5 opções de aporte de capital para viabilizar o seu negócio

Receber um investimento extra é o ponto de partida para tirar uma ideia de negócio do papel. Confira aqui 5 opções de aporte de capital para viabilizar o seu negócio.

Aporte de capital

Não são poucos os casos em que os empreendedores precisam de investimento extra para o seu negócio, seja para iniciar um projeto, realizar melhorias ou comprar novos equipamentos. Além do aporte de capital, também existem outras opções de investimento para quem pretende conseguir dinheiro para sua empresa. 

Acompanhe o artigo abaixo e descubra 5 opções de aporte de capital para você conseguir mais investimentos para o seu negócio. Aproveite e conheça as vantagens de cada alternativa e saiba qual a melhor opção para a sua empresa. 

Aporte de capital: como conseguir dinheiro para o seu negócio

Seja para seu negócio sair do papel, dar aquela alavancada em um momento um pouco mais difícil ou realizar investimentos em novos equipamentos, por exemplo, muitas vezes pode ser necessário que você precise de dinheiro extra para sua empresa.

Atualmente, existem diversas opções disponíveis no mercado, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Separamos a seguir 5 opções para você conseguir dinheiro para o seu negócio em um momento necessário. Vamos lá?

Entenda o que é capital de giro e qual sua importância.

1. Aporte de capital nacional

Os investidores procuram empresas lucrativas com perspectivas de crescimento. Por isso, uma excelente forma de conseguir o dinheiro necessário para o seu negócio é por meio de um aporte de capital com investidores brasileiros. 

Existem muitos investidores no país dispostos a lucrar mais com novas empresas. Por isso,  o primeiro passo para começar a encontrar investidores é desenvolver um plano de negócios claro e conciso. Ao se apresentar para potenciais investidores, preze todos os aspectos positivos do seu negócio.

Além disso, é importante ter em mente que ao fazer um aporte de capital, o investidor está em busca de lucro, sendo assim, eles procuram empresas (e empreendedores) que possam atender a esses objetivos de lucratividade. 

2. Aporte de capital estrangeiro

Não é só no Brasil que existem investidores em busca de mais lucro. Muitos estrangeiros também têm bastante interesse em investir em empresas lucrativas no Brasil porque, apesar da economia instável, o mercado brasileiro é considerado como um importante player no cenário mundial.

Por isso, o aporte de capital estrangeiro é uma excelente opção para você conseguir mais investimentos para o seu negócio. Essa é uma modalidade que envolve a obtenção de valor de empresas estrangeiras para promover o crescimento do seu negócio.

Uma das maiores vantagens do aporte de capital é que o empreendedor não irá depender de bancos e empréstimos com juros elevados para viabilizar abertura ou expansão da sua empresa.

Sem contar que receber aportes internacionais é uma oportunidade para sua empresa se destacar da concorrência e atingir um novo patamar. Além do investimento financeiro, um aporte de capital estrangeiro também gera uma troca de conhecimentos relativa à gestão de negócios entre o empreendedor no Brasil e o investidor em outro país. 

E o processo para receber o investimento internacional, com a Remessa Online, é descomplicado e econômico. Criamos uma solução para auxiliar startups em seus processos burocráticos relativos ao recebimento de aporte de capital, a Remessa for Startups.

Conheça a Remessa for Startups, a nossa solução para startups

3. Incubadora ou Aceleradora

É comum que startups comecem a se desenvolver dentro de incubadoras, que geralmente são instituições vinculadas a universidades ou ao governo nas áreas de fomento ao desenvolvimento que apoiam empreendedores iniciantes. Essas incubadoras, portanto, incentivam a  criação e desenvolvimento de pequenas empresas. Além disso, elas oferecem espaço físico, infraestrutura, acesso à Internet e assessoria jurídica, por exemplo. 

Já as aceleradoras procuram startups com potencial de crescimento rápido. Eles são compostos por empresários e investidores privados que não só fornecem recursos financeiros mas também oferecem treinamento e orientação. Como o nome sugere, seu objetivo é acelerar o desenvolvimento da empresa no curto prazo.

Sendo assim, se o seu negócio ainda está na fase inicial, o mais adequado é procurar uma incubadora para ter ajuda com seu plano de negócios. Por outro lado, se ele já está em crescimento, uma aceleradora pode ajudar. 

Plano de negócios para aporte de capital
Elabore um plano de negócios para conseguir o aporte de capital.

4. Agências de Fomento

Uma agência de fomento é uma organização dedicada a estimular o crescimento de empresas e fornecer aos empresários fundos para investir em novos negócios. Essas agências geralmente estão associadas ao Estado, seja ele federal, estadual ou municipal.

O objetivo das agências de fomento é fornecer financiamento para as ideias previstas no seu plano de desenvolvimento. Por isso, é preciso que sua ideia de negócio se encaixe no projeto coberto neste plano.

A diferença em buscar recursos por meio de agências de fomento é que elas geralmente oferecem uma série de linhas de crédito e o pagamento é mais prático, com taxas de juros muito baixas. E não é só isso. Muitas dessas instituições também oferecem cursos e treinamento para ajudar esses empresários a crescer de forma mais constante.

5. Empréstimo

Apesar de nem sempre ser a opção mais recomendada, o empréstimo pode ser uma boa solução para quem precisa de dinheiro rápido para sua empresa. Diferente do aporte de capital, por exemplo, nessa modalidade você deverá pagar todo o valor acrescido de juros independente do sucesso ou não do seu negócio. 

No entanto, essa opção precisa ser vista com muito cuidado porque é necessário se atentar para as taxas de juros. No Brasil, os juros costumam ser muito altos  e é comum o banco pedir garantias.  Para evitar altas taxas, atrasos e burocracia, as pequenas e médias empresas têm voltado suas atenções para as fintechs, que, em comparação com as instituições financeiras tradicionais, é mais ágil e cobram menos juros.

Em nosso blog, descubra outras vantagens desses e outros investimentos no Brasil e no exterior, e muito mais para potencializar a sua vida global e do seu negócio.