Como abrir conta bancária na Itália?

Saiba como abrir uma conta bancária na Itália

Quando uma pessoa se muda para um novo país, precisa resolver uma série de burocracias e obrigações atreladas à esta mudança, e uma delas é justamente a abertura de uma conta bancária.  Se você quer saber mais sobre como abrir conta bancária na Itália, continue a leitura e descubra!

Em muitos casos, pode parecer complicado entrar em contato com um banco localizado em outro país, conhecer a documentação exigida e as exigências legais associada às práticas bancárias daquele país. Neste post, você vai saber quais são as principais regras e orientações para abrir conta bancária na Itália.

A Itália está localizada ao sul da Europa e pertence à União Europeia. Além do Banco Central Italiano, a economia do país também está vinculada com o Banco Central Europeu, que tem sede na Alemanha e realiza a gestão do Euro, moeda oficial do país.

Saiba quais são as principais regras, exigências legais e orientações para abrir conta bancária na Itália. Confira neste post!
O BancoPosta, banco dos correios da Itália, é a maior rede bancária do país.

Quais são os principais bancos localizados na Itália?

Antes de escolher o banco onde você vai abrir a sua conta é importante verificar se ele tem agências na cidade onde você reside. Existem diversos bancos no país, entre eles, dois merecem destaque: o Banco Posta e o Unicredit, conheça um pouco mais sobre cada um deles a seguir!

BancoPosta

O PosteItaliane é o equivalente ao serviço de correios da Itália. Entretanto, além de ser correio ele também oferece serviços bancários através do BancoPosta, sendo considerada a maior rede bancária da Itália. Como qualquer outro banco, ele oferece abertura de contas e uma série de serviços bancários.

O custo para ter um cartão de débito no BancoPosta é baixo: 5 euros de emissão e 10 euros de anuidade do cartão. Este cartão tem o número de IBAN, que é o código necessário para realizar transferências bancárias na Europa.

UniCredit

O UniCredit é outro banco muito conhecido em toda a Itália. Assim como o BancoPosta, ele oferece um cartão chamado Genius Card, que é um cartão de débito recarregável e que fornece o número de IBAN. O custo de emissão é de 5 euros e a anuidade é de 12 euros.

Além destes, merece destacar instituições bancárias como o Intesa San Paolo, MPS (Monte dei Paschi di Siena), Fineco e Banca Nazionale del Lavoro.

Quais são as principais diferenças dos bancos italianos em relação aos brasileiros?

A principal diferença entre os bancos italianos e os brasileiros é a taxa de juros. Enquanto no Brasil, a Selic é de aproximadamente 14% ao ano; na Itália, a taxa Euribor é de aproximadamente 1,9% ao ano.

Isso significa que no país se paga muito menos juros nas operações de concessão de crédito. Este benefício está associado ao equilíbrio econômico do país e acaba favorecendo muito quem precisa de crédito. 

Como abrir uma conta bancária na Itália?

Para abrir uma conta na Itália é necessário ter toda a documentação exigida pela instituição bancária, falaremos sobre ela mais adiante.

Em alguns bancos, é necessário realizar um depósito de 50 euros para abertura da conta, em outros não. Além disso, cada instituição possui uma política diferente de taxas, por isso é importante comparar os serviços antes de escolher o banco onde você vai abrir sua conta.

Se você já reside no país, você deve ir até a agência da sua escolha com toda a documentação necessária. No local, será preciso preencher um formulário de cadastro que permitirá que o banco faça uma análise do seu perfil.

Após a análise, você faz o registro da sua assinatura no banco e ela pode ser aberta no mesmo momento. Se for exigência da instituição, você deverá proceder com o depósito do valor mínimo.

Porém, se você ainda não for um residente, é necessário avaliar os requisitos do banco. Cada instituição possui suas regras com relação a abertura de contas para não residentes.

Qual é a documentação exigida para abertura de conta?

