Receber Salário do Exterior: Como Funciona e Melhores Opções

por Remessa Online
3 minutos de leitura

Você sabe como receber salário do exterior? Trabalhar para empresas de outros países, como freelancer ou como funcionário remoto, é cada vez mais comum, principalmente nas áreas de tecnologia e comunicação. 

Embora esteja cada vez mais recorrente essa globalização do mercado de trabalho, muitas pessoas têm dúvidas ainda sobre como receber pagamentos do exterior e qual a melhor plataforma para evitar taxas abusivas.

Para ajudá-los a entender melhor como funciona para receber salário de empresa estrangeira, recomendamos a leitura deste conteúdo até o fim, no qual explicamos passo a passo como receber seu pagamento do exterior.

O que é preciso saber para receber salário do exterior?

Para Receber seus pagamentos por serviços prestados no exterior de maneira segura, rápida e sem os descontos que os bancos tradicionais aplicam em remessas internacionais é muito fácil, basta utilizar a Remessa Online!

O processo de recebimento é totalmente online e você pode receber salário, pagamentos do Google AdSense, investimentos e até aporte de capital, caso você seja uma pessoa jurídica.

Confira os principais documentos e comprovantes que podem ser solicitados:

1. Emissão do Invoice

Um Invoice, ou Commercial Invoice, nada mais é do que um documento usado para comprovar uma transação no exterior. 

Esse documento, que é muito semelhante a uma nota fiscal brasileira, é usado como base para o desembaraço alfandegário no Brasil e em outros países.

Muitas empresas solicitam a Invoice para realizar o pagamento. Você pode conferir todas as informações solicitadas e o passo a passo de como preencher uma Invoice aqui.

2. Contrato de Prestação de Serviços

Para recebimento de salários, é necessário apresentar o contrato de trabalho que comprove o vínculo entre o remetente e o beneficiário.

Recebimentos a partir de USD 3.000 referentes à prestação de serviços precisam ser acompanhados do contrato de prestação de serviço e de um invoice contendo a descrição dos serviços realizados.

3. Impostos e taxas

As transações internacionais são taxadas obrigatoriamente com o Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF.

Além dessa incidência sobre as operações, alguns bancos e instituições financeiras costumam cobrar outras taxas nas transações internacionais, como taxas administrativas e outras tarifas que encarecem a operação.

É importante saber e comparar para visualizar a opção que sai mais em conta e com a mesma segurança que você teria em um banco tradicional, como é o caso da solução oferecida na Remessa Online.

4. Dados bancários

Entre esses dados, é obrigatório fornecer o número da sua conta multimoeda, conhecido como IBAN – International Bank Account Number.

Esse código é um padrão de identidade internacional de contas bancárias, regido pela ISO 13616 e registrado perante a Society for Worldwide International Financial Telecommunication (SWIFT).

Esse número é utilizado para receber valores de todos os países disponíveis na plataforma da Remessa Online.

Quais taxas são aplicadas para o recebimento de salário do exterior

Na Remessa Online, você tem total transparência sobre as taxas que são cobradas pelo recebimento de pagamentos do exterior. Ao realizar a simulação pelo site, todas as tarifas já são apresentadas de maneira clara e objetiva.

As únicas taxas envolvidas no processo de recebimento de dinheiro do exterior são o IOF e o custo da operação.

Saiba quais são as taxas envolvidas:

A tarifa bancária não é cobrada para recebimento de valores do exterior!

Venha receber seus pagamentos do exterior na Remessa Online!

Quais são as possibilidades de receber o salário do exterior?

As principais possibilidades de receber salário do exterior são através dos bancos tradicionais e digitais, carteiras online e fintechs. A principal diferença entre as opções são as taxas cobradas e a burocracia no processo.

Bancos tradicionais

É possível receber o salário do exterior diretamente na sua conta bancária de instituições financeiras tradicionais, como Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Santander e vários outros.

No entanto, eles costumam ser mais burocráticos e cobrarem tarifas e taxas mais caras. No fim das contas, o desconto no seu salário é maior.

Plataformas de serviços financeiros 

Algumas plataformas de serviços financeiros, como o PayPal, também possibilitam o recebimento direto de salário do exterior.

