurar o canal, planeje bem, cuide da produção, da relevância do conteúdo e como divulgar para alcançar o maior número de pessoas possíveis. Você precisa de audiência, para isso conecte-se com o público adequado.

Além do YouTube, existem outros meios para ganhar dinheiro sendo um influenciador digital. No Instagram, em um blog ou criando podcasts, você também tem a chance de renda, usando a própria imagem para influenciar a opinião dos consumidores.

Cursos online

Os cursos online são excelentes para quem tem vasto conhecimento e poucos recursos para investir em uma escola com infraestrutura, por exemplo. Você pode montar diversos cursos, com áudio, vídeo e material a ser impresso e vender para plataformas especializadas.

Ter um canal, onde você pode ministrar os seus cursos, também pode ser uma boa ideia, se sua didática for bem aplicada. As pessoas que não tem tempo ou preferem estudar em horários flexíveis gostam desse tipo de curso.

Compartilhar conhecimentos como EAD – Educação á distância, tem uma ótima aceitação considerando que a virtualidade é uma perspectiva futura de interação entre as pessoas e empresas.

Tenha o cuidado de criar um curso dinâmico e interessante, para que o conteúdo seja bem absorvido pelo aluno. Cursos muito maçantes e com didática mal estruturada tendem a serem abandonados e não recomendados.

Criação de jogos

Muitos usuários buscam entretenimento na internet. Seja você a proporcionar esses momentos agradáveis. Pense na responsividade da sua criação, ou seja, algo que possa ser acessado tanto do computador, quanto de um tablet ou de um smartphone.

Se você tem talento como desenvolvedor e criatividade para jogos desafiadores, não perca tempo e comece já a pensar em algo bem interativo. Pense em um público variado, do infantil ao adulto, e desenvolva games de acordo com a faixa etária.

Quais são os sites e plataformas que oferecem oportunidades?

Falamos das possibilidades que você pode trabalhar para ganhar dinheiro pela internet, e agora você precisa conhecer os sites e plataformas para buscar parcerias. Veja os principais do mercado e associe com as atividades que citamos acima!

OLX

Um dos maiores sites de compras e vendas, a OLX nasceu em Amsterdam e logo ganhou projeção em alguns países como o Brasil, que aderiu ao site para permitir que usuários, sobretudo, pessoas físicas, vendam produtos novos ou usado de forma online.

Mercado Livre

O Mercado Livre, de origem argentina tem o mesmo formato da OLX. De uns anos para cá, passou a focar nos pequenos varejistas interessados em impulsionar suas vendas com a divulgação dos produtos no site.

Ebay

Se o seu foco for o comércio de produtos, você também pode utilizar o ebay, uma empresa americana, com site criado para a compra e venda de bens. O ebay permite a comercialização de pequenos produtos e também de imóveis, por exemplo, dentro e fora do país.

Hotmart

Quem quer trabalhar pela internet não pode deixar de conhecer a Hotmart e o que ela oferece. Na plataforma você pode ganhar dinheiro ao cadastrar e comercializar infoprodutos — cursos online, softwares, jogos, músicas, e-books.

A divulgação é feita para uma rede de afiliados, que é uma outra forma de ter renda, ou seja, se você divulgar os infoprodutos em seus canais, sejam eles site, blog, redes sociais ou YouTube, assim que a venda for efetivada, o afiliado é comissionado.

Você pode tanto ser o dono dos infoprodutos, quanto um afiliado e ganhará dinheiro toda vez que o usuário clicar no link disponibilizado e realizar a compra. Em alguns casos, a comissão pode ser maior que o que foi vendido.

Redes sociais

Facebook, Instagram e até mesmo LinkedIn são rede de contatos, que excetuando o LinkedIn que é voltado para as conexões profissionais, podem ser usados para trabalhar e ganhar dinheiro pela internet, além do objetivo social.

O número de seguidores, amigos e conhecidos serve para ampliar a divulgação, mesmo que você tenha um site ou infoprodutos. As redes sociais são canais que geram aproximação, permitido uma relação mais próxima com potenciais clientes.

Elo7

Se você gosta e sabe fazer artesanatos, esse é o melhor canal para comercializar seus produtos. Voltado para a vendas de produtos artesanais é o maior site do segmento, no Brasil.

O Elo7 é apenas um intermediador, você precisa cadastrar os produtos e configurar o meio de pagamento. Para atrair os visitantes e converter as vendas, invista em estratégias de divulgação para o público que gosta de artesanatos.