Geralmente é necessário comparecer na agência do banco para apresentar os seguintes documentos:

  1. Codice Fiscale: é o código fiscal italiano. É composto por 16 dígitos e equivale ao CPF brasileiro. É possível tirar o Codice Fiscale no Brasil, através dos consulados italianos no país. Importante frisar que se você for cidadão europeu, o processo é mais simples. Você só precisa se dirigir até uma Agenzia delle Entrate com o passaporte para solicitar o seu código.
  2. Carta d’Identità: é a carteira de identidade italiana. É um tanto quanto burocrático tirar esse documento. Por isso a maioria dos bancos permitem que estrangeiros abram uma conta com o passaporte ao invés da Carta. Ao escolher um banco para abrir conta, se possível, opte por aqueles que permitem o uso do passaporte.
  3. Comprovante de endereço na Itália;
  4. Permesso di Soggiorno. Trata-se de uma permissão para morar na Itália. O documento deve ser emitido previamente e apresentado pelos estrangeiros que pretendem abrir conta na Itália.

Vale destacar que alguns documentos são exigidos apenas para estrangeiros residentes na Itália, como a autorização de residência, residência permanente ou contrato de trabalho. 

Além disso, os bancos podem solicitar outros documentos, por isso é necessário entrar em contato com o banco escolhido e verificar qual é a documentação exigida por ele.

Se atente aos documentos exigidos pelo banco que você escolher abrir a conta na Itália. Cada banco tem suas próprias exigências.

Como enviar dinheiro para a conta no exterior?

Depois de abrir a sua conta, você deve saber como enviar dinheiro para a sua conta no exterior. Existem duas formas principais, a primeira é usando uma conta bancária de um banco no Brasil e a segunda é por meio de serviços especializados como o oferecido pela plataforma Remessa Online.

A diferença entre os dois serviços é que no caso de banco tradicional, além da burocracia, o cliente acaba tendo custos mais altos, já que as taxas cobradas pelos bancos são elevadas. Em plataformas como a Remessa Online, além das taxas mais baixas, todo o processo é seguro, simples e muito rápido.

A Remessa Online é a primeira plataforma de transferências internacionais de qualquer natureza totalmente online do Brasil. Os usuários podem enviar e receber dinheiro do exterior de um jeito simples, sem burocracia e com um custo muito mais baixo do que o oferecido pelos bancos tradicionais.

Você vai abrir uma conta na Itália e precisa enviar dinheiro para o exterior? Então acesse o site da Remessa Online e conheça os nossos serviços!

Resumindo:

Quais são os principais bancos na Itália?

Poste Italiane, Unicred, Intesa San Paolo, MPS (Monte dei Paschi di Siena), Fineco e Banca Nazionale del Lavoro.

Como abrir uma conta bancária na Itália?

Se você já reside no país, você deve ir até a agência da sua escolha com toda a documentação necessária. No local, será preciso preencher um formulário de cadastro que permitirá que o banco faça uma análise do seu perfil. Porém, se você ainda não for um residente, é necessário avaliar os requisitos do banco. Cada instituição possui suas regras com relação a abertura de contas para não residentes.

Qual é a documentação exigida para abertura de conta na Itália?

Codice Fiscale, é o código fiscal italiano, equivalente ao CPF brasileiro.
Carta d’Identità, que é a carteira de identidade italiana. Em alguns bancos você pode abrir uma conta apenas com o passaporte. Entretanto, outros exigem a carteira de identidade italiana.
Comprovante de endereço na Itália;
Permesso di Soggiorno. É a permissão para morar na Itália que deve ser apresentada pelos estrangeiros que pretendem abrir conta no país.

Como enviar dinheiro para a Itália?

A melhor maneira de enviar dinheiro para o exterior é por meio da plataforma Remessa Online. A Remessa Online é a primeira plataforma de transferências internacionais de qualquer natureza totalmente online do Brasil. Os usuários podem enviar e receber dinheiro do exterior de um jeito simples, sem burocracia e com um custo muito mais barato do que os serviços oferecidos por um banco.

Conheça a melhor forma de realizar transferências internacionais. Comece agora a sua vida global!

Conheça a Remessa Online