Empresa de exportação: o que é e como receber do exterior

por Andrea Cortes
3 minutos de leitura
Tem-uma-empresa-pequena-e-quer-exportar-Chegou-a-sua-hora

Quem quer começar a exportar precisa lidar com uma série de desafios. Entre eles, a logística das remessas e como receber os pagamentos vindos do exterior. Para o primeiro, uma empresa de exportação pode ser a solução. Além disso, a Remessa Online pode ser uma excelente opção para receber do exterior. 

O que é uma empresa de exportação?

De forma simples, podemos dizer que uma empresa de exportação  é uma instituição independente que presta serviços de apoio a empresas exportadoras. Seus serviços podem incluir:

  • Armazenamento de produtos;
  • Remessa;
  • Seguro;
  • Cobrança em nome do cliente.

Também é essa empresa que cuida de todo o processo de exportação para os clientes. Ela é responsável por averiguar todos os requisitos e regulamentos legais que uma empresa deve seguir antes que um país permita que suas mercadorias sejam exportadas.

Mas não é só isso. As empresas de exportação podem ajudar os fabricantes a encontrar compradores no exterior e fornecer outras informações de mercado pertinentes, formando uma excelente parceria. 

Essas empresas são excelentes opções para pequenas e médias empresas que desejam começar a exportar, mas ainda não sabem como. 

Vantagens da empresa de exportação

Se você pretende exportar seus produtos, uma parceria com uma empresa de exportação pode ser muito vantajosa. Entre os benefícios, podemos destacar:

  • Conhecimento de mercado: essas empresas possuem conhecimento específico sobre as leis e regulamentações locais em um país estrangeiro; 
  • Redução dos custos de treinamento e recrutamento: embora seja preciso pagar uma taxa para a empresa de exportação, esse valor costuma ser mais baixo que treinar uma equipe ou mesmo contratar mais pessoas em um mercado estrangeiro;
  • Estratégias de câmbio: essas empresas também aconselham sobre estratégias cambiais para ajudar a minimizar o risco da taxa de câmbio. 
Regras de exportação:
Conheça as principais e adeque sua empresa!

Como receber pagamentos do exterior?

Se você tem uma empresa e quer começar a exportar, além de fazer uma parceria com uma empresa de exportação, deve saber como receber seus pagamentos vindos de outro país.

Existem diversas maneiras de uma empresa receber do exterior. No entanto, na maioria das situações, o exportador perde muito devido às taxas cobradas. Além disso, esse processo nos bancos tradicionais costumam ser burocráticos e demorados. 

A boa notícia é que já existem plataformas que facilitam esse processo. É o caso da Remessa Online, uma startup brasileira para transferências internacionais que é 100% digital e até oito vezes mais econômica do que as instituições tradicionais. 

O processo é feito de forma rápida, fácil e transparente. Com isso, seu cliente no exterior também se sentirá seguro para fazer o pagamento. Além disso, as taxas da Remessa Online são a partir de 1,3% do montante enviado mais uma tarifa bancária única de R$5,90 para remessas até R$2.500.

Por fim, o processo pode ser feito em apenas 1 dia útil. 

Documentos necessários para receber por exportações

A Remessa Online é muito prática e rápida. No entanto, alguns documentos adicionais são necessários para receber por  exportações. Eles variam de acordo com o cenário da operação. 

Primeiramente, é possível receber por exportação antecipada, ou seja, uma mercadoria que ainda não foi embarcada. Para isso, você precisa de um Invoice, documento que irá registrar e formalizar  uma intenção de compra e venda. É importante lembrar que o Invoice tem caráter informativo e não garante o pagamento.

Para criar o documento, é possível utilizar a Proforma Invoice, da Remessa Online. Nesse Invoice, devem ter todas as instruções necessárias para desenvolver uma fatura comercial definitiva posteriormente.

Por outro lado, quando você vai receber a prazo pelas exportações, além do Invoice, é preciso apresentar o documento de Conhecimento de embarque (Bill of Landing) e a DU-E (Declaração Única de Exportação)

Para facilitar o processo, na Remessa Online a aprovação desses documentos geralmente leva menos de um dia útil. 

Conclusão

Uma empresa de exportação é uma excelente opção para quem deseja começar a exportar e não conhece todos os processos, ou mesmo quem quer focar os esforços em outros aspectos do negócio.

Além disso, é preciso saber como receber os pagamentos por essas exportações. Dessa forma, a Remessa Online é uma excelente opção para quem não quer perder dinheiro.

Se você gostou dessa dica e tem uma empresa pequena e quer exportar seus produtos, veja neste artigo como começar

Assuntos relacionados