Títulos de renda fixa americanos: em quais investir?

Conheça os títulos de renda fixa existentes no mercado norte-americano

Os títulos de renda fixa são procurados por pessoas que querem investir, mas correr menos riscos. É um comportamento comum entre os brasileiros. Quando o assunto é riscos, é preciso buscar títulos que ofereçam mais segurança, por isso tem aumentado o interesse do brasileiro em investir no exterior

Falamos recentemente sobre as vantagens de investir diretamente na bolsa americana, em vez das BDRs. Neste artigo, vamos explorar as possibilidades para quem tem interesse em investir no exterior por meio dos títulos de renda fixa. Confira!

Quais são os diferenciais do investimento em títulos de renda fixa? 

A renda fixa atrai o investidor porque os títulos são adquiridos com prazo estabelecido e taxa de juros definidas no momento da compra. Isso quer dizer que o investidor sabe quando o seu título vai vencer e qual será a taxa de juros utilizada na aplicação. Mesmo que o título esteja indexado a uma taxa variável, como o CDI no mercado brasileiro, esta indexação já está definida previamente.

Essa característica faz com que os títulos de renda fixa sejam menos voláteis, apresentando um risco potencialmente menor para quem quer investir no exterior. Claro que isso vai depender da composição da carteira de investimentos. Veja a seguir quais são os títulos mais indicados para quem quer começar a investir com menor risco. 

Títulos de renda fixa para investir no exterior

Existem alguns tipos de renda fixa, cada um com suas especificações. Confira abaixo dois tipos: os Bonds e os CDs.

Bonds

Os bonds são títulos de renda fixa emitidos por empresas de capital aberto ou instituições governamentais no mercado americano. Eles são equivalentes ao Tesouro Direto ou debêntures no Brasil. 

Por meio da emissão de bonds tanto governos quanto empresas pegam dinheiro emprestado no mercado e oferecem em troca uma remuneração em juros. Essa remuneração é definida no ato da aplicação, assim como os investimento de renda fixa brasileiros. 

Ao adquirir um Bond, o investidor se torna um credor do emissor do título. Dessa forma, o emissor passa a ter uma dívida com o investidor. Assim como no Brasil, em que os investidores emprestam seus investimentos para o Governo Federal quando investem em Tesouro Direto, o mesmo acontece no exterior. 

O investidor empresta sua aplicação para a instituição que emite o título. O valor desse “empréstimo” será devolvido com correção no futuro, que são os rendimentos mensais depositados ao investidor. 

Quais são as vantagens de investir em Bonds?

  1. Baixa volatilidade: diferentemente das ações, o objetivo desses títulos não é comprar abaixo e conseguir vender acima. Títulos de renda fixa são para gerar uma renda, no período contratado. Claro que também existe um mercado especulativo para esses títulos, mas ele é menos volátil que o mercado de ações, por exemplo;
  2. Consistência e previsibilidade: ao investir em títulos de renda fixa, o investidor sabe quando vai receber o retorno do seu investimento e quanto receberá no final do período;
  3. Segurança financeira para o futuro: os títulos de renda fixa permitem que o investidor se programe para objetivos futuros. Os investimentos exigem um prazo mínimo para retirada, com isso a aplicação vai render por aquele prazo até o seu resgate. 

Certificate of Deposit (CD)

Certificate of deposit (CDs) são produtos com conceito semelhante ao dos Bonds. A diferença é quem emite este título são bancos ou instituições financeiras. Eles são similares aos CDBs existentes no mercado brasileiro. O título tem como objetivo captar recursos para as empresas. Depois que o banco recebe esses empréstimo, repassa para seus clientes com juros maiores. 

Quais são as vantagens de investir em CDs?

  1. Estabilidade de renda: é possível criar uma aposentadoria com esse tipo de título ou projetos para o futuro. Os CDs oferecem um fluxo de renda estável, o que favorece situações em que o investidor quer estabilizar seu orçamento. 
  2. Diversificação: quem quer investir no exterior de forma diversificada, mas com maior segurança, os CDs são ótimas alternativas. O título ajuda a estabilizar o portfólio. Para isso, é preciso ter uma carteira com títulos e ações. 

Quer saber mais sobre investimentos no exterior e começar a aplicar o seu dinheiro com mais segurança, recebendo em dólar? Veja como e onde investir no exterior

Resumindo:

Existem títulos de renda fixa no mercado norte-americano

Existem, tanto quanto no Brasil. Esses títulos são adquiridos com prazo estabelecido e taxa de juros definidas no momento da compra.

Qual o equivalente aos títulos do Tesouro Direto no mercado norte-americano?

Nos Estados Unidos, o título emitido pelo governo chama-se bond. Há também títulos emitidos por outros governos do mundo e negociados nos Estados Unidos.

Qual o equivalente às debêntures nos Estados Unidos

Os títulos emitidos por empresas não financeiras nos Estados Unidos também são chamados de bonds. A regulamentação é a mesma dos títulos do governo.

Qual o equivalente aos CDBs no mercado norte-americano?

Títulos emitidos por instituições financeiras nos Estados Unidos chamam-se Certificate of Deposit (CD). O mercado destes títulos é similar ao de CDBs no Brasil.