Udemy

Lembra dos cursos online? A Udemy é especialista em diversos deles e oferece toda a infraestrutura necessária para você hospedar e vender os seus cursos. Aquele curso bem produzido, didático e interativo pode render um bom dinheiro por comissão cada vez que for vendido.

Enjoei

O nome do aplicativo é o foco do negócio. Você pode divulgar qualquer produto que não esteja mais utilizando e do qual tenha “enjoado”. A plataforma é bem intuitiva, sugerindo o ambiente de uma loja.

Você só precisa tirar uma foto de qualidade, realizar o cadastro, inserir a imagem e aguardar a venda. Não sem dar empurrãozinho com divulgações, entre amigos, nas redes sociais, por exemplo.

Embora o anúncio seja gratuito, a cada venda gerada, para receber o dinheiro, você deve pagar 20% de comissão e a taxa de boleto de R$ 2,15 assim que a venda for concluída.

Méliuz

Ao se cadastrar na Méliuz seus gastos viram receita. Parece estranho, mas é isso mesmo, parte do que você paga em compras é devolvido na sua conta gerando um saldo para você gastar com o que quiser, lembrando que a partir de um determinado valor, basta solicitar transferência para a sua conta bancária.

Airbnb

Em toda parte do mundo existem pessoas cadastradas no Airbnb e que ganham dinheiro dessa forma. O negócio consiste em disponibilizar residências e alugar para viajantes. Vamos imaginar que você pretende sair de férias ou viajar a trabalho por um período mais longo.

Sua casa ficará vazia, certo? Enquanto isso, alguém pode estar saindo de férias e em busca de um lugar para ficar exatamente na sua cidade. O aplicativo faz esse encontro acontecer e você ganhar dinheiro por uma transação realizada na internet.

Vale lembrar, que para participar existem critérios e exigências que priorizam a segurança dos imóveis, bens e pessoas envolvidas. Você pode alugar tanto o imóvel completo, quanto apenas um quarto da sua casa — é uma fonte de renda interessante e rentável.

Quais são as vantagens de trabalhar pela internet?

É vantajoso trabalhar pela internet? Depende dos seus objetivos, expectativas de ganhos e perfil empreendedor. Apesar de todo o conforto e não precisar sair de ,é essencial considerar que você terá que batalhar para fazer o próprio salário.

Enquanto na CLT você sabe o quanto terá para receber no final do mês, depois de descontados valores referentes ao plano de saúde, vale alimentação e INSS; trabalhando por conta própria, você terá que se preocupar com tudo isso e incluir no seu orçamento.

Por outro lado, algumas vantagens costumam sobrepor esses quesitos. Veja as principais!

  • investimento baixo – considere o investimento inicial apenas para começar o negócio e a despesa tributária da formalização. Demais investimentos podem esperar seu negócio dar certo;
  • qualidade de vida – adeus ao trânsito caótico e as infinitas horas para ir e vir do trabalho;
  • flexibilidade – você é dono da sua agenda e do seu horário, mas cuidado para não procrastinar. Apesar de não ter que cumprir oito horas registrados em ponto, é fundamental ter compromisso;
  • redução do estresse – as obrigações deixam de ter um peso e passam a ser metas a serem cumpridas. Sem a pressão de chefes para gerar resultados, você se sentirá mais motivado e menos estressado ao conduzir o próprio negócio.

Quer umas dicas para ganhar dinheiro pela internet?

Para trabalhar pela internet e ganhar dinheiro existem mesmo muitas possibilidades, mas esteja atento a algumas questões que podem fazer total diferença para o seu sucesso e ganhos. Vai aí algumas dicas!

Analise o mercado

Veja o que o mercado está praticando, quais são as demandas e carências das áreas. Compare com tudo o que você sabe fazer e o que será mais bem aplicado, considerando a oferta de trabalho.

Avalie a concorrência e como você pode se diferenciar para se destacar e começar a ganhar dinheiro rápido.

Faça um planejamento

Sem planejamento existe um risco muito grande de você tomar uma decisão equivocada e escolher uma carreira pouco rentável. Considere o que você tem, não se esquecendo de pensar em médio e longo prazo, ou seja, como estará o mercado no futuro.