Outros bancos digitais e carteiras digitais, como Nubank, PicPay e Mercado Pago, por exemplo, não oferecem a opção de receber diretamente em conta. 

No entanto, é possível cadastrar os dados dessas contas em plataformas como a Remessa Online, que realiza a remessa internacional em até 2 dias úteis e deixa o seu salário disponível para resgate para qualquer conta bancária de sua preferência.

Qual a melhor maneira de receber dinheiro do exterior?

A melhor forma de receber dinheiro do exterior, atualmente, é através de plataformas online, como a Remessa Online. Essas são soluções mais modernas, seguras e transparentes.

Você não precisa se preocupar com filas de banco, processos burocráticos e tarifas caras. 

Todo o cadastro e manutenção das transações são feitas através do site ou aplicativo da plataforma, com diversas funcionalidades, limites altos de transação diária e anual e suporte para esclarecimentos de todas as suas dúvidas.

Como receber o seu salário do exterior pela Remessa Online?

Para receber pagamentos do exterior, primeiro você deve se cadastrar no site da Remessa Online e encontrar seu IBAN – International Bank Account Number, o número da sua conta multimoeda, que será utilizado para você receber valores de todos os países disponíveis na plataforma.

Para receber pagamentos do exterior, primeiro você deve se cadastrar no site da Remessa Online e encontrar seu IBAN – International Bank Account Number, o número da sua conta multimoeda, que será utilizado para você receber valores de todos os países disponíveis na plataforma.

Depois, selecione a moeda que você irá receber e compartilhe seus dados bancários com a pessoa que irá pagar por seus serviços.

Depois que o pagamento for realizado, você receberá um aviso da plataforma para que você resgate seus valores!

Para resgatar, é necessário informar o propósito da transferência seguindo as regras do Banco Central, que exige a comprovação da origem e do propósito da transferência. Na Remessa Online, tornamos esse processo menos burocrático e completamente digital.

Confira os documentos necessários aqui.

Ao final, informe os dados da conta bancária que você deseja receber os valores e resgate o dinheiro. Você pode fazer isso quando quiser e usar a flutuação do câmbio à seu favor.

Receba o dinheiro no melhor momento possível seguindo as dicas que demos nos posts sobre recebimento de Google AdSense através da Remessa Online, já que estas também são válidas para recebimento de salários ou pagamentos de serviços no exterior!

Recebimento de salário do exterior tem isenção de imposto?

Sim, as transações internacionais, para receber ou enviar dinheiro, estão sujeitas a incidência de impostos, tanto no país de origem (remetente) quanto no país em que o beneficiário reside.

Como visto anteriormente, no Brasil, o principal imposto cobrado é o IOF. Essa é uma tributação federal cobrada com a intenção de ser um regulador da economia nacional. Na Remessa Online, a alíquota sobre o IOF é de 0,38%.

Além do IOF, as pessoas que recebem dinheiro do exterior também precisam declarar os valores no Imposto de Renda.

Independentemente do beneficiário estar ou não dentro da faixa de renda determinada pela Receita Federal, os valores recebidos do exterior precisam ser declarados anualmente, de acordo com o que está estabelecido pelo Governo Federal.

Com a Remessa Online você recebe dinheiro do exterior com melhores taxas e prazos!

Conclusão

Bancos tradicionais ou fintechs? Já parou para pensar sobre qual a melhor opção para receber seu salário do exterior?

Para quem não está habituado a receber dinheiro do exterior, pode parecer uma decisão pouco relevante, mas quem mensalmente recebe salário em outra moeda sabe o quanto as tarifas e taxas abusivas podem acabar pesando no orçamento.

No entanto, não existem motivos para se preocupar mais com esses problemas, nem mesmo com os processos burocráticos de algumas instituições.

Como pudemos apresentar, existem soluções que estão adequadas às necessidades do trabalhador brasileiro que recebe do exterior, seja em dólar, euro ou outra moeda.

Agora que você já sabe as melhores opções para receber pagamento internacional, compare e faça sua escolha!

 

Assuntos relacionados