Planeje, inclusive, possíveis oscilações mercadológicas, crises econômicas, baixa demanda, competitividade acirrada. Se possível, tenha plano A e B, o que talvez seja saber trabalhar pela internet de várias formas. Se você vai trabalhar como web design por exemplo, que tal fazer um curso de fotografia?

Estude bastante

Seja especialista no que faz para se diferencia dos demais concorrentes. Atualize-se e busque sempre a inovação para apresentar novidades a seus clientes. Do outro lado o cliente se surpreenderá com seu perfil visionário, conhecimento e capacidade de se reinventar continuamente. Isso também fideliza, sabia?

Ganhar dinheiro na internet em dólar é possível?

É sim possível trabalhar pela internet e ganhar dinheiro em moeda estrangeira, vamos explicar. Você pode ganhar em dólar trabalhando remotamente. Esses são os principais serviços com os quais você pode ganhar dinheiro ao trabalhar pela internet com sites internacionais:

  • freelancer;
  • tradução;
  • vendas de fotos;
  • publicidade em sites;
  • aplicativos;
  • jogos;
  • programas afiliados do exterior;
  • exportação e importação de produtos e serviços.

Se você pretende ganhar em dólar, toda a negociação será feita em um site internacional no idioma correspondente, logo, saber se comunicar em inglês é indispensável, até porque você vai precisar apresentar e negociar o valor do seu trabalho.

Abaixo, alguns sites internacionais que você pode avaliar e entrar em contato para verificar as condições e parceria:

  • Envato Studio  – os empresários encontram um especialista para colaborar em um projeto específico;
  • Freelancer – freelancers são contratados para qualquer tipo de trabalho online;
  • Guru.com – os freelancers contratados são comissionados de acordo com o serviço prestado;
  • Up Work – plataforma global de freelancing para conectar empresas e freelancers.

Como receber pelo trabalho realizado?

No Brasil, você deve abrir uma conta corrente, pessoa física ou jurídica, dependendo do seu tipo de formalização. O MEI, exemplo, permite que você escolha entre uma conta pessoal ou vinculada ao CNPJ.

Para outros casos, somente a conta jurídica poderá ser vinculada ao nome da empresa. Todas as transações de vendas de produtos ou serviços, conforme o que for acordado com o seu cliente, será computado nessa conta.

Já para as situações de pagamentos em moeda estrangeira você precisará escolher um modelo de serviço que permita a transação online e conversão do dinheiro para o real brasileiro.

Remessa Online

A forma mais prática e barata que você vai encontrar para receber seus valores em dólares por serviços prestados no exterior é utilizando a plataforma da Remessa Online. O envio do dinheiro é feito depois de preenchidos os dados da conta destino.

A cotação, tarifa e imposto aplicados você poderá visualizar na hora em que o processo estiver sendo concluído. A Remessa Online é credenciada pelo Banco Central para operar com remessas virtuais.

As tarifas aplicadas consideram o câmbio atual, a tarifa bancária fixada em R$5.90, sendo gratuita para valores acima de R$ 2.500, e o custo fixo de 1,3 %. É a condição mais justa e econômica do mercado, assim você não perde tanto dinheiro.

Para receber pelo site Remessa Online, basta se cadastrar e também a conta estrangeira. Suas transferências são concluídas com agilidade, no máximo 2 dias úteis a quantia estará disponível na sua conta a partir do momento que seu contratante realizar a operação.

O pagamento para a Remessa Online é realizado por meio de transferência bancária TED. A transação é super rápida. Tudo isso em uma plataforma segura, ágil e que cada vez mais se consolida como a melhor opção para transferências internacionais.

Se você deseja trabalhar pela internet e ganhar dinheiro, deve buscar alternativas para ter custos bastante reduzidos. Entre agora mesmo no site da Remessa Online e conheça nossos serviços. Assim que fechar um serviço internacional, já sabe por onde receberá o seu dinheiro!

Resumindo

Como trabalhar usando a internet?

  • trabalho remoto;
  • freelancer;
  • negócio próprio;
  • criação de site ou blog monetizado;
  • vendas de fotos;
  • influenciador digital;
  • cursos online;
  • criação de jogos.

Quais são os sites e plataformas que oferecem oportunidades?

  • OLX;
  • Mercado Livre;
  • Ebay;
  • Hotmart;
  • Redes sociais;
  • Elo7;
  • Udemy;
  • Enjoei;
  • Méliuz;
  • Airbnb.

Assuntos relacionados